Nem toda a nova parafernália eletrônica consegue superar o fator humano

A descoberta de que o copiloto Andreas Lubitz deliberadamente jogou o Airbus 320-211 da Germanwings contra os Alpes, matando outras 149 pessoas, é um alerta de que toda a tecnologia empregada em segurança de voo não elimina o risco de falha humana. A tragédia é assustadora, mas a realidade é que voar nunca foi tão seguro., segundo eportagem de VEJA. A matéria mostra que, mesmo com muito mais aviões no ar, o número absoluto de acidentes em 2014 foi o menor desde 1973.

O caso do copiloto Andreas demonstra que as companhias aéreas e as autoridades da área do transporte aéreo precisam aprimorar seus cuidados com as tripulaçõess, sobretudo em relação a saúde mental de cada um deles, com ênfase para pilotos e copilotos. 

O suicídio de Andreas, que decidiu levar com ele outras 150 pessoas que nada tinham com seu caso, não é tão incomum quanto parece. 

3 comentários:

  1. Só queria ver o carnaval que os urubus iam tá fazendo contra o governo caso tivesse sido aqui. Iam se esbaldar bem mais do que com o acidente da TAM em Congonhas.

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  2. Segundo consta as empresas aéreas europeias e inclusive as brasileiras não seguem o protocolo do FAA. 1-Não pode ficar somente um tripulante na cabine de comando, sempre dois. 2-Deve ser feito periodicamente exame psicológico na tripulação. Com isso os americanos, mais expertos, conseguiram evitar varias possibilidades deste tipo de ocorrência.

    Eng. Joel Robinson

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  3. Uma capa da Veja sem culpar o PT de algo? Nem do acidente?

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