Ministros discutem mudanças para o Simples Nacional.

Em reunião entre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SPME), Guilherme Afif Domingos, nesta sexta-feira (20),  foi discutido  mudanças no “ Simples Nacional", o sistema  de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável para as microempresas e empresas de pequeno porte.  

Conforme Afif, são necessários ajustes  e que na próxima semana  deverá sair uma proposta para apresentar ao Congresso Nacional sobre as alterações no Simples Nacional.  As micro e pequenas empresas são responsáveis por 84% da geração líquida de empregos do país nos últimos dez anos. Em dezembro do ano passado Afif  apresentou a integrantes Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas no Congresso Nacional um estudo destinado a embasar a proposta de revisão das tabelas do Simples Nacional, num levantamento realizado em parceria com o Sebrae e com a Fundação Getulio Vargas.  


De acordo com o documento, o crescimento apresentado nos últimos anos por estas empresas é mais do que suficiente para afastar a necessidade de renúncia fiscal. O que viabiliza a empresas de pequeno porte pagarem o  ICMS, ISS, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, IPI, Contribuição Social de Lucro Líquido (CSLL), Cofins, PIS/PASEP e a Contribuição Patronal Previdenciária.  

4 comentários:

  1. Aguardem, vem aí mais ferro nos pequenos proprietários ou próprio-otários.

    ResponderExcluir
  2. Essa camarilha petista vai dar inicio a quebradeira da micros e pequenas empresas e ao crescimento da sonegação, que se tornará uma questão de vida ou morte e sobrevivência empresarial.As micros e pequenas empresas conseguem crescer e empregar 84% das pessoas, porque ainda não são explorados pela sanha arrecadadora do governo.Em tudo que o governo mete a mão é sómente para onerar e aumentar impostos com uma estampa nova. Uma empresa fora do Simples Nacional, para 52% de impostos e os restantes 48% é para o empresário pagar todo o restante e ainda reinvestir na empresa. Porque os frigoríficos quebram a toda a hora? Porque dentro de cada frigorífico tem uma fiscal da receita controlando tudo, e se for pago tudo corretamente, não sobra nada e o sócio majoritário que é o governo age como um parasita, que mata o corpo parasitado e vai para outro. Eta paiszinho terceiro mundista!

    ResponderExcluir
  3. Um muitos casos o Simples Nacional é mais caro que o Lucro Presumido ou ate mesmo o Lucro Real.

    O governo vende a ideia que voce paga todos impostos em um unico documento (grande merda) até aí isto é verdade mas tem casos que voce paga bem mais, depende a tabela em que é enquadrado.

    ResponderExcluir
  4. Malditos incopetentes, só sabem aumentar impostos, redução de gasto não se vê. Gostaria que o governo estatizasse minha microempresa, afinal é pra la que vai quase todo lucro. Pago 100% direitos sociais e impostos, isso é política pessoal minha, mas do jeito que vai não será mais possível. A estratégia é sufocar os pequenos, aqueles que não tem condições de doar pra campanhas. Acho que nas próximas eleições vou fazer empréstimo no banco e doar tudo pro pt, nos anos seguintes vou conseguir trabalhar tranquilo e fico livre de imposto cobrança e fiscalização, o que acham?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/