Os R$ 600 milhões que custariam ampliar a pista do Salgado Filho saíram de cálculos que não se sustentam

O editor pesquisou várias fonts para entender qual o valor da construção de uma pista de aeroporto, sempre levando em conta semelhanças com o caso do Salgado Filho. Embora referindo-se ao caso dos USA, o relatório abaixo dá uma ideia de custo para diferentes tipos de aeroportos. Considere-se um aumento de 300% nos custos sugeridos (a pista, agora, cutaria R$ 660 milhões e não R$ 330 milhões, conforme nota abaixo), a fim de acomodar o terreno, ampliar a área de abrigos, incluir a carga tributária e as inevitáveis propinas, chegaremos a conclusão que 1 km de pista custaria ridiculamente pouco dinheiro, comparados aos atuais escândalos da Petrobrás.

CLIQUE AQUI para examinar. 

8 comentários:

  1. Políbio, eles falam que uma simples ampliação de pista em 920m seria caríssima, mas e quanto sairia um aeroporto inteiramente novo, com quatro pistas, precisando que se construa desde o terminal até mesmo o estacionamento, torre de controle, acessos ao aeroporto e etc... Não seria dez vezes mais?

    A julgar pela Copa seria coisa pra 5 bilhões... e olha que desde 2007 sabíamos que sediaríamos a copa e até hoje há obras longe de se concluírem.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero saber quando que o Padilha abrirá a boca pra defender o Salgado Filho.

    E cadê os deputados e senadores? E os do PT principalmente, que poderiam persuadir Dilma? Deixaram de ser gaúchos quando Sartori assumiu? Ser petista está acima de ser gaúcho?

    E a pergunta de um milhão de dólares: quando Dilma falará ao povo gaúcho sobre o tema tão importante ao povo gaúcho e tão prometido na sua campanha política? Terá ela coragem de vetar publicamente a obra ou a mulher coração valente vai deixar o trabalho sujo da maldade pra Padilha mesmo, que nem pareceu chateado ou constrangido de alijar as expectativas justas do povo gaúcho?

    ResponderExcluir
  3. Não entendo como Padilha autorizou a continuação da obra do terminal de cargas novo e vetou a ampliação da pista. Vai servir pra quê esse novo terminal cargueiro então? Como mero depósito de cargas até as transportadoras do sudeste virem buscar ali por terra o nosso valioso PIB pra depois despacharem por Viracopos?

    E Fortunati aceitou na boa essa incoerência de vetar algo e manter algo que dependia do que foi vetado? Ele deu uma de inocente ou se fez de morto pra comer o coveiro? Estou torcendo pela segunda alternativa, sendo Padilha o coveiro a ser comido (chutado da SAC), pois a primeira alternativa seria inadmissível para o chefe do poder executivo de uma importante capital de estado com forte viés exportador e, portanto, necessitante da extensão da pista.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que Sartori está calado em cima do muro porque não quer se queimar com nenhum dos lados, postura indigna do cargo que assumiu. Até mesmo o muro de berlim tinha lados e quando o lado do bem venceu os restos do muro foram catapultados para o passado junto com o atrasado lado perdedor do muro. Sartori pode acabar como os restos do muro de Berlim, relegado ao passado. Está caindo de maduro o momento dele se posicionar em prol do Salgado Filho. Sartori + Fortunati + Imprensa e População Gaúcha + Deputados Gaúchos de A a Z vencem fácil essa queda de braço com Padilha/Dilma. Afinal Dilma já quase perdeu em 2014. O PT tem grandes chances de ser varrido do DF em 2018.

    ResponderExcluir
  5. Políbio, desfaça por favor também a falácia da necessidade de gastos extras com a extensão da pista! Num dos blocos do Conversa Cruzada o ex-representante do Departamento Aeroviário Estadual falou que a Infraero hoje entende que não é mais necessário gastar com extras para estender a pista, sendo possível estendê-la sem gastos extras. Padilha precisa ser desmascarado!

    ResponderExcluir
  6. Políbio, será que ZH tb se juntou à Fortunati no time dos conformados com a não-ampliação? Estaria assim dando certo o plano de matar o Salgado Filho em prol de Portão?

    http://m.zerohora.com.br/284/noticias/4683661/os-desafios-do-terminal-em-portao

    ResponderExcluir
  7. Um avião da Azul pousou na Base hj por problemas nos flaps e freio! Um avião nessas condições precisa de uma extensão maior da pista. Ou seja, a ampliação da pista do salgado filho é uma questão de segurança também! E se não houvesse a Base?

    O RS inclusive já tem uma Base em Santa Maria, então a atual deveria virar exclusivamente um aeroporto ou ao menos virar um aeródromo de uso misto (base e aeroporto), como ocorre no Galeão (onde há a Base Aérea do Galeão) e Guarulhos (onde há a BASP).

    ResponderExcluir
  8. Ser petista está acima de ser gaúcho?
    Com certeza.
    Ser petista está acima de ser brasileiro?
    Com certeza.
    Ser petista é ser bolivariano, ou comunista e todo bolivariano e/ou comunista está a serviço de Fidel, de Lenin(mesmo no caixão) e outros ídolos da ideologia do atraso.
    Para eles o País que se exploda.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/