E-mails indicam que lobby de montadoras alterou MP no governo Lula


Lobistas de montadoras de veículos conseguiram alterar o texto original da Medida Provisória 471 antes de ela ser assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009, revelam mensagens. As mudanças favoreceram fábricas investigadas por contratar os serviços de intermediação no governo. As empresas interessadas ainda tiveram acesso à versão final antes do texto ser publicado no Diário Oficial da União e enviado ao Congresso, o que ocorreu dias depois da assinatura por Lula.


Graças à MP, montadoras instaladas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste prorrogaram incentivos fiscais por mais cinco anos. Um suposto esquema de corrupção para comprá-la está sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Outras duas MPs editadas nos anos seguintes pelos governos Lula (512/2010) e Dilma Rousseff (638/2014) também estão sob suspeita.


As mensagens mostram que os lobistas convenceram o governo a enxertar na MP regras de interesse de ao menos três montadoras antes de Lula assiná-la, o que ocorreu em 20 de novembro de 2009, uma sexta-feira. A versão final da norma, que seria publicada na segunda-feira, dia 23, foi enviada a eles antes de ser publicada no Diário Oficial.


Numa das mensagens, o advogado José Ricardo da Silva, dono de uma consultoria que atuou para montadoras, avisa ao empresário Mauro Marcondes Machado que, por sua “intervenção”, o texto que sairia do Planalto contemplaria o que as montadoras haviam pleiteado. Silva confirma ter feito gestões para alterar o conteúdo original da MP e diz que recebeu uma “cópia” dela, já com as mudanças, no domingo, véspera da publicação.

8 comentários:

  1. E QUANTAS MP FORAM ALTERADAS ? NÃO SERÁ ESTE UM DOS CAMINHOS QUE PODEM LEVAR A DESCOBRIR O PORQUE TODOS ESTÃO 'ALIENADOS' ?

    ResponderExcluir
  2. Uma vergonha, o Juremir fazendo um programa defendendo a soberana, e convidando a deputada Farias para debater, por isso nunca vão ser primeiros...

    ResponderExcluir
  3. Lula não pode ser responsabilizado, pois é semi-analfabeto e extremamente ignorante, e, obviamente "não sabia de nada", além de, é claro, ter assinado a coisa à mando do malvado FHC e dazelite dessepaiz!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quase todas as MP's deste corruPTo governo bolivariano tiveram motiva$$őe$ muito além das simplesmente ideológica$!

    ResponderExcluir
  5. É uma podridão só! É um câncer generalizado! Não tem mais jeito, o paciente tá condenado!!!

    ResponderExcluir
  6. AÉ? Primeiro que a MP pedia uma prrogação de incenticos fiscais concedidos pelo Presidente FHC. Agora, qual o segredo da MP ser aprovada pelo Congresso e convertida na Lei 12.218/2010. Ou seja, o presidente lula combinou com os Russos (senadores e deputados) ou eles também foram cpmprados?

    ResponderExcluir
  7. Sugiro que faca uma pesquisa para saber quem acha que ja ha provas suficientes para prender o Lulinha .

    ResponderExcluir
  8. As MP são redigidas e analisadas pelo congresso e senado depois o presidente assina. Portanto os parlamentares são cumplices deste embuste também.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/