Opinião, Adão Paiani, ex-ouvidor gaúcho de Segurança Pública - Muitos dedos apertaram o gatilho que matou o engenheiro Mattielo.

A ação da Brigada Militar, pelo que se sabe até agora, fugiu ao que  prescrevem odos os manuais de abordagem policial. A conduta errônea do engenheiro Mattielo, ao fugir da abordagem policial, não poderia ter sido combatida de forma tão errada e trágica. Um erro como este da abordagem policial, não é fruto apenas da conduta individual do brigadiano, mas é consequência do tual estágio de decomposição da segurança pública gaúcha. Muitos dedos apertaram aquele gatilho e não apenas o do brigadiano, dentre eles os dedos do secretário da Segurança e do governador. Eu conhecia Mattielo. Nem de longe ele era um bandido ou se comportou esta madrugada como se fosse um deles. O mais curioso é que este tipo de erro costuma vitimar não os bandidos, mas os cidadãos de bem.Tempos estranhos, quando saímos de casa e podemos ser abatidos por bandidos celerados ou policiais despreparados, que parecem não pensar duas vezes antes de apertar um gatilho.

Nota do editor - A opinião do ex-ouvidor é completamente compartilhada pelo editor. 

22 comentários:

  1. Alguma coisa ele tinha, não devia ser só bebida. Fugir da policia em porto alegre e pedir... Cidade suja e violenta

    ResponderExcluir
  2. se a vitima fosse algum bandido, não seria vitima..
    a vitima seria o chancho.

    ResponderExcluir
  3. Caro políbio. legitima operação merda efetuada pela brigada militar. não seria mais prudente levantar a placa do veiculo e ver se estava em situação de furto e logo após fazer o acompanhamento para posterior averiguação dos condutores. Perde a brigada militar perda a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mora na ilha da fantasia?
      Fuma baseado em demasia?
      Não sabe que bandido rouba um par de placas e coloca num carro furtado para se parecer legal.
      Quem não deve não teme.

      Excluir
  4. A questao é: Home em dis nao exists muita diferença entre ima perseguiçao policial da perseguoçao pot bandidos. O fato é que a populaçao esta tão temerosa das constantes perseguições por bandidos e pelas raras ações da policia que qualquer cidadão, ao ser perseguido acredita ser por bandidos.

    ResponderExcluir
  5. Esse carinha de gauderio ai ja tinha uma morts no limbo e dirigia bebado nao se perde mto...

    ResponderExcluir
  6. AFINAL, não querem serem abordados por policiais mas também não querem dos bandidos.

    ORA! Todos os dias, todas as horas, fazemos escolhas, este Engenheiro escolheu o errado, pagou com a vida.

    VAMOS deixar de julgar a AUTORIDADE ou ficaremos localizados no Terceiro Mundinho? O RESPEITO a AUTORIDADE, mesmo que seja a um simples soldadinho da BM, deve começar na infância, com os pais, do contrário NUNCA SEREMOS ADULTOS para construirmos uma NAÇÃO, já que País ainda somos.




    ResponderExcluir
  7. O dodoí todo eh que o mimoso eh da machonaria.....

    ResponderExcluir
  8. Políbio,

    Sempre escutei do meu pai e tios:

    - Não corre da polícia. Assume a mer...

    Tem muita coisa errada na Segurança Pública, mas fugir de brigadiano com os nervos a flor da pele é BURRICE(os vidros tinham película??).

    JulioK

    ResponderExcluir
  9. Exigir que a polícia (civil ou militar) tenha padrão da Suécia, Dinamarca ou Inglaterra, em um país, em que o funcionalismo público, em geral, e os integrantes dos 3 poderes, Judiciário, Legislativo e Executivo, em particular, têm padrão da África atesta ou burrice ou que o sujeito perdeu contacto com a realidade. Raciocina ô cambada, tira a bund@ do sofá, chega de ver Jornal da Globo e Jornal do Almoço.

    ResponderExcluir
  10. O engenheiro foi assassinado pelas costas, "à traição"; e por motivo fútil!

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente ele agiu errado !!!

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente o engenheiro se comportou como bandido. Cidadão de bem não foge da polícia, do nada e não tenta acertar um veículo (pelo que ele próprio faz de errado). A nossa polícia tem errado muito, por omissão. Mas neste caso não podemos condenar pela ação. Lamento pela família dele. Que sirva de exemplo para que se evite motoristas embriagados causando toda sorte de danos e que, se tem um barreira policial, tem de parar. Ou do contrário o comportamento é sim de bandido.

    ResponderExcluir
  13. Não culpo o brigadiano, é preciso que todos respeitem a autoridade da polícia, e esse episódio de um cidadão que por algum motivo não muito bem explicado não parou quando abordado, não devia ser só a bebida. Quem é que estava com ele? O que estavam fazendo? De onde vinham?
    NÃO ME VENHAM COM ESSA CONVERSA FIADA PARA DESMORALIZAR AS POLÍCIAS, PARA TENTAR TIRAR AINDA MAIS O RESPEITO E A AUTORIDADE POLICIAL. É PRECISO QUE TODO MUNDO SAIBA QUE: QUEM MANDA À NOITE NAS RUAS SÃO OS POLICIAIS, E SE ESSE CIDADÃO RESPEITASSE A POLÍCIA COMO DEVERIA, ISSO NÃO TERIA ACONTECIDO!
    QUEM GOSTA MUITO DE DESMORALIZAR AS POLÍCIAS SÃO OS ESQUERDOPATAS!

    ResponderExcluir
  14. BRIGADA MILITAR ESTA COM A RAZÃO ESTE SR. PODIA TER CAUSADO UM ACIDENTE DE MAIORES PROPORÇOES. PORQUE NAO PAROU? SINTO PENA DOS BRIGADIANOS ESTAO NO SEU DEVER ASSIM COMO ERA UM CIDADAO DE BEM PODIA NAO SER. ACHO RIDICULO O CARNAVAL QUE ESTAO FAZENDO CONTRA OS MRESMOS.

    ResponderExcluir


  15. ... mas sentado atrás de um computador é fácil analisar essa situação..., se até o caroneiro pediu pra o homem baixar a bola na velocidade..como é que a Brigada vai adivinhar??

    ResponderExcluir
  16. Um dos dedos que puxou esse gatilho foi o grupo de midia RBS com a sua campanha de quem bebeu uma cerveja ou garrafa de vinho é um bandido e deve ser tratado como tal. O fato de se beber uma garrafa de cerveja ou duas taças de vinho não inabilita ninguém a dirigir e nem o transforma num criminoso, porém os vestais comunicadores e editores da RBS fazem questão de reforçar qualquer incidente em tenha algum bêbado envolvido, como se qualquer um que tenha saído para jantar e consumido uma garrafa de cerveja ou vinho fosse um demente que atenta contra a sociedade inteira.

    ResponderExcluir
  17. Isso é consequência do aparelhamento esquerdopata que o idiota do tarso fez...

    ResponderExcluir
  18. Quando meu filho tinha 15 anos, eu avisei a ele que polícia não era inimigo. Nunca fuja da polícia foi o meu conselho.
    Isto faz parte do conhecimento mínimo que uma criança ou adolescente deve ter sobre a polícia.

    ResponderExcluir
  19. Em qualquer lugar civilizado, quem fura bloqueio policial leva bala.
    Só no Brasil tem que perseguir o veículo - com excessivo risco aos policiais.

    Também, se quem fura o bloqueio e leva bala é pessoa de classe baixa ou bandido, então a polícia pode meter bala que é só aplausos.

    Mas foi contra um "engenheiro" e então pode furar bloqueio que sempre terá solidariedade dos demais.

    ResponderExcluir
  20. E sobre o fato noticiado de que ele já tinha sido condenado por homicídio culposo (provavelmente dirigiu bêbado e matou alguém)? Se for verdade isso, acho que sua morte foi algo bom, pois se tratava de um canalha que matou e continuou a beber e dirigir. Bem feito pra ele.

    ResponderExcluir
  21. Sim inclusive os teus e do teu governado que se refugiou no RIO...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/