Artigo, Ricardo Noblat - Chega ao fim o período do PT no poder

Ao lado, Rei Lula, conforme arte 
de Antonio Lucena, disponibilizada por Noblat. - 

Começar por onde? Pelo aumento do desemprego? Ou da rejeição à Dilma, agora na casa dos 65%?
Pela decisão do Tribunal de Contas da União de pedir explicações ao governo sobre manobras fiscais? A decisão pode dar vez a um processo de impeachment contra Dilma.
Ou começar pelo desabafo de Lula detonando Dilma, o PT e ele próprio? Ou ainda pela prisão surpreendente dos dois maiores empreiteiros do país?
A prisão dos empreiteiros remete à Queda da Bastilha. Só havia por lá sete presos quando o povo de Paris tomou-a de assalto. Os presos foram libertados.
A cabeça do diretor da prisão desfilou pela cidade espetada na ponta de uma lança.
A Bastilha era um símbolo do poder absolutista dos reis. Sua queda virou um marco da Revolução de 1789 que mudou a França e repercutiu no mundo todo.
Até que a Bastilha fosse destruída, tinha-se como inconcebível que a ralé pegasse em armas para varrer o regime. Os reis eram figuras divinas.
Por aqui, parecia inconcebível que Marcelo Odebrecht, herdeiro de um império que faturou R$ 107 bilhões no ano passado, fosse parar na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, obrigado a comer quentinhas. Ele e o presidente da Andrade Gutierrez .
E não só pela fortuna que Marcelo amealhou, capaz de realizar todos os seus desejos de consumo, e também os desejos das próximas gerações dos Odebrechts.
Mas principalmente pelas conexões políticas e econômicas que Marcelo estabeleceu com políticos e governantes daqui e de uma dezena de países. Lula virou seu empregado. E, junto com Dilma, refém do que Marcelo sabe.
Se o mais poderoso empresário brasileiro decidisse colaborar com a Justiça, a República literalmente cairia.
Imagine se viessem à luz detalhes de um dos encontros de Marcelo com Dilma no ano passado, quando ele fez um circunstanciado relatório sobre os bastidores dos negócios entre as empreiteiras e a Petrobras? Por essa e outras, ele jamais imaginou que seria preso.
Em novembro último, durante encontro com os executivos do Grupo Odebrecht em Costa do Sauipe, na Bahia, Marcelo se sentia tão inatingível que os aconselhou: “Se algum de vocês for preso, conte tudo. Que eu me apresentarei e contarei tudo”. 
Não se animem! O maior patrimônio de Marcelo, a essa altura, não é a Odebrecht. É sua memória. E os documentos que guarda. Não falará.
Lula está furioso com a companheira Dilma. Ele a acusa de não ter usado o poder do cargo para impedir que a Operação Lava-Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro, chegasse até onde chegou.
Mas como Dilma poderia atender à vontade de Lula se ela se reelegeu com base em mentiras, lidera um governo cada vez mais fraco, e seu desempenho só é aprovado por 10% dos brasileiros?
O fato é que Lula cobra de Dilma o que ela não pode dar. Ou talvez não queira dar.
Poucas coisas boas ficarão do período Dilma. Uma delas, a justa fama de não ter atrapalhado o combate à corrupção. Ela quer ser lembrada como a "faxineira ética".
As críticas de Lula a Dilma, compartilhadas com os religiosos que o visitaram no Instituto Lula, deixam nu um político que não entende a real dimensão da crise do PT e da esquerda.
A crise deriva dos erros cometidos por Lula e Dilma. O pai da crise é ele. A mãe, ela.
De nada adianta Lula sugerir a Dilma que vá para a rua falar com o povo. Ela não tem o que dizer. O PT, tampouco.
Envelheceram o discurso e os métodos do Sr. Brahma, como Lula foi chamado por alguns empreiteiros.
É um ciclo político que se esgotou. Apenas isso, e nada mais.






15 comentários:

  1. Falando sério, com a falta de ética instalada nos altos escalões deste país, legislando em causa própria, alguém acredita que os políticos envolvidos serão punidos? Tem o Congresso, a Câmara e o próprio STF que não deixarão de os apoiar. Basta ver a fala do presidente da Câmara deixando bem claro que é contra o reajuste dos aposentados pela mesma regra do salário, aprovada na própria. Seu preço: um shopping privado, perdão da dívida de impostos das igrejas e alguns cargos.

    ResponderExcluir
  2. Depende do monarca LULA.

    Se achar que não vale mais apena enrolar a população Ele irá gozar a vida com dinheiro desviado pelas empreiteira.

    ResponderExcluir
  3. Aqualito e Pingo de Cristal
    Na verdade, o grande problema para o oposição política é que Lula é imbatível nas eleições de 2018. Por isso a tentativa desesperada de derrubar o PT antes das eleições. Na batalha das urnas a oposição não tem chances. Quais os nomes que o PSDB pode apresentar para enfrentar Lula em 2018? FHC, Serra, Alckmin e Aécio Neves. Talvez Beto Richa do Paraná, mas sua administração no Governo do Estado, assim como a de Alckmin em SP é um coquetel intragável que mistura o desastre e a catástrofe administrativa. O último cartucho é Aécio. Esse trata de criar factóides políticos a torto e a direito, com a clara intenção de permanecer na vitrine. Tal qual um boneco de marionete de circo, Aécio trata de mexer os olhos, os braços e as pernas para passar a impressão de que ainda está vivo. Apesar de todos os esforços da Operação Lava-Jato, é possível constatar que Lula está no pico do monte Everest, inatingível e intacto para dar uma nova surra eleitoral na oposição. O fim do período do PT no poder, portanto, é mais a expressão de um desejo (ou um devaneio?), do que propriamente a descrição da realidade.

    ResponderExcluir
  4. Aqualito, quanto otimismo, se está excelente, se melhorar estraga, não é? Mais tem um problema dificil de resolver, que é fazer as nuvens estacionarem, elas são caborteiras e nunca foram domadas.

    ResponderExcluir
  5. Escuto essas balelas desde 2002.

    ResponderExcluir
  6. É mais um desejo do tal Noblat e outros jornalistas da imprensa marrom glace. Queiram ou não com o PT dá mais atenção as obras sociais e aos pobres que outros partidos, não é a toa que se manteve no poder central. Já em SP um, estado rico, que perde em arrecadação só para o governo federal, o PSDB se mantém no poder a séculos e séculos, amém. E ninguém da mesma imprensa que dá pau, como faz com o PT. E, em SP também rola o Trensalão, também esquecido, selertivamente, da Midia Marrom.

    ResponderExcluir
  7. Sai para lá petralha das:
    26 de junho de 2015 09:44

    Pode vir o Brahma,pode ser o candidato, vai perder!
    Por que o Brahma não vem pra rua, por que ele não vem fazer compras no supermecado aqui perto de casa?

    Vem Brahaminha! Venha medir sua popularidade! Vem falar com o povo, não só com as plateias amestradas que o rodeiam.

    O maior corrupto da historia do Universo, esta sendo desmascarado.

    Esperneiem petralhas, esperneiem petralhas

    ResponderExcluir
  8. Sempre soube que o PT no poder ia dar merda. De 2003 até 2015, 10 anos de escândalos.

    E claro, com a conivência do PMDB, PSDB e outros que deixaram a corda ruir.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a anonimo das 09 :34 . Lula e' embativel . nao ha duvida que sera o proximo presidente . Ele entendeu bem o carater corrupto da elite brasileira que comprou todos importantes empresarios . No sentido politico tambem comprou o numero suficiente de senadores . congressistas e juizes .Comprou tambem a midia . Dessa maneira e' intocavel .Que desfrute os milhoes recebidos das construturas : ele tambem merece .
    Nao ha quem tire ele do poder . Nem uma crise economica . Ele e' lembrado pelo povao como o responsavel do " milagre " , quando se criou ha bolha do consumo .
    Inteligente como ele , escolheu uma mediocre sucessora ao inves de um historico e astuto petista ,dessa maneira continua mandando de fato e voltara ao trono .

    Polibio de aconselho a se vender tambem .

    ResponderExcluir
  10. O Brahma (o hipócrita)está com cu na mão, porque poderá logo, logo ter que se explicar na PF em Curitiba.

    Quanto a Dilma, já terceirizou todos os poderes do executivo. Quem manda é Michel Temer "delegado corrupto de SP" e o Eliseu Quadrilha, enquanto que a "mulher sapiens" não pode sair de casa que vaiada e xingada.

    No congresso o PT virou um coadjuvante e capacho do PMDB, com Cunha e Renan, dando as cartas.

    Como disse o Brahma , o PT está no volume morto, Dilma está no volume morto e o Lula está no volume morto, ou seja estão todos atolados na lama, que o que sobra no volume morto.

    Somente 10% acreditam nesse governo, os petralhas e os doentes mentais. Porque literalmente a incompetência provou que pode quebrar tudo até um país.



    ResponderExcluir
  11. Por isso que vocês se desesperam depois das eleições, colocam a emoção acima da razão, Lula vai voltar por cima, ainda mais que a oposição é muito fraca.

    ResponderExcluir
  12. COLOQUEM ESSE VAGABUNDO NA CADEIA, E SEM DIREITO A CACHAÇA!

    ResponderExcluir
  13. xi... xi... xi... o barba brama e pt só ganham eleição com estelionato eleitoral e urnas fraudadas da smartmatic:

    Urna eletrônica contradiz ao vivo comparsa do ditador Maduro:
    https://www.youtube.com/watch?v=P1XoDo68CO4

    ResponderExcluir
  14. Essa teoria mirabolante se aplica ao governo de SP, 2a arrecadação do Brasil, onde o PSDB governa a mais de 20 anos; a MG, onde o PSDB governou 16 anos seguidos, ao Paraná - oito anos, ao Pará - 8 anos e a Goias - 8 anos, anônimo das 16:24? Compraram tudo e todos para se elegerem e reelegem nesses estados?

    ResponderExcluir
  15. Cláudio Roberto de Oliveira28 de junho de 2015 às 16:04

    Tem comentarista que acha que o meliante lula "é imbatível nas eleições de 2018".
    Apesar da desconstrução educacional do País, ainda assim a população consegue, embora discretamente, vir num crescendo nesse aspecto de se esclarecer.
    Sendo assim, não consigo ver o barbudo em palanque em praça pública, livre de ser apedrejado, nem hoje e nem em 2018.
    Foi muito torpe tudo o que esse marginal fez e permitiu fazer.
    Corremos o risco de elegermos até um tiririca qualquer, ou um aventureiro esperto, pela revolta e raiva que vivemos, mas acho que essa figura já cavou sua sepultura faz tempo, e só não está sepulto, por alguns detalhes.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/