Os brasileiros pagaram 2,4 bilhões de reais a mais na conta de luz no primeiro trimestre por causa da adoção do sistema de bandeiras tarifárias pelo governo federal. Com esse modelo, o governo repassa ao consumidor o custo maior pelo acionamento de usinas térmicas.
A arrecadação das distribuidoras de energia com o sistema vem em trajetória crescente desde o início do ano. Em janeiro, as bandeiras tarifárias provocaram uma despesa adicional de 413,9 milhões de reais para os consumidores. Esse valor subiu para 823,1 milhões de reais em fevereiro e alcançou 1,15 bilhão de reais em março, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A elevação reflete o consumo de energia e o reajuste aprovado pela agência reguladora a partir de março. Em janeiro, quando o sistema começou a ser aplicado, o cliente pagava 3 reais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nos meses em que o sistema operasse com a bandeira vermelha. No caso da bandeira amarela, o valor era de 1,50 real para cada 100 kWh.
RISCO DE APAGÃO, CORTE DE ENERGIA SEM EXPLICAÇÃO DEFINIDA ? TUDO FOI SÓ PARA AUMENTAREM OS PREÇOS.
ResponderExcluirNA ÁGUA QUERIAM A MESMA COISA, SÓ QUE NÃO COLOU > AINDA.
DAQUI A POUCO, COMEÇAM PROPAGANDA, PROPAGANDA, DESLIGAM, PROPAGANDA, DESLIGAM E PÁ > AUMENTAM OS PREÇOS.