Potencial do carvão gaúcho para gaseificação será apontado nos EUA e Chinas

Um termo de compromisso assinado esta semana entre a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e a Vamtec Vitória S.A. garante o fornecimento, pela estatal gaúcha, de amostras de carvão para o estudo de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental acordado com o governo do Estado em maio de 2014. A informação é do jornal Folha do Sul Gaúcho de hoje. O jornal é de Bagé. Para definir o potencial de gaseificação do mineral presente no Rio Grande do Sul, que tem elevado teor de cinzas, a Vamtec e a norte-americana Synthesis Energy Systems (SES) rodarão testes e ensaios nos Estados Unidos e na China para definir qual tecnologia é mais apropriada para a conversão em produtos carboquímicos em escala industrial.


. Com investimentos avaliados em R$ 4 milhões, os testes devem ficar prontos ainda em 2015, segundo a Vamtec. A gaseificação representa a produção do Syngas (gás sintético), matéria-prima para derivados como metanol e fertilizantes, além de combustível para geração de energia limpa, gerada sem que ocorra queima direta do minera.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Um comentário:

  1. E o Cientec tem algo a dizer?
    Que eu saiba tem uma pesquisa da queima do carvão em Leito Fluidizado, que permite usar o carvão com muita cinza.
    Joel

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/