Projeto de lei que proíbe sacrifício de animais em cultos afro provoca polêmica

A deputada Regina Becker Fortunati, do PDT, comprou briga com integrantes de religiões de matrizes africanas. É dela a proposta de proibir a utilização de animais nos cultos.

Em entrevista à rádio Band, o babalorixá e historiador Hendrix Silveira contestou a alegação da deputada de que nesses rituais religiosos ocorreriam maus tratos aos animais.

É de se pensar o que sacrifício dos bichos significa para o babalorixá, se não maus tratos.

19 comentários:

  1. Só mesmo um País de terceiro mundo indo para o quarto, barbariza e impõe sofrimento em animais inocentes por uma religião de ignorantes curandeiros! É a cara do "Brasmerda"!!!

    ResponderExcluir
  2. Paulo Rocha, Eldorado do Sul/RS20 de fevereiro de 2015 às 16:36

    Aqui em Eldorado do Sul, tem uma rótula, nas margens da BR, onde os "batuqueiros" deixam animais mortos apodrecendo e outros ainda agonizando, apenas aguardando a morte chegar. Eventualmente, algum consegue ser resgatado.

    Deveriam é sacrificar uns aos outros ao invés de se prevalecerem para cima de animais indefesos. O sacrifício de um batuqueiro pelo outro, ajudaria a livrar o mundo desse lixo humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito seu direito de pensar. Mas vale a pena ressaltar que lixo humano e puta da tua mae que te pariu... Tu essa tua laia bossal e de quinta onde prenda nao passa de cumbuca onde todo mundo mete a mao

      Excluir
  3. já chegou a hora de parar de justificar crueldades como essa como sendo "cultura"...

    a deputada tem meu apoio...

    ResponderExcluir
  4. O sacrifício significa para o Babalorixá o mesmo que significa para a fé islâmica, e para os Judeus quando efetuam os sacrifícios em suas religiões.

    A religião afro não maltrata aquilo que é sagrado e oferecido ao que, para eles, é sagrado.

    Todos os animais são criados e tratados para o abate e, após, viram alimento para a comunidade religiosa.

    "Ah, mas esses despachos de esquina". Meu querido, assim como existem padres pedófilos, pastores salafrários, muçulmanos terroristas, existem os maus pais e mães de santo.

    Não se contamina uma ancestralidade, uma cultura, uma história em razão de seus maus elementos.

    ResponderExcluir
  5. Políbio, pelo jeito és vegano. Ou tu acha que a carne e o frango que comes vêm da "fábrica" do Zaffari?

    ResponderExcluir
  6. Isto é para desviar a atenção do povo sobre a roubalheira do PT e, o confisco que está sendo feito pelo ministro da fazenda do PSDB do governo Dilma.

    ResponderExcluir
  7. Porque não usam caldo de galinha ou de carne, não precisaria sacrificar qualquer bicho, é questão de se adaptar, oras...

    ResponderExcluir
  8. Apoio a deputada. Basta de sacrifício de animais!

    ResponderExcluir
  9. Os animais que são usados em rituais religiosos de uma religião milenar, não são sacrificado de maneira a maltratar e sim são mortos rapidamente e seu sangue, ou axorô´, faz parte do ritual e sua carne é consumida dentro dos terreiros. Esses animais que um anonimo diz que estão vivos nas encruzilhadas são colocados por falsos babalorixás ou ialorixás. E por favor, com tanta gente morrendo pior que bichos nas macas e cadeiras nos corredores de hospitais, ou assasinados na rua, e vem esta demagoga querer bancar a puritana sobre religiões! Vai juntar batata no mercado, recalcada, ao invés de ficar levantando fatos que não levarão a nada, a não ser discordia. Para mim esta politiqueira gortesca, deve pertencer a alguma seita de fanáticos que estão em todos os lados, e transformaram antigos cinemas e depósitos em igrejas. Fanatismo, ignorancia e intransigencia são coisas de gentalha sem cérebro. Cuidem das crianças que amanhá se transformarão em bandidos, ao invés de ficarem fazendo e falando asneiras. Religião é algo muito particular e cada um deve cuidar da sua, até porque não existe verdade em uma só religião, veja bem, estou falando de religião e não de seitas que exploram e roubam os pobres de espiritosn e ignorantes!

    ResponderExcluir


  10. A MUITOS ANOS, EM SESSÃO SOLENE, COM ALGUMAS ENTIDADES BATUQUEIRAS, NA CÃMARA DE VEREADORES, O VEREADOR NEREU DA VILA, JÁ DEFENDIA A MATANÇA DE ANIMAIS NESTES DIZENDO Q ISTO JÁ É UMA TRADIÇÃO NESTES RITUAIS, PQ AGORA TERIAM Q MUDAR.
    QUEM JÁ VIU VÍDEOS OU AO VIVO ESTE TIPO DE ATROCIDADES, É DE FICAR ARREPIADO.
    QUEM TIVER DÚVIAS, É SÓ PEDIR NOS ANAIS (ARQUIVOS) DA CÂMARA.
    O BICHINHO DE ESTIMAÇÃO DELES JAMAIS IRÁ PARA O RITUAL ALGUM, MAS PARA QUEM PRECISA DE VOTOS, VALE TUDO.

    ResponderExcluir
  11. Chutar imagem de santo pode ?

    Não esqueçamos que existe um "algo em comum" entre o PT e edir macedo.

    ResponderExcluir
  12. ESTA DEPUTADA JÁ GANHOU MEU VOTO, MESMO SENDO CASADA COM ESTE PATETA DO FORTUNATI.

    OS SATANISTAS QUE SE SACRIFIQUEM E SE DEGOLEM UNS AOS OUTROS, E NÃO AOS ANIMAIS INDEFESOS.

    CORRO AS MARGENS DA AV. IPIRANGA DESDE 2008, E AOS SÁBADOS E SEXTAS PELA MANHÃ É SÓ PASSAR PELAS BORDAS PARA VER A QUANTIDADE DE ANIMAIS MORTOS JOGADOS NA GRAMA, SEM CABEÇA, APODRECENDO E FEDENDO NAS RUAS.

    ResponderExcluir
  13. Paulo Rocha, Eldorado do Sul/RS20 de fevereiro de 2015 às 19:41

    Vi alguns comentários, justificando que os animais abatidos, posteriormente são consumidos por populações carentes. Confesso que nunca vi nenhum carente se alimentando das carcaças deixadas na rótula perto de minha casa nem pelas esquinas onde vejo os restos dessa atrocidade.

    Ainda acho que para a coisa ter valor, um batuqueiro deveria enfrentar a faca um outro batuqueiro numa luta até a morte. Posteriormente, o morto seria dado em oferenda largado numa esquina para apodrecer. Isso sim seria digno.

    Não é a toa que essas tradições vêem dos lugares mais subdesenvolvidos do planeta.




    ResponderExcluir
  14. Este assunto nem seria debatido caso fossemos uma sociedade um cadinho mais civilizada.
    Matar animais em sacrifício é coisa de bárbaro.

    ResponderExcluir
  15. É só juntar os cultos ao trabalhos dos frigoríficos e matadouros do tipo!

    ResponderExcluir
  16. Adoro animais. Mas na minha escala de valores a mulher do Prefeito poderia antes conversar com ele para evitar as mortes por falta de atendimento e medicamentos nos postos de saúde. Este tipo de polemica somente serve para beneficiar o politico. Neste momento o atendimento nos postos é prioritário, ainda mais que o ex secretário da saúde pediu demissão em novembro/2013 sabendo que a coisa irá piorar.

    ResponderExcluir
  17. Sr Paulo Rocha de Eldorado do Sul

    Se pensarmos da sua maneira, então Jesus Cristo filho de Deus está frito!!! Nasceu em um lugar que não consegue alcançar a paz, que o povo vive sob a ameaça de bombas e atentados terroristas!!!
    Quanto ao sacrifício de animais pelas religiões de raiz africana sugiro que faça uma pesquisa, que leia, que informe se mais sobre ela e outras religiões que também praticam o ritual sagrado do sacrifício dentro de seus templos.
    Também faço questão de lhe lembrar que todos os dias,milhares de pessoas estão sendo assassinadas justamente por isso!! Intolerância Religiosa! Vamos nos lembrar o que aconteceu no Quênia a 3 ou 4 dias atrás. Universitários mortos por serem cristãos.
    As barbáries cometidas em nome de Alá.
    Essa senhora Regina Becker Fortunati deveria ter vergonha de fomentar uma Guerra Religiosa dentro do RGS. Envés de gastar seu tempo e a influência para ajudar os jovens e criar movimentos e Ongs que se dedicassem a eles nas ruas vem atacar e desviar a atenção do povo para uma situação que até agora impunha um limite de respeito as pessoas de diferentes segmentos religiosos. A lei ....
    Já agora em todo o Brasil, camadas de segmentos protestantes entram em terreiros, Ilés, destruindo tudo imaginem o que eles farão!!
    Será que o senhor e também outros leitores que aqui postaram seus comentários analisaram essa situação a fundo??
    Abraços de Lisboa

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/