Entre as razões elencadas para a licença, a principal é a rebeldia da base trabalhista na Câmara de Vereadores, que não poucas vezes votou contra projetos importantes para a prefeitura. Sem citar nomes, ele deixou no ar que sua indignação não abrange toda a bancada e sugeriu que basta pesquisar o placar das últimas votações para identificar seus desafetos.
É sabido que Fortunati e o vereador Dr. Thiago Duarte não têm boa relação, sobretudo depois que o parlamentar passou a pedir a cabeça do então secretário da Saúde, Carlos Casartelli. Mas não é o único.
Sobre o futuro, ainda é incerto. Ele afirmou que não pretende filiar-se a qualquer outro partido, pelo menos até o final de seu mandato. De certo, mesmo, é que no PDT, ele não fica.
Com relação à sua esposa, a deputada estadual Regina Becker, ele adiantou que sua decisão não a afeta. Portanto, ela segue na sigla.
A nota de Fortunati:
RAZÕES PARA A LICENÇA
Minha vida política foi marcada por decisões fortes.
Acertadas ou não, sempre olhei para trás com orgulho de tudo que fiz pelo
Estado e pela cidade e não me arrependo delas. A noite de ontem consolidou mais
um destes momentos. Estou oficialmente me licenciando do Partido Democrático
Trabalhista (PDT). Afasto-me das estruturas partidárias, mas não de seus
valores, movimentos sociais e militantes. Trata-se de um ato revestido de
grande simbolismo para mim. Estou tornando claro que as minhas ações sempre
foram guiadas pelo bem da cidade, independente de interesses de qualquer
partido, inclusive daquele ao qual até o momento estou filiado. Esta foi uma
decisão que vem sendo amadurecida há algum tempo e que teve na tarde de ontem
na Câmara Municipal seu desfecho final. Sou um defensor ferrenho da
independência dos poderes, algo fundamental para a consolidação do Estado
Democrático de Direito. Agora não posso admitir que exista em diversos
parlamentares uma esquizofrenia política tamanha, na qual se é ao mesmo tempo
governo e oposição, cruzando esta fronteira por mera conveniência pessoal.
Meu compromisso é claro: governar Porto Alegre pelos
próximos 1 ano e nove meses ao lado da população e daqueles que realmente
querem o melhor para a cidade, independente de bandeiras ou colorações
partidárias. Vou continuar ouvindo a todos, críticos ou não, desde que estejam
movidos de fato pelo interesse público.
A entrevista foi dada ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.
ResponderExcluirOS "NOBRES " VEREADORES CONTINUAM OLHANDO PARA O SEU UMBIGO ! SALVO RAROS VEREADORES QUE REALMENTE ESTÃO PREOCUPADO COM O TODO, COM O BEM COMUM. A CIDADE ESTÁ CHEIA DE INVASÕES . O QUE É A SAÍDA DA CIDADE VIA RAMIRO BARCELLOS PRÓXIMO A AV DA LEGALIDADE, UMA CRACOLÂNDIA... DEVERIAM SE OCUPAR DE MUDAR AS LEIS A RESPEITO DISTO. A CIDADE ESTA CHEIA DE MENDIGOS POR TODOS OS LADOS, TEMOS QUE CAMINHAR NO CENTRO CUIDANDO PARA NÃO PISAR EM ALGUÉM.FUI EM UMA SESSÃO OUTRO DIA NA CÂMARA, PARECIA UM CIRCO!!RIII
ResponderExcluirEsse é o retrato do desgoverno de POA. Obras infindáveis e inacabadas, lixo por todos os lados, transporte coletivo de péssima qualidade, etc.
ResponderExcluirVai voltar para "casa" o PT e abandonar a linha auxiliar petista que é o PDT
ResponderExcluirSe for coerente, volta para o PT.
ResponderExcluirFORTUNATTI É UM FRACO.
ResponderExcluirPEDE PRA SAIR.
MAS É CLARO, VAI FICAR ABOLETADO NO CARGUINHO MAMANDO ATÉ DEZEMBRO DE 2016.
DEPOIS QUE SAIR, A CIDADE ESTARÁ COMO UMA IMENSA FLORESTA DE MATO ALTO E LIXO PELAS RUAS, COM FEDOR DE MERDA E ESGOTO NA CARA DOS CIDADÃOS DO PETRÓPOLIS, BELA VISTA E MOINHOS DE VENTO.
OS DA TINGA, BOM JESUS E BAIRROS MAIS POBRES JÁ ESTARÃO AFOGADOS NO BARRO E NAS MACEGAS, TAL É O DESCALABRO QUE VIGORA NA CIDADE.
NÃO PRECISAVA DAR ENTREVISTA PRA ISSO.
ResponderExcluirDEZEMBRO/2016 ?
MULHER FICA NO PARTIDO ?
QUANTO CHARMINHO.
O PT TE ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS.
ResponderExcluirA partir do momento em que tornou público que votaria na Dilma, ficou claro que ainda é PT, pois um Prefeito que tem tantas promessas presidenciais não cumpridas não poderia ter interesse em votar em Dilma, o que tornou público.
ResponderExcluirTalvez seja esta a maneira do PT voltar a governar a Prefeitura de Porto Alegre, já que, pelas urnas vem se mostrando impossível. Será que vai voltar a Cidade Viva? Outro pormenor, caso seja destituída ou renuncie, a "presidenta", terá uma secretaria municipal à sua disposição, já que ela e o Fortunati são muito amiguinhos. Não é uma maravilha?
ResponderExcluirO Fortunati "abriu espaço para o PT " e com certeza vai para o PT !!!!
ResponderExcluirO estranho que isso começou a acontecer depois do escândalo da Procempa !
Isso foi uma manobra politica para calar o PT. ( por isso, o partido vem ganhando espaço na prefeitura).
È coincidência o PT não falar, mais NADA, da gestão atual ?
Isso que, vem acontecendo, é tudo articulação politica que visa somente se manter no poder !!!
O BRASIL PRECISA ACABAR COM PARTIDOS POLÍTICOS !!!ISSO SÓ AFUNDA AS GESTÕES E O PAÍS !!!
nem pense em voltar pro pt , seu quinta coluna..
ResponderExcluirAtravessou o samba, se meteu em um monte de obra sem planejamento de execução e recursos. Deixou a cidade virar um caos. E a pra fechar com "chave de ouro" cai fora fazendo beiço que o PDT não ajuda. Quer enganar a quem?
ResponderExcluirEscutei a sua entrevista. Poderia dizer "A nossa bancada na Câmara é difícil", mas disse a bancada do PDT. O Fortunati nunca foi PDT. No seu governo os PDtistas de carteirinha foram escanteados ou corridos do governo. Quem perde é o PDT que não avaliou os riscos. Pior também para o PMDB que herda (com culpo no cartório) uma cidade nervosa, suja e mal cuidada. Governo de muita informação manipulada.
ResponderExcluirComo administrador o cara é pra lá de incompetente. Está perdido em meio aos problemas de Porto Alegre. Politicamente falando, imagina-se que esteja morrendo de saudade do PT. De qualquer forma, nada surpreende. Ele é um retrato acabado da dura realidade política brasileira. O país está num atoleiro danado.
ResponderExcluirFortunati não tem jeito mesmo. Em 2001, ao sair do PT convocou uma coletiva (que nem ontem) e com a mulher como pirata de papagaio (foi em 11 de setembro de 2001, enquanto as Torres Gemeas caiam em Nova York) anunciou sua saída do PT pois havia muito nepotismo.
ResponderExcluirPassaram-se quase 14 anos e o novo "golpe", agora acusa os vereadores do próprio PDT, entretanto acho que os vereadores são seu empregados, Fortunati ainda navega (quase que na maionese) nos 65% da eleição de 2012, porém esquece que os índices de aprovação de seu governo há muito tempo são impublicáveis. Alguém se lembra da última pesquisa divulgada sobre qual o percentual de porto-alegrenses que aprova o governo Fortunati?
Marcelo
Hoje, Prefeito e Secretários se reúnem para avaliar os resultados e metas de um modelo de gestão fracassado. O problema que todos funcionários da prefeitura sabem que estes números que controlam os indicadores são falsos, pois são fabricados. TODOS sabem que se reúnem para dar uma certa consistência na noticia mentirosa que vaza para a mídia. Qualquer cidadão que auditar este modelo de gestão chegará facilmente nesta conclusão. E o maior problema ainda são os funcionários que tentam questionar a metodologia são perseguidos pelos intelectuais do Fortunati.
ResponderExcluirO Fortunati somente não anunciou a ida para o PT devido a manifestação popular do dia 15/03/2015. Esta utilizando um pouco de prudência para ver o que vai de fato ocorrer.
ResponderExcluirSempre foi PT e escancarou isto na eleição presidencial.
Gosto de ver a incoerência do Prefeito. Há poucos dias demitiu o Casartelli por "não tratar das questões internamente e deixar vazar para o público os problemas da pasta". O que fez o senhor Prefeito Fortunati? Pior! Jogou a culpa da sua falta de habilidade na nossa bancada que já havia sinalizado o que aconteceria. Forçou a barra e se faz de vitima. Sem dizer que de pronto queimou o vereador Thiago Duarte na entrevista. Poderia simplesmente dizer - Estamos decidindo... O Senhor sabe como é, não queimar pessoas do próprio partido, também são questões internas .Vou ficar por aqui para não encher de outros fatos que o Senhor sabe que também são internos.
ResponderExcluirBoa sorte Prefeito!