O rombo de R$ 1,330 bilhão na Fundação Banrisul de Seguridade Social (FBSS) chegou a limites insuportáveis para ativos, aposentados e pensionistas do fundo de pensão. Por isso, a Associação dos Funcionários das Empresas do Grupo Banrisul (AGBAN) promoveu manifestação esta manhã, a partir das 9 horas, na Rua Otávio Caruzo da Rocha, 600 – em frente ao prédio Justiça Federal em Porto Alegre.
Os manifestantes querem esclarecimentos do mau uso dos recursos do Fundo e solução para a grave situação. Querem também dar visibilidade pública ao caso (há inquérito civil no Ministério Público Federal), e, sobretudo, pedir a suspensão dos descontos, que somados à participação normal atinge, em alguns casos, média de 30% sobre proventos brutos individuais. Os descontos já determinaram contracheques zerados para aposentados e a desoladora perspectiva de quem espera usufruir futuramente da complementação da aposentadoria. A FBSS sinaliza aos participantes que os descontos se estenderão por mais de 20 anos – estima-se que a maioria não viverá para cumprir a exigência.
Os primeiros sinais da má gestão do Fundo apareceram em 2009 e em 2013 chegaram R$ 1,33 bilhão. Em nenhum momento, as causas do péssimo resultado foram esclarecidas. Entretanto, a partir de agosto de 2014, o prejuízo foi dividido entre os participantes em forma de desconto, além da contribuição normal.
Metade do número de conselheiros e metade da diretoria é escolhida por voto dos participantes da FBSS, mas são os patrocinadores (no caso o Banco) que fazem a designação dos respectivos presidentes, estes definem as premissas atuariais do Fundo e detêm voto de minerva nas decisões colegiadas.
CLIQUE AQUI para saber mais.
E o TCE, tribunal de contas deixou?
ResponderExcluirO PT é demais. Onde bota a mão o dinheiro desaparece. Seja sindicato, fundo de pensão ou governo.
ResponderExcluirNos Correios, Petrobras,Caixa Economica,BNdES entre outros tambem tiveram seus Fundos de Pensão delapidados.
ResponderExcluirPro anônimo das 14:02: TCE é valente com prefeitinhos do interior.
ResponderExcluirVale a pena aprofundar esta encrenca.
ResponderExcluirÉ simples basta buscar os investimentos feitos e por ORDEM de quem. Dai manda o cara para o Moro! Deve existir algum Moro entre os Juízes estaduais. se o caso é da justiça estadual, ou não!
ResponderExcluirNão teve um governador deste estado do RGS que de uma maneira ou de outra, não tenha se LOCUPLETADO atravès da MÃE FUNDAÇÃO BANRISUL! senhores... principalmente na época de eleições .
ResponderExcluirÉ muito triste saber que, os funcionários contribuem religiosamente a esta fundação e serem literalmente afanados por esta CORJA.
AABRIR A CAIXA PRETA DESTA FUNDAÇÃO É DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA A LISURA DE UMA INVESTIGAÇÃO QUE COLOQUE EM PRATOS LIMPOS O FUTURO DESTA FUNDAÇÃO E DOS QUE DELA DEPENDEM
Pergunte quais são as empresas que fazem a avaliação dos investimentos em imóveis para aquisição ou venda por parte da Fundação. Olha o buraco no valor dos imóveis.
ResponderExcluirE depois tem gente contra a privatização desse elefante branco.... Um estado falido querendo brincar de banqueiro! O RS perdeu o bonde da história.
ResponderExcluirEIS AÍ MAIS UMA COMPROVAÇÃO DE QUE EMPRESAS ESTATAIS SÓ SÃO DOS CONTRIBUINTES NA HORA DE PAGAR OS ROMBOS.
ResponderExcluirPELA PRIVATIZAÇÃO DESSES POÇOS DE PARASITISMO, INCOMPETÊNCIA E ROUBALHEIRA, JÁ !!!!!!!