Merval Pereira diz que prisão de Duque pode levar a Lula e Dilma

Neste artigo em O Globo de hoje, intitulado "Cerco ao PT", o jornalista Merval Peira conta que o cerco ao PT se fechou ontem com a volta à prisão do ex-diretor da Petrobras Renato Duque, indicado pelo ex-ministro José Dirceu para representar os interesses do partido na estatal. Ele avisa que Duque é próximo demais de Dilma e de Lula par não envolvê-los. A prisão do ex-diretor da Petrobrás também afronta o ministro Teori Zavascki, que a pedido de Lula, já tinha libertado o petroleiro.

Leia tudo:

A denúncia do Ministério Público Federal do Paraná de que as doações de empreiteiras ao PT eram repasses de propina disfarçados de financiamento eleitoral, como classificou o procurador da República Deltan Dallagnol em entrevista coletiva, coloca em evidência o verdadeiro significado do petrolão - financiar o PT e outros partidos aliados - e revela um novo crime, o de lavar dinheiro através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O segundo tesoureiro do PT flagrado em ações ilícitas, João Vaccari Neto, foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro. E, segundo o procurador que chefia a Operação Lava-Jato, sabia do esquema e tinha consciência de que os pagamentos ao partido eram propina.

(...)

A prisão de Renato Duque, dessa vez em conformidade com critérios legais que provavelmente não darão margem a novo habeas-corpus - Duque movimentou parte de sua fortuna no exterior, com a clara intenção de escondê-la da investigação - foi considerada pelo Palácio do Planalto como uma má notícia, pois ele tem uma proximidade com a alta cúpula do petismo que pode levar à identificação de novos responsáveis pelo esquema de propinas na Petrobras, podendo chegar até as figuras da presidente Dilma e do ex-presidente Lula se ele quiser abrir o jogo.

Sua prisão pode levar a novos indícios sobre a participação de seu "padrinho" José Dirceu, que recebeu milhões de empreiteiras à guisa de "consultorias". O doleiro Alberto Youssef, em sua delação premiada, disse que as consultorias de Dirceu na verdade eram propinas. Os procuradores investigam esse filão sabendo que alguns dos empreiteiros presos já estariam dispostos a confirmar em delações premiadas as informações de Youssef.


O próprio Renato Duque, que se manteve em silêncio até agora, no melhor estilo petista, poderia ser um caminho para desvendar todo esquema do PT no petrolão, caso decida falar. Como sua prisão preventiva não tem limitação de tempo, é possível que ele siga o mesmo roteiro de outros envolvidos, usando a delação premiada para reduzir sua pena.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo. 

8 comentários:

  1. Políbio,

    O PT criou/usou tantos "casuísmos" desde o MENSALÃO(vide Genuíno) que acabou dando "munição" de graça.

    O Lulla é um bandido e ponto final!

    JulioK

    ResponderExcluir
  2. Lavar dinheiro através de campanhas eleitorais é como tirar doce da boca de criança. Gostaria de ver a investigação sobre outro enfoque: a dos prestadores de serviços das campanhas.

    ResponderExcluir
  3. Isto é mais um trabalho para o Lula "chapolin colorado". Primeiro
    trovará o estafeta Jobim para que
    ele leve outra vez a mensagem ao Zawaski ordenando que ele repita a façanha de soltar um bandidaço
    aplicando mais uma de suas justificativas mirabolantes, já consagradas popularmente como "ESCAPADINHAS A ZAWASKI". Lógico que o Chapolin vai atuar
    porque é um cavalheiro e porque não suporta ver choradeira
    de mulher de ladrão enlouquecida
    e que possa no desespero vir denegrir a sua imagem.

    ResponderExcluir
  4. E o Presidente do TSE não sofre qualquer punição pela omissão? Examine-se a antiga lei que trata dos crimes de responsabilidade e se terá a resposta. E agora ele teve a audácia de passar a integrar a turma do STF que vai tratar dos crimes do petrolão.

    ResponderExcluir
  5. Quem está tornando possível e lutando bravamente, para que tenhamos JUSTIÇA ,com letra maiúscula, no Brasil é o juiz Moro. Deus o proteja.

    ResponderExcluir
  6. Calma! Ainda vai te dar um choque Anonimo das 11:25.

    ResponderExcluir
  7. O PROCESSO JUDICIAL DO CHAMADO "PETROLÃO" PODE SER ANULADO SE O MINISTRO DIAS TOFFOLI PARTICIPAR ? Entendo que o bom juiz deve procurar ser isento e imparcial. Não se deve julgar familiares, amigos, inimigos ou com quem se tenha qualquer tipo de relação. Não seria este o caso dele se declarar inapto por razões éticas? Ao que eu saiba, Dias Toffoli ainda mantém intensa relação com o planalto, para não dizer com o PT. Como juiz poderia julgar seu pai, sua própria mãe ou seu padrinho ??? O processo não poderia ser anulado mais tarde por este motivo, qualquer que fosse o resultado ? Será que é justamente essa brecha que se quer deixar para que porventura escapem os culpados ??
    AINDA MAIS: Pairam sobre Toffoli ao menos duas condenações transitadas em julgado em que ele está obrigado a devolver cerca de R$ 750.000,00 aos cofres públicos do Amapá.
    NOTA: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) puniu o juiz do Tribunal Regional do Trabalho, Antônio Fernando Guimarães por favorecer os clientes do escritório de advocacia Vilhena & Vilhena. Os conselheiros entenderam que a conduta do magistrado não era compatível com o exercício da magistratura, tendo em vista que ele não se declarou impedido nos julgamentos de causas envolvendo o escritório. Pesou contra ele o fato de que o apartamento onde ele mora, em região nobre de Belo Horizonte, pertencer ao filho do advogado Paulo Vilhena, João Braúlio Vilhena. O juiz pagava aluguel de R$ 200, valor considerado simbólico, bem abaixo do de mercado.” fonte:http://www.jusbrasil.com.br/

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/