Brasil cai em ranking da democracia

O Brasil caiu da 5.ª para a 8.ª posição na América Latina entre 2014 e 2015 no ranking que mede o nível de democracia nos países. Na região, a liderança é do Uruguai. O Democracy Index, feito pela Economist Intelligence Unit, classifica as nações como “democracias plenas”, “democracias com falhas”, “regimes híbridos” e “autoritárias”, de acordo com a pontuação em cinco critérios: processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis.

A nota média do Brasil foi 7, sendo que o país foi pior no quesito cultura política (3,8 numa escala até 10) e melhor no critério processo eleitoral e pluralismo (9,6). A participação política, segundo a avaliação, está pior (5,6) que o funcionamento do governo (6,8).


Assim como o Brasil, também pioraram no ranking o Equador (18.º) e o México (14.º). Melhoraram a avaliação Panamá (5.º lugar), Trinidad e Tobago (6.º), Argentina (7.º), República Dominicana (10.º), El Salvador (11.º) e Guatemala (17.º).

6 comentários:

  1. Dá nada, taca-lhe jogos pro povão.

    ResponderExcluir
  2. Cadê a Venezuela, que tem excesso de democracia, segundo o escroto apedeuta?

    ResponderExcluir
  3. O importante é ser fevereiro e ter carnaval pra gente sambar ...

    ResponderExcluir
  4. Nas mãos dos petralhas vamos cair até da cama.

    ResponderExcluir
  5. Já vivemos em uma falsa democracia, é a MATRIX DA DEMOCRACIA, com urnas eletrônicas fraudadas, instituições aparelhadas (incluindo FFAA), e mídia comprada!

    ResponderExcluir
  6. O Brasil esta' mal na fita. Vem caindo em todos os ranckings, fruto da ma' administracao do pais.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.