Porto Alegre virou cemitério de obras paradas

Quase uma dezena de grandes obras paralisadas como esta ao lado, atravancam e asfixiam Porto Alegre há dois anos.

A jornalista Cintia Marchi denuncia em reportagem de página inteira do Correio do Povo deste domingo, que o  legado da Copa do Mundo  ainda cheira a poeira, tem cor de concreto e caminhos cheios de sinalizadores de obstáculos em Porto Alegre, porque das obras anunciadas pelo prefeito José Fortunati, a maior parte ainda está em andamento, passados nove meses do fim da competição. Apesar de um cronograma da Secretaria Municipal da Gestão prever a conclusão dos trabalhos entre 2015 e 2016, o prefeito José Fortunati prefere nem se atreve a confirmar o fim de todas as obras dentro do seu mandato.

Leia a reportagem "9 meses pós Copa, obras ainda inacabadas":

Segundo a Gestão, juntas, as obras somam mais de R$ 520 milhões, excluindo as já executadas (complexo da rodoviária e corredores das avenidas Padre Cacique e Edvaldo Pereira Paiva). A mais recente estrutura liberada parcialmente para o trânsito foi o viaduto São Jorge (Terceira Perimetral), no cruzamento com a avenida Bento Gonçalves. Ele tem seis faixas de tráfego e custou R$ 79,4 milhões. Ainda para este semestre é aguardada a abertura das alças laterais e da estação de ônibus nesse local.

Também devem ficar prontas, em 2015, as passagens subterrâneas da Cristóvão Colombo e da Anita Garibaldi (Terceira Perimetral), apesar de essas duas obras estarem ainda enfrentando, respectivamente, ação na Justiça e impasses com a empresa contratada para o serviço. Para maio, está prometida a conclusão da pavimentação dos BRTs Protásio Alves e Bento Gonçalves e, para dezembro, do BRT João Pessoa.

Para o prefeito Fortunati, em entrevista na Federasul em março, os entraves que prejudicam o andamento das construções são normais para uma “cidade real”. Ele enfatizou que a maior parte das obras não tinha ligação direta com a Copa do Mundo, mas que o momento foi usado para obter os empréstimos. “Porto Alegre foi a cidade que melhor aproveitou a Copa para buscar recursos. Temos 14 grandes obras, todas em função da Copa. Só que realizar obras desse porte, numa cidade viva, é sempre muito difícil”, disse.

Questões judiciais envolvendo desapropriações, impasses com as empresas contratadas, imprevistos não contemplados pelos projetos técnicos são as justificativas mais recorrentes para explicar os atrasos.


O secretário da Gestão, Urbano Schmitt, explica que é um “processo natural” as pendências serem resolvidas com as obras em andamento. “Se a gente tentasse resolver todos os problemas antes, os trabalhos não começariam nunca. À medida que a obra ocorre, vai se ampliando o espaço. A duplicação da avenida Tronco, por exemplo, é uma obra mais social do que propriamente de engenharia, porque envolve a realocação de centenas de famílias”, afirma o secretário.

Até o final do ano que vem, são prometidas a duplicação da avenida Tronco, as trincheiras das avenidas Plinio Brasil Milano e Ceará, os dois gtrechos do corredor da Voluntários e o prolongamento da avenida Severo Dullius. 

13 comentários:

  1. O Fortunati confiou demais nos petralhas e na Dilma, e agora o cinto apertou mais ainda!

    ResponderExcluir
  2. Sem falar nos problemas viários e de iluminação. Aqui na Bela Vista,
    o IPTU mais caro da Paróquia, certamente o Prefeito (votei nele) nunca cruzou. O piso das ruas é de chorar e a iluminação com mais de 50% de redução nos lumens (velhas)ainda são acobertadas pelas arvores não podadas ou eliminadas.

    ResponderExcluir
  3. Este é o PREFEITO, e seus companheiros Secretários, é o TIME de maiores incompetentes que a história de Porto Alegre já viu.

    ResponderExcluir
  4. No Brasil inteiro tem inumeras obras paradas ou em ritmo de tartaruga.

    ResponderExcluir
  5. Quanta cara de pau destes dois "picafumos" ,
    Fortunati e Urbano com essa conversa de "cidade real" em que as obras não se pode concluir.
    Ora vão lamber sabão dupla de incompetentes que nao sabem administrar coisíssima nenhuma.
    É uma vergonha para nós, cidadãos desta cidade, constatar o golpe que este politico de meia tigela nos aplicou com as tais obras da copa. E ainda quer ser governador esse tipo detestável que é alto mas jamais será altruísta. É pequeno na competência e no agir político. Deus nos abençoe para que noslivremos dele para sempre!

    ResponderExcluir
  6. O pior de tudo é que o problema não tem nada a ver com falta de dinheiro, que está sobrando no caixa da prefeitura. A causa do atraso crônico das obras de POA é falta de competência na condução das licitações / alterações do escopo dos projetos e no relacionamento com TCE. isso tanto pela SMOV como pela secretaria de gestão.

    ResponderExcluir
  7. cemitério ?? xi, vão vender sepulturas pra quem pagar missa.

    ResponderExcluir
  8. O cara coloca o Mauro Zacher de secretário de obras e quer que exista boa gestão... isso me soa como piada

    ResponderExcluir
  9. Tudo privado!!! Depois reclamam do serviço público...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo da 01,23
      Sim tudo privado mas quem administra é o tal de poder público vide Petrobras

      Excluir
    2. Sei... enchem as burras, depois fazem serviço mal feito bem baratinho e a culpa é do poder público...

      Excluir
  10. Polibio, só pra esclarecer: o Complexo da Rodoviária alardeado como concluído, só teve o seu viaduto feito. Ainda falta a parada de ônibus no canteiro central que faria com que os ônibus não causassem mais fileiras ali e prejudicassem os veículos.

    ResponderExcluir
  11. Nada como um "aditivo" para dar "$angue" às empreiteiras!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/