A próxima batalha será no TSE e poderá custar os mandatos de Dilma e Temer

Esta reportagem da revista Istoé deste fim de semana é de Marcelo Rocha e Mel Bleil Gallo.

Leia tudo com atenção.

O TSE será a principal arena da nova contenda entre governo e oposição. Depois que a decisão do STF de alterar o rito do impeachment garantiu uma sobrevida a Dilma Rousseff, setores da oposição passaram a considerar o pedido de impugnação da chapa presidencial como a possibilidade mais concreta de afastar a presidente do Palácio do Planalto. A dobradinha da petista e de seu vice, Michel Temer (PMDB), é alvo de ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de autoria do PSDB. Os tucanos acusam a campanha vitoriosa em 2014 de abuso do poder econômico e político, além de uso da máquina pública e de custear despesas eleitorais com dinheiro desviado da Petrobras. A tramitação dos processos será retomada no dia 1º de fevereiro, com o fim das férias do Judiciário.

Nas últimas semanas, houve uma mudança importante nos bastidores do tribunal. No início do ano, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, atualmente Corregedora-Geral Eleitoral, votou pelo arquivamento da principal ação proposta pelo PSDB. Naquele momento, com base nas informações então disponíveis, a avaliação da ministra era a de que não caberia a tramitação do processo. O Palácio do Planalto comemorou. A coligação Muda Brasil e o candidato derrotado Aécio Neves recorreram da decisão. Em outubro, ao julgar o recurso, o TSE concluiu que a ação deveria, sim, prosseguir. O caso permanece sob a responsabilidade de Maria Thereza, mas a ministra indica ter uma nova compreensão sobre o caso. Numa avaliação feita a interlocutores, ela confidenciou que o volume de informações disponíveis hoje é bem maior e que agora pode ver a ação com outros olhos. Desde sua primeira decisão, o Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ao Congresso parecer pela reprovação das contas de Dilma relativas a 2014 por manobras contábeis no Orçamento da União - irregularidade que mascarou uma situação negativa e certamente teve impacto eleitoral.

CLIQUE AQUI par ler tudo. 

24 comentários:

  1. Sim, concordo...assim como o PT é um partido ético, e como o Lula e a Dilma não sabiam de nada...ah, e o papai noel existe!

    ResponderExcluir
  2. NÓS TEMOS QUE FAZER PROFUNDAS MUDANÇAS NO BRASIL:

    - FAZER UM NOVO PACTO FEDERATIVO: AS RECEITAS FICAM NO MUNICÍPIO; NO ESTADO; E, UM POUCO VAI PARA A UNIÃO. COMO ESTÁ NÃO DÁ!

    - REFORMAR O JUDICIÁRIO: O STF NÃO SERVE MAIS AO POVO BRASILEIRO, SERVE AO COMUNISMO, QUEREMOS UM JUDICIÁRIO ISENTO DE MANIPULAÇÕES POLÍTICAS.

    - REFORMA POLÍTICA COM O FIM DAS COLIGAÇÕES DE QUALQUER TIPO.

    - REFORMA NO CÓDIGO CIVIL COLOCANDO OS CRIMINOSOS E BANDIDOS NA CADEIA E SOLTANDO AS PESSOAS HONESTAS. PORQUE AGORA ESTÃO PRESOS OS HONESTOS.

    - SISTEMA LEGISLATIVO UNICAMERAL. O SENADO DEVE IR PARA O LIXO DA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  3. COM ESTE STF CORRUPTO E PETISTA, NINGUÉM: CRIMINOSO, ASSASSINO, TERRORISTA, CORRUPTO; NINGUÉM DO PT OU PMDB SERÃO "IMPITIMADOS".

    VIVEMOS UM GOVERNO CORRUPTO BOLIVARIANO COM PETISTAS DE TOGA, UMA TERRORISTA NA PRESIDÊNCIA E, UM LEGISLATIVO CORRUPTO.

    ResponderExcluir
  4. E, A VADIA ESTÁ EM PORTO ALEGRE.

    ResponderExcluir
  5. Sou contra, pode ser que há interesse por trás na tentativa de eleição de lula o dr honoris causa própria.

    ResponderExcluir
  6. Vai tentando mané....tu tá ficando doente kkk

    ResponderExcluir
  7. Políbio,

    Dias Toffoli, TSE.
    Ricardo Lewandowski, STF.
    Fora as outras "sumidades" indicadas pelos petralhas.
    Precisa dizer mais alguma coisa.
    Infelizmente, teremos de esperar 2018.

    Marcos Cavalcante

    ResponderExcluir
  8. Desejo a todos deste blog e aos comentarista, um Feliz Natal e um ano de 2016 com muita saúde e alegria, estou indo para a Missa e estarei rezando por todos nós e ao povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Já era, não vai ter golpe, procurem uma liderança que possa fazer frente ao Lula em 2018, senão, o mimimi será eterno.

    ResponderExcluir
  10. Se Dilma e Temer caírem, Lula será eleito com as urnas fraudadss !!!

    ResponderExcluir
  11. Excelente o artigo de Fernando Gabeira no Estadão sobre a situação institucional atual do Brasil. Acessem o endereço abaixo e verão a lucidez nele presente.

    http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,quase-tudo-em-ruinas,10000003850

    ResponderExcluir
  12. Sem EXIGIR O IMPEDIMENTO LEGAL dos ministros do PT DIRETAMENTE ENVOLVIDOS vai ocorrer o mesmo que ocorreu no STF. Isto é tão óbvio,
    mais não é, TODO MUNDO SABE DOS RABOS PRESOS DO JUDICIÁRIO e INSISTEM
    em assistir julgamentos sem levantar suspeições. É coisa como o cachorro correr atrás do próprio rabo, OU ENTÃO, estão esperando o STF se AUTO-AVACALHAR ao máximo como vem fazendo e então DISSOLVÊ-LO
    para fazer uma assepsia tardia. O que está caindo de podre poderia
    ser dissolvido com os aplausos generalizados da população AINDA DECENTE, que não é pequena.

    ResponderExcluir
  13. Caso Alstom-PSDB tem corruptor sem corrupto?

    A Altsom aceitou pagar uma indenização de R$ 60 milhões para se livrar de um processo no qual é acusada de pagar propina para uma empresa do governo de São Paulo; mas a quem foi paga a propina?; quem se beneficiou?; é possível se chegar a um acordo judicial justo quando se identifica e pune quem pagou a propina, mas quando se age da mesma forma com quem foi beneficiado com o dinheiro?; reportagens do ano 2000 da Folha e da Veja indicam que pelo menos R$ 3 milhões arrecadados por Andrea Matarazzo foram usados na contabilidade paralela de FHC, na disputa presidencial de 1998; a planilha com o caixa dois foi montada pelo ex-tesoureiro de campanha Luiz Carlos Bresser Pereira, que confirmou o papel de Matarazzo na arrecadação extraoficial; no entanto, Matarazzo, que hoje é vereador em São Paulo e deseja ser candidato a prefeito da cidade, não figura nem mesmo como réu no processo...

    PS: Mas que mer.... esse PSDB tem uma sorte danada. Ou seria corpo mole na investigação? Quem fez a investigação? O MP Estadual ou o MPF? a PC ou a PF?

    ResponderExcluir
  14. O anonimo das 17:09 se refere a Sra sua mãe?

    ResponderExcluir
  15. porra meu os golpistas levam uma paulada por dia e não desistem .cachorro louco so matando.

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente acho que é tudo jogo de cena, a gente não sabe se Dilma e Cunha já fizeram um acordo para deixar o circo indo até 2018. As pedaladas fiscais pra mim é só a desculpa legal para o impeachment. A verdade é que não vai rolar por causa do aparelhamento. O povo colocou eles lá então só o povo pode tirar, porém pelo jeito só tem duas maneiras: na base do sufocamento financeiro (para o Brasil totalmente o que é uma utopia) ou só ir observando e tentar mudar tudo na próxima eleição. Alias, com esse aparelhamento o povo tem que exigir um outro método de fiscalização na eleição, não só usar um "aplicativo de celular" como está propondo o TSE que é totalmente passível de fraudes.

    ResponderExcluir
  17. Como assim?
    Agora o sr vem com mais essa?
    O sr não disse que "teríamos um natal sem Dilma?"
    Pare de iludir teus leitores, Políbio

    ResponderExcluir
  18. Atenção!
    O Papai Noel disse que o ministrinho Barroso do STF saltará de pára-quedas no TSE. Ocupará o lugar do minsitro Gilmar Mendes.
    Será que o bom velhinho deu para mentir ou estará dizendo a verdade?

    ResponderExcluir
  19. O que Toffoli está fazendo é joguinho dos imundos, na hora H vai fazer tudo que o PT mandar para o bem o para o mal do BR. STF virou uma escarradeira de Estação Ferroviária Turca.

    ResponderExcluir
  20. A última decisão do STF é inconstitucional, sua função é de aplicar as leis vigentes e não legislar, nem mudar a lei. O legislativo não tem porque atender a decisão.

    ResponderExcluir
  21. Quem interpreta a CF/88 é o STF e não o legislativo, muito menos vc trouxa, digo, anônimo das 13:57.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/