"Para quem" os atletas brasileiros prestam continência no pódio do Pan de Toronto?

No judô, a maioria dos atletas do Brasil que subiu ao pódio repetiu um gesto. Quando a bandeira verde e amarela era hasteada, prestavam continência. Estando o atleta em primeiro, segundo ou terceiro lugar. Com o hino brasileiro tocando ou não. O mesmo aconteceu nas provas de natação neste Pan-Americano de Toronto.

O motivo? Todos são militares e receberam treinamento para isso. Segundo a judoca Mayra Aguiar, atual campeã mundial e que saiu dos Jogos Pan-Americanos de Toronto com uma medalha de prata, foi feito um pedido dos militares à delegação brasileira para isso. 

"Na verdade, eles pediram pra fazer. Mas é uma coisa da gente. A gente ficou na iniciação um mês, lá dentro. Aprendeu muita coisa e pegou o espírito do militarismo", diz Mayra, terceiro sargento da Marinha. 

A questão polêmica é como a continência é percebida. Algumas pessoas verão razões políticas no gesto militar. Outros, mais céticos, olham para a mão erguida ao lado da cabeça, ouvem o discurso dos atletas e levam o raciocínio para outro caminho: as Forças Armadas são patrocinadores. Os atletas recebem salários. Fazer propaganda ou manifestar-se politicamente é proibido em eventos como o Pan. Principalmente na cerimônia de medalhas.

29 comentários:

  1. achei bonito...

    não é segredo que os colégios militares, por exemplo, produzem o pouco das nossas melhores cabeças...

    só o que faltava agora ser proibido prestar honras e respeito ao verdadeiro Brasil...

    a comunistada levanta o punho esquerdo quando é presa por roubou e ladroagem e a imprensa acha bonito...

    nossos atletas ganham medalhas, prestam respeito ao país e são criticados...

    ResponderExcluir
  2. Achei muito legal,vejo como respeito a Bandeira e a Pátria,estamos em baixa, nesse quesito, dentro do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem ....
    Mas, é sabido: não se presta continência, a menos que uniformizado, e, quimono de judoca não é uniforme, senão para eles mesmos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emmanoel Carlos, muito boa sua postagem e relevante tbm. Porém, falando como militar, o regulamento de continências das FFAA fala sobre prestar continência uniformizados. Todavia, os atletas estão usando seus devidos uniformes. Em alguns campeonatos q tive a honra de participar como militar, prestavamos nossas continências mesmo sem estarmos fardados com as respectivas fardas das FFAA, pois o uniforme que usavamos era publicado em boletim. Consequentemente, estávamos automaticamente "uniformizados", tendo em vista que, aquelas roupas,previstas e divulgadas em boletim, fazia a vez dos nossos uniformes. Não necessariamente precisa ser o 4A1 ( calça e gandola camuflados e boina) por exemplo. Se o kimono ou a roupa de banho foi publicado em boletim como uniforme dos competidores eles podem sim, e como militares, não só podem, mas Devem prestar as devidas continências. Um grande abraço

      Excluir
    2. Emmanoel Carlos, muito boa sua postagem e relevante tbm. Porém, falando como militar, o regulamento de continências das FFAA fala sobre prestar continência uniformizados. Todavia, os atletas estão usando seus devidos uniformes. Em alguns campeonatos q tive a honra de participar como militar, prestavamos nossas continências mesmo sem estarmos fardados com as respectivas fardas das FFAA, pois o uniforme que usavamos era publicado em boletim. Consequentemente, estávamos automaticamente "uniformizados", tendo em vista que, aquelas roupas,previstas e divulgadas em boletim, fazia a vez dos nossos uniformes. Não necessariamente precisa ser o 4A1 ( calça e gandola camuflados e boina) por exemplo. Se o kimono ou a roupa de banho foi publicado em boletim como uniforme dos competidores eles podem sim, e como militares, não só podem, mas Devem prestar as devidas continências. Um grande abraço

      Excluir
  4. Continência com cabeça descoberta? Isso é vedado pelos regulamentos das forças armadas brasileiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo novo RDE não precisa mais estar com a cabeça coberta, e o militar é militar mesmo quando faz muito tempo que largou a farda (meu caso).

      Excluir
    2. Sim, é permitido sim. Existem uniformes que não são previstos cobertura, mesmo assim, prestamos as devidas continências. Por exemplo, no caso do EB, o nosso uniforme de TFM( Treinamento físico Militar) q é composto pelo calção Verde Oliva , Camiseta branca, Meias Brancas e tenis Preto.
      Um Grande Abraço

      Excluir
  5. Políbio, tem tanta coisa proibida que os atuais ocupantes do poder não dão a mínima bola nem respeitam...

    ResponderExcluir
  6. Fazem pelo menos uns 25 anos que o judô é a modalidade esportiva que mais dá orgulho aos brasileiros nestas competições internacionais. No entanto, não há um incentivo específico de milhões e milhões de reais, para que ainda no curso fundamental as crianças tivessem aulas de judô. Seríamos campeões mundiais em todas as categorias, mas no Brasil só querem roubalheira e o futebol é o bastante para iludir a patuléia.

    ResponderExcluir
  7. As Forcas Armadas nao sao "patrocinadoras". Sao parte do Estado Brasileiro.
    Que se danem os criticos.

    REGULARMENTO DE CONTINÊNCIAS, HONRAS, SINAIS DE RESPEITO E CERIMONIAL MILITAR DAS FORÇAS ARMADAS

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2243.htm

    Art . 15. Têm direito à continência:
    II - o Hino Nacional, quando executado em solenidade militar ou cívica;


    Agora, se fosse um militar americano ou israelense, todo mundo ia encher o saco.

    Nesse mundo de covardes, onde nem mesmo os homens publicos eleitos pelo povo tem a coragem necessaria de encarar corruptos e ladroes, eh bastante normal a gritaria contra alguns poucos que defendem e honram o seu pais.



    ResponderExcluir
  8. INTERVENÇÃO MILITAR

    ResponderExcluir
  9. Algumas considerações :
    1- já é permitido prestar continência estando sem cobertura e uniforme
    2- esta polêmica foi iniciada com um artigo da revista(??)Carta Capital
    a qual só sobrevive devido as propagandas do (des)governo petista
    3- será que não tem nada de mais importante a questionar, neste país, do
    que um cumprimento em um momento de entrega de medalhas?

    Brasil,acima de tudo!

    ResponderExcluir
  10. Felizmente as Forças armadas têm acolhidos esses atletas como militares temporários, embora alguns sejam de carreira, e com isso, consegue dar o apoio necessário para que eles tenham condições de treinar e honrar o nome do Brasil lá fora. Se dependesse dos governos e das nossas instituições civis as chances de melhorar o nosso ranking seriam baixíssimas.

    ResponderExcluir
  11. Icsto non ecxiste, regulamento onde fica o regulamento, ta bem os melancias autorizaram.

    ResponderExcluir
  12. A título de esclarecimento: "O Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito prevê que a "continência é a saudação do militar". É um sinal de respeito que deve ser prestado, estando ou não com a cabeça coberta. Reza ainda que o militar da ativa deve, em ocasiões solenes, prestar continência à Bandeira e Hino Nacional Brasileiro e de países amigos. É bom notar que esses atletas não são militares apenas quando estão fardados, mas sim, todo o tempo"

    ResponderExcluir
  13. Como dói na esquerdalha o sucesso de qualquer membro das Forças Armadas.

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez, nossas glórias vêm dos Militares. Políbio, pára com essa mania anti-militar, que o que foi posto no lugar deles você mesmo tem de admitir que é só roubalheira, corrupção e ditadura vermelha disfarçada de democracia.

    ResponderExcluir
  15. Esse auê todo em cima desse assunto, é só sinal do país subdesenvolvido que é o Brasil! Quando que prestar continência a bandeira da sua pátria é desrespeitoso?! Ah, é claro né, as pessoas têm que ficar conversando na hora do hino, dançando, largado de qualquer forma porque assim que se mostra amor a sua pátria. Me poupe, eles estão CORRETÍSSIMOS! Isso é respeitoso, isso é amor a sua pátria! Se fosse os EUA, vocês estariam falando que eles são muito patriotas, que eles respeitam o país deles, mais como é brasileiro, fala essas bobagens.

    ResponderExcluir
  16. Para deixar esquerdopatas mais P da vida é lembra los que a Dilma tem 9%de aprovação e o Presidente Medici em 1972 tinha 90% de aprovação.Ver matéria no Google.

    ResponderExcluir
  17. BANDEIRA É TAMBÉM CHAMADA DE PAVILHÃO.

    PAVILHÃO, OU PENDÃO, É ALGO QUE ESTÁ COLOCADO NO ALTO.

    MUITO MAIS EXEMPLAR E DIGNO, SAUDAR O PAVILHÃO NACIONAL , COM UM ATO DE RESPEITO, COM UMA CONTINÊNCIA...

    DO QUE PRESENCIAR A INCONTINÊNCIA NO CONGRESSO NACIONAL ...

    ONDE, INADVERTIDAMENTE, IGNORANTEMENTE...HUMILHANTEMENTE...
    ILEGALMENTE...

    ELA ESTÁ DESENHADA NO CARPETE,
    E ABAIXO D MESA DA PRESIDÊNCIA...

    SENDO PISADA POR TODOS !

    IGNORÂNCIA ?

    INCIVILIDADE??

    ATITUDE ANTI PATRIÓTICA???

    PARABÉNS AOS ATLETAS!

    ELES TÊM ORGULHO E RESPEITO PELO "LINDO PENDÃO"

    HOJE... SEM TANTA ESPERANÇA !!!

    ResponderExcluir
  18. NENHUM FORMADO NA QUADRILHA DOS SEM TERRA,NO EXERCITO DO BANDIDO STEDI

    PETRALHAS NÃO FAZEM CONTINÊNCIA PORQUE SEMPRE ESTÃO ROUBANDO COM AS DUAS MÃOS

    QUE AS FORÇAS DEMOCRATICAS DE 64 QUE BOTARAM O BRASIL NOS TRILHOS VOLTEM LOGO!

    O QUANTO ANTES, OU SERA TARDE.

    ResponderExcluir
  19. Prestar continência, sabe quem serviu, é gesto de respeito pelo país, seus simbolos, à hierarquia, enfim, é um dever do militar. Quem tira do gesto outra coisa é mau intencionado ou imbecíl.

    ResponderExcluir
  20. No Amazonas 3 instituições de ensino adotaram o regulamento disciplinar militar e a violência nas redondezas caiu vertiginosamente, o aproveitamento dos alunos aumentou muito e a comunidade em geral ganhou, então por que o espanto de um gesto tão respeitoso? Se fossem petistas estariam erguendo o dedo maior para enfiar naquele lugar do brasileiro.

    ResponderExcluir
  21. CLÁUDIO M.B. de POA16 de julho de 2015 às 14:07

    NÃO PODEMOS DE MANEIRA NENHUMA POLITIZARMOS A CONTINÊNCIA À BANDEIRA E AO NOSSO HINO NACIONAL! É LINDO DEMAIS VER NOSSA GERAÇÃO DE ATLETAS FAZER ISSO. O REPEITO AOS NOSSOS SÍMBOLOS NACIONAIS ESTÃO ACIMA DOS POLÍTICOS E DA "POLÍTICA". E ASSIM DEVEM PERMANECER! QUEREM O QUÊ? A "PÁTRIA BOLIVARIANA DE CHAVES, MADURO,MORALES E OUTROS DÉSPOTAS MENOS VOTADOS??? VIVA O BRASIL, NOSSA AMADA PÁTRIA. PS:NÃO VEJO NADA DE "GESTO POLÍTICO"! DEIXO ISTO, PARA OS PROFISSIONAIS "TEÓRICOS DE CONSPIRAÇÕES", TODOS SEMPRE DE PLANTÃO PARA A M.... AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS SE SUBMETEM À DEMOCRACIA E A REPÚBLICA, REPRESENTADAS PELO PODER CIVIL! SÃO SUBMETIDAS Á NOSSA CONTITUIÇÃO, À NOSSA MAGNA CARTA. NÃO SOMOS MAIS UMA "REPUBLIQUETA DAS BANANAS", COMO NO PASSADO. TEMOS PROBLEMAS POLÍTICOS E ECONÕMICOS? HAVEREMOS DE RESOLVER DEMOCRATICAMENTE RESPEITANDO AS NORMAS LEGAIS!!!
    VEJO NA PRESTAÇÃO DE "CONTINÊNCIA", POR PARTE DA NOSSA REPRESENTAÇÃO NO "PAN", A ALMA DA NACIONALIDADE,O RESPEITO AO BRASIL E O ORGULHO DE SER BRASILEIRO. O RESTO E AS FOFOCAS E INVERDADES,CORREM POR CONTA DOS EXTREMISTAS DE AMBOS OS LADOS; OS QUAIS, ALIÁS, COM ESTAS FALSAS "ILAÇÕES" DESERVEM À NAÇÃO E AO SEU POVO. A PIOR DAS DEMOCRACIAS AINDA É MUITO MELHOR DO QUE QUALQUER REGIME DE FORÇA. TEMOS MECANISMOS CONSTITUCIONAIS PARA DEMOCRATICAMENTE FAZER O QUE FOR NECESSÁRIO FAZER, SE A TAL PONTO CHEGARMOS POLITICAMENTE FALANDO.
    É ISTO E O RESTO É GOLPE DE ENSANDECIDOS! NINGUÉM - COMO CIDADÃO RESPONSÁVEL- ESTÁ AUTORIZADO E NEM QUER ABRIR " UMA CAIXA DE PANDORA" QUE PODE SE REVELAR TRÁGICA PARA O PAÍS. JÁ BASTA DE FAZERMOS MAIS M... AINDA, DO QUE A M... EM QUE JÁ ESTAMOS!

    ResponderExcluir
  22. O Presdente Obama saúda os militaes com o gesto de continência. É uma demonstração de respeito e patriotísmo.

    ResponderExcluir
  23. Não é para quem, é para o Hino e a bandeira. "Algumas pessoas" que interpretam mal devem ser comunistas, mas são minoria.

    ResponderExcluir
  24. Matheus Henrique Scherer26 de julho de 2015 às 15:44

    So gostaria de dizer aos lunaticos pro intervencao militar, que a iniciativa de alistar os atletas para que eles tivessem suporte foi do Governo Dilma que chefia as Forcas Armadas e o Ministerio do Esporte.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/