Lava Jato revela que Odebrecht presenteava Gabrielli e Graça Foster com caras obras de arte

O repórter André Dusek, conta hoje no jornal O Estado de S. Paulo que a força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que a Odebrecht, supostamente envolvida com o esquema de corrupção e propinas que se instalou na Petrobras entre 2004 e 2014, presenteou com quadros e pinturas "de alto valor" ex-dirigentes da estatal petrolífera, entre eles os ex-presidentes José Sergio Gabrielli (2005/2012) e Graça Foster (2012/2015).

Leia toda a reportagem:

Na denúncia que apresentou à Justiça Federal na sexta-feira (24) contra o presidente da maior empreiteira do país, Marcelo Bahia Odebrecht, e executivos do grupo - formalmente acusados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa -, o Ministério Público Federal destaca, às páginas 41 e 42, a apreensão de documento na sede da construtora, intitulado "Relação de Brindes Especiais-2010".

O documento traz "listagem de diversos funcionários da Petrobras, o cargo por eles ocupado e a diretoria a que são vinculados e o respectivo 'brinde' recebido". Os procuradores que subscrevem a denúncia, em 205 páginas, atribuem à Odebrecht pagamento de R$ 389 milhões em propinas para ex-diretores da Petrobras que ocuparam cargos estratégicos na estatal, como Paulo Roberto Costa (Abastecimento) e Renato Duque (Serviços).

Os procuradores afirmam que Rogério Araújo, alto executivo da empreiteira - afastado do cargo depois que foi preso, em 19 de junho, junto com o líder da companhia -, exercia o papel de "remetente da totalidade dos presentes". Os procuradores concluíram que, pelas anotações, os "brindes" seriam pinturas de artistas como Alfredo Volpi, Cildo Meireles, Armando Romanelli e Oscar Niemeyer.

"A listagem é formada tão somente por funcionários do alto escalão da Petrobras. Como seu presidente à época, José Sergio Gabrielli de Azevedo, os diretores Maria das Graças Foster (na época, diretora de Óleo e Gás), Paulo Roberto Costa, Renato Duque, Jorge Luiz Zelada (Internacional) e Nestor Cerveró (Internacional), além do então gerente executivo de Engenharia Pedro Barusco", assinala a Procuradoria da República.

Reforça a suspeita do vínculo de Rogério Araújo com ex-dirigentes da estatal o número de encontros com Renato Duque na sede da Petrobras, no Rio - 256 visitas, entre 2004 e 2012. Nesse período, ele visitou 167 vezes Paulo Roberto Costa e 39 vezes Pedro Barusco. "As provas demonstram claramente a boa relação de Rogério Araújo com funcionários da Petrobras", dizem os procuradores - segundo eles, Araújo era próximo também de Nestor Cerveró. Gabrielli e Graça foram procurados pela reportagem, mas não quiseram se manifestar.

9 comentários:

  1. Ninguém fala da empresa do marido da graça que prestava serviços pra petrobras, isso se ainda não presta.

    ResponderExcluir
  2. A LINDA DA GRAÇA FOSTER PRESTOU DEPOIMENTO DE VÁRIAS HORAS SE DIZENDO INOCENTE DE TUDO E SÓ FOI DEMITIDA PELA CORRUPTA DA DILMA SOB PRESSÃO DA MÍDIA E ATÉ DO PARTIDO.AGORA VEM ESTA NOTÍCIA DE RECEBER PRESENTES DO PETROLÃO.EM OUTRAS PALAVRAS,NUNCA ACREDITE NA PALAVRA DE " UM PETISTA", TODOS MENTEM E JURAM INOCÊNCIA,MAS VIVEM SOB O MANTO DA CORRUPÇÃO.FALOU EM PETISMO,FALOU EM ROUBALHEIRA.

    ResponderExcluir
  3. O que voces queriam. Um bando de guerrilheiros vagabundos. A maioria filhinhos de papai, que foram pra cuba treinar e viver a grande aventura de mudar o mundo. Passaram fome, comeram merda e mijo. Nunca sonharam em nadar em piscinas cobertas de reais e dólares. Vejam o que acontece. De repente recebem as chaves dos cofres do Mais Rico País das Américas. Deu no que deu. Insisto em dizer. São traidores que merecem ser justiçados pelo Verdadeiro PARTIDO COMUNISTA. O CASTIGO TARDA MAS NÃO FALHA. AGUARDEM E VERÃO...

    ResponderExcluir
  4. mas mesmo assim eles não sabiam de nada...

    ResponderExcluir
  5. Não consigo entender como o Gabrieli e a Desgraça Foster ainda não estão presos!

    ResponderExcluir
  6. Cada enxadada,uma minhoca.

    ResponderExcluir

  7. A Desgraça Foster não adiante encher a casa de obras de arte, porque a "Maria Caveirão" é tão feia que não muda nada mesmo.

    Será que ela também transferiu as obras de arte para os filhos, quando estourou o petrolão ele passou todos os bens para os filhos.

    O DNA dessa gente deve ser estudado, pois a desfaçatez e a cara de pau são marcas registradas dessa laia.

    ResponderExcluir
  8. Tá, mas nenhuma provinha, tipo uma foto dos quadros, uma testemunha, uma confissão, nada? Ouviram a outra parte? Não né. MAU JORNALISMO é assim mesmo.

    ResponderExcluir


  9. São pessoas distintas esses petistas. Sempre recebendo vinhos caros, obras de arte e dinheiro na cueca - no caso da Graça Foster também..!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/