CLIQUE AQUI para examinar reportagem da RBS TV sobre a rodovia da vergonha. -
Não existe uma só obra rodoviária mais importante do que esta em construção na Grande Porto Alegre. O que acontece ali é vergonhoso. A região é de fortíssimo eixo industrial, abrigando até a sede da GM. O editor visitou as "obras" várias vezes. A solução apresentada no artigo a seguir pelo presidente da ACI de Sapucaia, foi sugerida pelo editor ao prefeito de Gravataí, Marco Alba, que é presidente da Granpal. O problema do governo estadual tem sido não apenas falta de dinheiro, mas também de falta de competência e falta de vontade política.
Só falta de vontade política impede a retomada e finalização das obras da ERS-118, porque uma PPP ou concessão pura e simples para empreendedores privados impede que este drama que se arrasta por 20 anos possa ser resolvido.
Como as obras da ERS-118 entre Sapucaia do Sul e Gravataí
estão paradas desde outubro e sem prazo para serem retomadas, o Departamento
Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) já descartou a previsão do governo
anterior de terminar o serviço — iniciado em 2006 — ainda neste ano.
Até agora, foram implantados 10,9 quilômetros de pista
nova de concreto — média de pouco mais de um quilômetro por ano —, mas a pista
antiga não começou a ser restaurada.
Em razão da escassez financeira,
no momento não há nem prazo exato para a retomada ou o fim dos trabalhos.
O valor já gasto na duplicação, que foi projetada pela
primeira vez em 1996, chega a R$ 65,9 milhões. Os valores originais previstos
nos contratos de cada um dos três trechos licitados separadamente — o que
também complica a uniformidade da duplicação — somam R$ 127,6 milhões. Como
eles foram assinados entre 2006 e 2012 com previsão de reajustes, o valor final
já supera os R$ 200 milhões.
O trecho mais adiantado é o de Gravataí, e o mais
atrasado, o de Sapucaia do Sul. Em todos eles, falta ainda concluir seis
viadutos ou passagens, deslocamentos de postes de energia e o recuo do
cemitério de Sapucaia.
A SITUAÇÃO POR TRECHO
1) Km 0 ao km 5
Construtora: Conterra
Andamento da obra: 7%
Valor inicial previsto: R$ 36,8 milhões
2) Km 5 ao km 11
Construtora: Sultepa
Andamento da obra: 50%
Valor inicial previsto: R$ 57 milhões
3) Do km 11 ao km 22
Construtora: Triunfo
Andamento da obra: 71%
Valor inicial previsto: R$ 33,8 milhões
Os comunistas são os piores párias da sociedade.
ResponderExcluirNada fazem, se não lutar pelo poder e acabar com qualquer prosperidade de uma nação. Atrapalham e nutrem apenas ódio e estupidez contra o povo do qual diz defender.
Chega a ser vergonhosa e torpe a comparação que fazem de Lula com Getúlio Vargas. Enquanto o primeiro, não passa de um cão sifilítico, de um porco psicopata destruindo tudo, o segundo foi um homem de coragem cívica, com brio de estatista e orgulho patriótico que a história só pode comprovar, mesmo que ainda em determinados momentos tenha se excedido, o que ainda o faz mais ainda um homem do seu tempo.
Lula é apenas um energúmeno que é o cuspe e o escarro de Luis Carlos Prestes, saído da entranhas imundas e sempre escondido nos esgotos da falta de grandeza e capacidade de reflexão para a construção de um país.
O PT tem que sair da vida nacional. Fora Lula. Fora PT, Fora Dilma, Fora comunistas.
A 118 é uma vergonha. Estas famílias de que a matéria fala na verdade são uma cambada de malandros que têm conhecimento da situação irregular há anos; no lado oeste da linha do trem, bem próximo à Estação Luis Pasteur do Trensurb, já há duas famílias que invadiram a área desapropriada pelo DAER e tocam um negócio de floricultura ou algo do tipo. Começaram colocando um barraco de lona, daí esperaram um tempo e já construíram um casebre com direito a galinhas e horta cercada.
ResponderExcluirUm detalhe curioso é que frequentemente passa pelo local o petista Edson Portilho, ou seja, é de conhecimento público que a área desapropriada pelo DAER foi reocupada. Este é o Brasil.
Talvez não seja só falta de vontade politica. Neste cenário da RS118, pode estar incluído a concorrência que ela faz (ou faria em bom estado) com o trecho pedagiado da BR290.
ResponderExcluirGAUCHADA escolheu Tarso Genro para lhe dar renda vitalícia e hereditária contra a reeleição da Yeda, que de qualquer maneira deixaria o governo com ou sem novo mandato.
ResponderExcluirEntão, a POPULAÇÃO escolheu aqui e em 2002 escolheu para Brasília. PORTANTO, aguentemos A DECADA PERDIDA que estamos vivendo agora, pior do que no período da família SARNEY. MAS NÃO SERÁ DECADA PERDIDA, SERÃO VINTE ANOS perdidos para a população em geral, não para as CASTAS constituídas pela CF/1988.
Pra que estradas para transitar CARROÇAS, conforme dizia o CACHORRÃO?
Romeu Tuma @tumaoficial
ResponderExcluirQue porra é essa que o Lula vai à Brasilia uma vez por semana "despachar" no palácio com Dilma? #DesapegaLula
Nunca antes na história desse país um ex-Presidente voltou tanto ao palácio! #DesapegaLula, isso não lhe pertence mais! #Vaza
Romeu Tuma @tumaoficial
Se o povo ñ voltar p as ruas e encarar o pau, vai viver uma Ditadura de esquerda sem precedentes. E pagando CPMF p enriquecer + vagabundos!
A empresa (Triunfo) que faz a obra, é a dona do pedágio da FreeWay (Concepa).
ResponderExcluirDaí se vê, que não é vontade política, e sim a perda de ganhos econômicos de alguns que atrasam a obra.
São Paulo,melhores estradas do país, paga, mas tem.Viajo tranquilo com a família sabendo que não terei risco de acidentes,com pneu estourado ou amortecedores estourados por buracos,além da nossas vidas que é o bem mais precioso deste mundinho de picaretas.
ResponderExcluirO futuro do Brasil, é negro, ops...é afro-descendente. Com os petralhas no governo é essa incompetência e roubalheira toda, com o PT na oposição o povo, o país, terá um inimigo eterno, sempre com agitações, quebras-quebras passeatas, MST, via campesina, UNE, CUT e o resto da esquerdalha comunista nas ruas.
ResponderExcluir