Delator narra em detalhes como pagou propinas para Zé Dirceu, ex-presidente do PT e ex-ministro de Lula

Lobista detalha à Lava Jato pagamento de propina para DirceuMilton Pascowitch celebrou acordo de delação premiada na segunda-feira. Segundo jornal, ela detalhou envolvimento do mensaleiro no esquema do Petrolão. 

A reportagem é do site www.veja.com.br de hoje. Leia tudo:

O empresário Milton Pascowitch contou, em depoimento prestado à força-tarefa da Operação Lava Jato, que intermediou pagamento de propina ao PT e ao ex-ministro da Casa Civil e mensaleiro condenado José Dirceu para garantir contratos da empreiteira Engevix com a Petrobras. Segundo reportagem desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo, o mais novo delator do escândalo do petrolão relatou que Dirceu se tornou uma espécie de "padrinho" dos interesses da empreiteira na estatal. Ligado ao ex-homem-forte do governo Lula, o lobista Pascowitch fechou acordo de delação premiada com a Justiça, homologado na segunda-feira pelo juiz federal Sérgio Moro.

Dono da consultoria Jamp Engenheiros Associados, Pascowitch foi contrato pela Engevix para aproximá-la do PT e facilitar negócios na Petrobras. Ele é um dos elos entre a empreiteira e a Diretoria de Serviços da petroleira, que era ocupada por Renato Duque, indicado pelo PT ao cargo. O lobista foi preso no final de maio pela Polícia Federal. Com a delação, ele foi autorizado a cumprir prisão domiciliar com o uso de uma tornozeleira eletrônica. O empresário pagou parte da sede da JD Assessoria e Consultoria, empresa do ex-ministro José Dirceu, apontada pelos investigadores do petrolão como um dos possíveis propinodutos para lavar dinheiro desviado da Petrobras. A empresa Jamp Engenheiros Associados, de propriedade do empresário, desembolsou 400.000 reais dos 1,6 milhão de reais utilizados na aquisição do imóvel que sediava a JD, em São Paulo. Mais: uma empresa de Milton Pascowitch também comprou um imóvel em nome de Camila, filha de Dirceu, no bairro da Saúde, na capital paulista.

Em seu depoimento, segundo a Folha, o lobista disse que começou a operar o esquema de repasse de propina a partir de 2008 e que, entre aquele ano e 2011, a Engevix pagou 1,1 milhão de reais à consultoria de Dirceu, a JD Assessoria e Consultoria. Entre 2011 e 2012, foram pagos mais 1,5 milhão de reais pela empresa de Pascowitch ao ex-ministro.

O Ministério Público Federal investiga há meses a Jamp, considerada uma empresa de fachada suspeita de ser usada para lavar dinheiro do escândalo do petrolão. Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, o vice-presidente da Engevix, Gerson Almada, disse que Dirceu fazia "lobby internacional" em nome da empreiteira, enquanto Pascowitch atuava como mediador das "relações partidárias" da construtora. A Engevix pagou pouco mais de 1 milhão de reais à JD Assessoria e Consultoria, empresa de Dirceu, conforme mostrou o site de VEJA. Pascowitch já havia sido detectado também na lista de supostos clientes da "consultoria" de José Dirceu. No rol de contratantes compilados pela Receita Federal, aparece a Jamp - ela pagou 1,457 milhão de reais para Dirceu.


Sigilos - Condenado no julgamento do mensalão por corrupção ativa, José Dirceu é alvo de inquérito na Lava Jato e teve os sigilos fiscal e bancário quebrados em janeiro após o Ministério Público, em parceria com a Receita Federal, ter feito uma varredura nas empreiteiras investigadas na Lava Jato em busca de possíveis crimes tributários praticados pelos administradores da OAS, Camargo Corrêa, UTC/Constran, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, Engevix e Odebrecht. Os investigadores já haviam suspeitado que as empreiteiras cujas cúpulas são alvo de investigação, unidas em um cartel fraudaram contratos para a obtenção de obras da Petrobras, utilizavam empresas de fachada para dar ares de veracidade à movimentação milionária de recursos ilegais.

12 comentários:

  1. os caras criam um Estado Paralelo de Exceção Corrupto; quando investigados, vêm dizer que há "Estado de Exceção";
    Cometem crimes que abalam o Estado Democrático; quando investigados, vêm dizer que as investigações são "antidemocráticas";
    Solapam a Legalidade; quando investigados, vêm dizer que as investigações são "ilegais";
    Afrontam a CF todos os dias; investigados, vêm dizer que as investigações "afrontam a CF";
    Praticam os maiores escândalos de corrupção da história, investigados, vêm dizer que as investigações "são seletivas"

    ResponderExcluir
  2. Obama bate na Globo e decepciona golpistas:

    Presidente dos Estados Unidos respondeu à jornalista Sandra Coutinho, da Globonews, que ao contrário do que ela constatava, o país não considera o Brasil um líder regional, mas global; depois, a uma pergunta sobre Lava Jato, disse ainda que não iria se manifestar sobre um assunto que aguarda decisão judicial; "Obama decepcionou os adversários do governo — que aguardavam um sinal de desagrado com Dilma e seu governo", avalia Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília; ao destacar que "o sinal não veio e essa é a notícia da visita" da presidente Dilma aos EUA, PML lembra da resposta otimista da atriz Marieta Severo sobre o Brasil, no programa do Faustão, e constata: "personalidades tão diferentes e mesmo opostas pela visão de futuro, Barack Obama e Marieta Severo mandaram dizer que discordam do discurso de fim de mundo que se tornou a melodia base da Globo"

    ResponderExcluir
  3. ENGEVIX e ECOVIX (empresas irmãs) são as "donas" do Estaleiro Rio Grande (pólo naval de rio grande), ou seja todas plataformas e sondas montadas neste estaleiro, foram graças as PROPINAS, segundo nos mostra esta reportagem.
    Este estaleiro Rio Grande é um dos "ninhos" da CORRUPÇÃO do PT, temos sim é que exterminar, acabar com este estaleiro Rio Grande.
    Os donos destas empresas ENGEVIX e ECOVIX estão encarcerados vendo o sol nascer quadrado.

    ResponderExcluir
  4. -Obama faz piada com a Dilma e tem gente que entende como elogio. Será que eu enlouqueci de vez...

    ResponderExcluir
  5. Barak Obama é um estadista e nunca iria entrar em controvérsias com bandida ou quadilheira. Imagina o que ele sabe das roubalheiras dos governos dos PeTralhas , através da CIA!!!! O comunista destacado pelos PaTifes para falar de contraditório das 13:29 hs, quer nos fazer acreditar que o Obama elogiou a anta presidenta ou acha que todos são idiotas lunáticos, igual aos que ainda tentam defender o indefensável. Este anonimo deve ser o mesmo que diz que "os direitista deste blog raivoso querem acabar como o PT", está certo, pois todas as pessoas de bem, patriotas e cultas querem que nosso País varra para o esgoto sujo e fedorento esta ratazana petista, tanto os (des)governantes como seus seguidores! Tu deves er um mamador do Lula!

    ResponderExcluir
  6. Obama ta de olho no dinheiro dos brasileiros, por isso facilitará a entrada de turistas brazucas em seu país e e isso!

    ResponderExcluir
  7. O cara do 247...2+4+7=13...acha que somos bobos? Este site não tem coragem de escrever 13 e coloca 247...
    Joel

    ResponderExcluir
  8. O Bandidão que queria ser presidente do País agora não é mais reu primario.
    Agora vai em cana mesmo é reincidente.

    ResponderExcluir
  9. Aqualito e Pingo de Cristal
    Mais uma tiro da Operação Lava Jato na água! Ainda não foi dessa vez que conseguiram pegar o Lula! Toda essa operação iniciou em março de 2014. Mas eis que já se passaram seis meses de 2015, acabou o primeiro semestre e ainda não acharam a "bala de prata"... A oposição tem pressa, porque não podem esperar até as eleições de 2018, pois sabem que lá adiante vão levar outra surra nas urnas.

    ResponderExcluir
  10. O Zé Dirceu precisa ser preso novamente mas desta vez, junto com o Lula, e os dois devem serem colocados na mesma cela de preferência, e com direito a só um sabonete!

    ResponderExcluir
  11. De fato o Brasil é um líder global: lideramos o ranking mundial de corrupção e roubalheira! Somos líderes em violência urbana, doméstica e rural. Estamos a caminho da liderança mundial em atraso na educação! Nosso futebol é uma sombra do que já fomos, hoje somos piada no mundo todo. Não é pouca coisa não. Tem que ser muito competente mesmo.
    Ora faça-me o favor...

    ResponderExcluir
  12. PRENDAM ELE DE NOVO JÁ. ASSIM O X9 VAI TOMANDO TODAS, E QUANDO CHEGAR A VEZ DELLE ESTÁ TRANQUILO, TRANQUILO.



    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/