Lula sabia que Mensalão era propina, diz Corrêa em delação na Lava Jato

A delação premiada de Pedro Corrêa confirma a tese sustentada pela força-tarefa da Operação Lava Jato de que os escândalos da Petrobras e do mensalão tiveram como origem uma sistemática única de corrupção para compra de apoio político para manutenção do poder com a participação direta do ex-presidente Lula. 

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Leia tudo:

"Lula tinha pleno conhecimento de que o mensalão não era 'caixa dois' de eleição, mas sim propina arrecadada junto aos órgãos governamentais para que os políticos mantivessem as suas bases eleitorais e continuassem a integrar a base aliada do governo, votando as matérias de interesse do Executivo no Congresso Nacional", disse Corrêa.

O trecho é parte do "Anexo 4" da delação de premiada de Corrêa, com o resumo do tema tratado sobre "suposto envolvimento de Lula nos esquemas de corrupção". Nele, há um item específico sobre o mensalão. Após revelação do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) descobriu-se que o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, comandava a compra de parlamentares da base aliada em troca de apoio político.

Pedro Corrêa relata reuniões em que participava do Conselho Político criado pelo ex-presidente, "nas quais sempre estavam presentes o presidente Lula, o ministro José Dirceu, o ministro Antônio Palocci e, depois, o ministro Aldo Rebello e os presidente dos partidos base aliada".

CLIQUE AQUI para ler tudo.

12 comentários:

  1. Políbio:
    A Época está publicando que o presidente de voces - o Temer - disse que não se arrependeu de ter nomeado o hiper-ladrão Jucá

    ResponderExcluir
  2. O Valor confirmou que Marcelo Odebrecht assinou acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal.

    "O pai de Marcelo Odebrecht, Emilio Odebrecht, também prestará depoimentos na condição de colaborador da Lava Jato, conforme apurou a reportagem".

    Se eles contarem o que sabem, o sistema político brasileiro vai acabar.
    (oantagonista)

    ResponderExcluir
  3. Ah, não acredito! O Lula sabia??? Ahhhhhhhh!!!

    ResponderExcluir
  4. O BANDIDÃO NINE ESTA SOLTO

    PROVAS JÁ TEM MAIS DO QUE PRECISA

    VAI CONTINUAR SOLTO?
    DIZEM Que a ordem dos polacos é:

    -prendam todos menos o amigo nine

    ResponderExcluir
  5. Quem tem mais de 40 milhões em caixa com dinheiro roubado é porque sabia de tudo.Até um doente mental vai responder que o lula é que arquitetou tudo desde o início com seu braço direito ladrão José Dirceu.

    ResponderExcluir
  6. Queda de ministro é 'novo golpe contra governo que parece mancar de um escândalo a outro', diz 'NY Times'

    BBC Brasil

    A saída de Fabiano Silveira do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle foi apontada como um simbolismo das debilidades do governo interino de Michel Temer em reportagens da imprensa estrangeira nesta terça-feira.

    Os jornais destacaram que o homem à frente da pasta encarregada de combater a corrupção foi gravado em conversas que sugeriam seu envolvimento em manobras para obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

    A queda de Silveira "desferiu outro golpe contra um governo que parece estar mancando de um escândalo a outro", diz o jornal americano New York Times.

    O jornal relata a "atmosfera cada vez mais paranoica na capital, Brasília", em que "membros das elites políticas e econômicas estão gravando secretamente uns aos outros para fazer acordos de delação premiada".

    Obter o aplicativo
    Em tom crítico, o jornal britânico Guardian afirma que "a reputação do novo governo interino deslizou de frágil para burlesca" após o episódio.

    "A renúncia de Silveira eleva a pressão sobre o governo de Michel Temer, que encontra dificuldades de sacudir as acusações de que tomou o poder da presidente suspensa Dilma Rousseff com o objetivo de obstruir a maior investigação de corrupção na história do país."

    Para o argentino La Nación, "o desgaste político do governo interino se acelera a um ritmo vertiginoso".

    A reportagem lembra a "indignação" que as conversas entre Silveira e Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro - subsidiária de logística da Petrobras - geraram "em amplos setores da sociedade brasileira e inclusive em organismos internacionais anticorrupção".

    Na segunda-feira, chefes regionais do ministério em pelo menos 21 Estados entregaram seus cargos ou deixaram-nos à disposição exigindo a saída do ainda ministro.

    Imagens dos funcionários do Ministério "limpando" o edifício em Brasília foram transmitidas em emissoras de TV estrangeiras, incluindo a BBC.

    Michel Temer: Jornais destacam dificuldades do presidente interino, Michel Temer, em construir sua credibilidade
    © Fornecido por BBC Jornais destacam dificuldades do presidente interino, Michel Temer, em construir sua credibilidade
    A conversa com Silveira e o presidente do Senado, Renan Calheiros, foi gravada por Machado, novo delator da Lava Jato, em 24 de fevereiro.

    Nela, Silveira critica a condução da Operação Lava Jato pela Procuradoria Geral da República e dá conselhos a investigados.

    Na segunda-feira, a ONG Transparência Internacional elevou a pressão sobre o ministro, afirmando que suspendia sua cooperação com o Ministério.

    A cooperação envolvia três frentes de trabalho, uma das quais a participação na elaboração de propostas para a iniciativa internacional Parceria para Governo Aberto.

    "Não deve haver impunidade para os corruptos e nem acordos a portas fechadas. É decepcionante que o ministro encarregado da transparência esteja agora sob suspeita, como parte de uma operação abafa", disse - antes da renúncia - o diretor para as Américas da organização, Alejandro Salas.

    ResponderExcluir
  7. Realmente não interessa a opinião de ninguém.
    Só do teori, que acha que não.
    O bananão não tem cura. Quem puder escafeda-se, ONTEM.

    ResponderExcluir


  8. E do que é que ele não sabia???

    Era o melhor em tudo , mas não sabia o que acontecia debaixo do nariz?? Ah, para!! Só compra quem gosta de se fazer de trouxa!

    ResponderExcluir
  9. Esses eram ao arautos do Brasil! De dia pregavam coisas boas e na calada da noite, tal qual bandidos que eram, conspiravam contra as instituições que eles deveriam defender! Cadeia para todos eles, cambada de fdp!

    ResponderExcluir
  10. Claro que ele sabia, pois sempre foi o Capo, o chefe da Orcrim !!!

    ResponderExcluir
  11. Essa cambada de políticos envolvidos em falcatruas nesse governo Temer, eram da base aliada da quadrilha de assaltantes do dinheiro público e que levaram PTebrás à falência.

    ResponderExcluir
  12. O lulupetismo voltara atraves dos seus filhos

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/