Artigo, Celso Ming - A hora do entardecer

Embora a maior parte dos analistas entenda que os preços do petróleo podem cair em direção aos US$ 30 por barril, ninguém se atreve a projetar o fundo do poço

Os preços do petróleo continuam mergulhando no mercado global. Nesta semana atingiram seu menor nível em 11 anos (veja o gráfico). As eventuais recuperações marginais de preços não significam nada, porque o mercado continua fraco, altamente estocado e com produção crescente. 

Em vez de segurar a oferta, alguns países da Opep estão fazendo o contrário, antecipando-se à reentrada no mercado da produção do Irã, cujas vendas foram liberadas pelo fim do bloqueio comercial que se seguirá ao acordo com os Estados Unidos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

3 comentários:

  1. Políbio,

    Ainda vamos ver os "xeiques" voltando a andar de camelo. A OPEC(OPEP) não segurou os preços em 2010 e agora o mundo mudou.

    Ninguém mais quer petróleo(ainda muito necessário) e a produção só aumenta para tentar matar o "fracking" americano.

    O que os "xeiques" não perceberam é que a produção de energia evoluiu.

    O automóvel a hidrogênio(GM, Toyota e VW) substituirá o elétrico e o a combustão de petroleo em 10/15 anos.

    JulioK

    ResponderExcluir
  2. A Petrobrás no período do megalomaníaco e ególatra governo Lula, apesar dela ser uma empresa eminentemente técnica, se sujeitou de maneira bovina aos arroubos ideológico-político-bolivarianos deste ignorante presidente.Os técnicos da Petrobrás não deram a menor importância ao contexto internacional e de tendências de evolução das fontes de energia, novas tecnologias energéticas e métodos exploratórios alternativos. A única coisa que deram ênfase na Petrobrás, eu diria até que de uma forma amadorística, foi ao tal do pré-sal que qualquer porteiro de bolicho da fronteira sabia que tem um custo exploratório altíssimo e exige tecnologias muito complexas e outros problemas que poderiam ser facilmente evitados se fizessem como há anos já é feito nos USA com sucesso tremendo, o fracking.É muito mais barato, tem problemas, mas a relação custo/benefício seria muitíssima mais favorável ao Brasil. O pré-sal virou em pouco tempo uma solução muito ruim e fadado ao insucesso, é muito caro, de difícil exploração e só não tivemos problemas graves em função dele por haver uma exploração só do "filé" que são as reservas de menores profundidades de exploração. Tudo por opções feitas não com os neurônios, mas com os intestinos onde mora a ideologia bolivariana. A Petrobrás ainda não extrai hidrocarbonetos por fracking e do jeito como está ficou mais barato importar petróleo do que investir na exploração do pré-sal. Tudo o que falei até aqui exclui toda a monstruosa rede de corrupção comandada pelo PT para saquear o dinheiro da Petrobrás. Esta empresa só não quebrou porque recebe aportes imensos de dinheiro público do governo federal, dinheiro este que faz falta na saúde, segurança, educação e no resto da infraestrutura. É o que dá colocar açougueiros metidos a fazer cirurgias cardíacas, morrem todos os pacientes. Administrar um país como o Brasil é uma coisa séria demais para ser feita por esquerdistas, deu no que deu e infelizmente vai piorar, mas tudo com o apoio tecnicamente abalizado do Chico!

    ResponderExcluir
  3. Este chico é tão inútil que NUNCA foi nem capaz de controlar os gastos da própria casa, por sorte a Marieta fez o papel de homem,
    que ele nunca foi, dito pela própria marieta. Um incompetente e vagabundo

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/