STF derruba sigilos de contratos do BNDES com JBS

A primeira turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por maioria, o pedido feito Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para não quebrar o sigilo de operações realizadas com o grupo JBS. A cobrança para a abertura dos números é do Tribunal de Contas da União (TCU), que vê indícios de irregularidades em pagamentos. Votaram com o relator Luiz Fux, a favor do envio de informações pelo banco, os ministros Marco Aurélio Mello e Rosa Weber.
O banco havia entrado com mandado de segurança no tribunal, alegando que as informações estariam protegidas por sigilo bancário. Na contramão, o relator do processo, o então ministro do TCU José Jorge chegou a afirmar, ao cobrar as informações do banco, que "os recursos aplicados são públicos, a empresa aplicadora é pública e a política orientadora é pública".
O TCU cobra da instituição há meses o envio de dados a respeito das operações firmadas com o grupo JBS. A auditoria, iniciada em julho, foi prorrogada, na expectativa de que o BNDES cumprisse a determinação e enviasse informações detalhadas das transações do banco com a JBS entre 2009 e 2014.

10 comentários:

  1. Com certaza aparecera mais lama de corrupcao do PT e do Lula

    ResponderExcluir
  2. Caro Políbio,
    por favor melhore teu blog, colocando uma letra mais visível, preta de preferência, essa cinza esmaecida é muito ruim.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Pelo valor das doações às campanhas dos políticos e a intensidade da propaganda na televisão em horário nobre, é o sinal de que os recursos nessa empresa são fartos. Quando isso acontece, têm privilégios na área. Situação que os frigoríficos não privilegiados não possuem, pois seguidamente é anunciada a falência de um ou outro.

    ResponderExcluir
  4. Que se abram todos os sigilos do BNDES, não só estes do JBS - também os demais, como por exemplo os financiamentos de Eike Batista, do porto de Cuba, do porto do Uruguai que esteve prestes a ser concluído, só para lembrar de alguns mais em voga atualmente. Meu Deus, a que ponto chegou a corrupção destes governos do PT! Todas as autarquias estão aparelhadas com o propósito de servir ao projeto de poder destes comunistas bolivarianos! Será que não há mais ninguém sério e honesto neste país???

    ResponderExcluir
  5. Que se abram todos os sigilos do BNDES, não só estes do JBS - também os demais, como por exemplo os financiamentos de Eike Batista, do porto de Cuba, do porto do Uruguai que esteve prestes a ser concluído, só para lembrar de alguns mais em voga atualmente. Meu Deus, a que ponto chegou a corrupção destes governos do PT! Todas as autarquias estão aparelhadas com o propósito de servir ao projeto de poder destes comunistas bolivarianos! Será que não há mais ninguém sério e honesto neste país???

    ResponderExcluir
  6. houve até mudança na legislação, onde só a jbs poderia, pelo poder econômico que tem, cumprir, em detrimento de outros frigoríficos.

    então, que tem coisa, tem.

    ResponderExcluir
  7. Não adiante esse negócio de tentar esconder: se é verba pública - e é, porque o dinheiro do BNDES não cresce em árvores, ao contrário, é tungado de nosso bolso - precisa ter a devida prestação de contas ao seu dono, a saber, o brasileiro!

    ResponderExcluir
  8. Mais uma decisão contra o esquema dos PTralhas no poder. Aos poucos as coisas vão se tornando claras. Falta mesmo é o golpe de misericórdia nesses canalhas, com a devassa completa na vida do "molusco" e sua família.

    ResponderExcluir
  9. AINDA TÁ FALTANDO O NEGÓCIO DA ILHA DE LULLA E DILLMA EM CUBA.

    ResponderExcluir
  10. Esse BNDES é uma caixa preta antiga. Abílio Diniz ficou rico no regime militar com ajuda do Delfim Neto. O cara tinha um supermercado de bairro no rio de janeiro, ficou amigo do ministro da economia dos milicos e montou o Jumbo e depois virou pão de açúcar e hoje tem helicóptero particular.

    Esse BNDES já financiou supermercado, Carrefur + Pão de Açúcar, FRIBOI, empreiteiras, copa e um monte de gente.

    Não é a toa que no Congresso quando tem CPI, começa a operação abafa.

    CPI da COPA. Abafada.
    CPI da Corrupção. Abafada.
    CPI do BNDES. Abafada.
    CPI da Petrobrás. Abafada.
    CPI da Eletrobrás. Abafada.
    CPI da NIKA. Abafada.
    CPI das Privatizações. Abafada.
    Comissão da Verdade. Abafada.

    É tudo operação ABAFA.

    Ou você acha que essa turma consegue comprar cobertura, mansão, jatinho, helicóptero, carro de luxo como?

    É só escândalo, escândalo, rombos...

    E o povo só pagando.... só pagando....

    Só ver um cidadão que mora na Serra Pelada comeando sobre o roubo das riquezas de Serra Pelada pelo Sarney, Edson Lobão, Lula e Dilma.

    São esses politiqueiros que negociam minério de ferro da VALE com os gringos.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/