A prefeitura de Porto Alegre recebeu, nesta sexta-feira,
dois estudos sobre a construção de um estacionamento subterrâneo no Centro
Histórico. Entregues por duas empresas na modalidade manifestação de interesse,
os documentos serão abertos na semana que vem e poderão servir de base para um
futuro edital de licitação - isso se algum dos estudos (ou
ambos) mostrarem que existe viabilidade econômica no empreendimento.
A discussão sobre a criação de vagas subterrâneas na
Capital começou há quase quatro anos com a ideia de construir dos
estacionamentos: um no subsolo do Parque da Redenção e outro sob a Praça
Parobé. O primeiro foi descartado pela prefeitura, por conta do alto custo que
a obra despenderia, devido ao desnível do terreno.
A segunda ideia foi apenas deslocada de lugar para o
Largo Glênio Peres, por ser um lugar mais central, com mais circulação de
pessoas e mais próximo do trensurb, do Mercado Público e outros pontos
importantes.
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De acordo com o coordenador do Gabinete de Assuntos
Especiais (GAE), Edemar Tutikian, que está à frente do projeto desde o início,
as quatro empresas que já haviam entregue estudos em 2011 foram convidadas
novamente a apresentar ideias, com a liberdade de propor número de vagas e
tamanho, valor de investimento e tempo de concessão de um possível
estacionamento sob o Largo.
- O projeto vai ter sustentabilidade se oferecer um
resultado viável dessa equação - explica Tutikian.
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Os estudos servirão de embasamento científico para a
prefeitura e não há nenhuma garantia de que um seja escolhido. Pode ser que um
pouco de cada um seja aproveitado ou até mesmo nenhum. Mas se um for
considerado viável, o edital de licitação poderá prever pagamento de R$ 150 mil
para a empresa que fez o estudo, valor a ser pago por quem vencer o
processo.
Previsão: qualquer coisa que seja feita, não vai incluir a eventual construção do metrô. Aí, vamos pagar um horror pelos estacionamentos, que vão causar um transtorno imenso no Centro (sim, porque mesmo sendo possível escolher o mínimo de transtorno, a opção parece ser incomodar o máximo possivel de pessoas pelo máximo de tempo - vide corredores de ônibus "para a Copa"...) e que depois de um curto espaço de tempo vão ter que ser refeitos por causa das obras do metrô. Com novos gastos e transtornos enormes.
ResponderExcluirEstá na hora de prefeitura sair do marasmo e o prefeito trabalhar, e não é só esse prefeito mas todos os anteriores. Capitais da Europa em grande parte já possuem estacionamentos subterrâneos a longo tempo. Porto Alegre e o Brasil para variar estão atrasados no tempo.
ResponderExcluiracesso ao centro para todos somente deveria ser permitido com transporte coletivo.
ResponderExcluirquanto mais facilitarem o uso do transporte individual menor será a mobilidade de todos.
Estacionamentos subterrâneos próximos a terminais de ônibus e do trensurb são uma boa!
ResponderExcluirDeveriam facilitar a construção de edifícios-garagem também. Na Rodoviária seria fácil de integrar o transporte ao trensurb e próximo ao TJ, fóruns e TRF também seriam lugares interessantes.
Pena q descartaram os estacionamentos subterrâneos na Redenção. O Bom Fim se beneficiaria bastante!