Ao entregar a pesquisa de intenções de votos para
governador, que fechou no dia 30 de
junho para a Rede Record, o Instituto Methodus percebeu com surpresa que os
resultados não foram mostrados aos leitores do Correio do Povo, telespectadores
da Record TV e ouvintes da Rádio Guaíba.
. Boatos cruzaram todo o território gaúcho, mas Methodus
e Record não se explicaram.
. A rede paulista engavetou tudo.
. Segundo a boataria, o governo estadual teria
interferido diretamente, impedindo a publicação.
. No dia 18 de agosto, o Instituto Methodus produziu uma
segunda pesquisa, que entregou para a revista Voto e a Band TV.
. Incomodado, o Piratini pressionou a Band para não
divulgar nada. A Band reagiu às pressões, denunciou tudo e divulgou os números.
. No dia 12 de setembro, o Instituto Methodus entregou
para Voto e Band TV sua terceira pesquisa de intenções de votos, mas desta vez
não houve pressão, mas uma tentativa de desqualificação por parte do governador
Tarso Genro.
. Methodus tem sido o instituto que mais acerta
resultados no RS. É de grande confiabilidade. Seus resultados costumam
antecipar até por 10 dias o que os demais institutos só apanham mais tarde.
Isto se deve a sua metodologia mais competente. Contra o Ibope, cujos
pesquisadores entrevistam apenas 850 pessoas que encontra na rua, Methodus
entrevista 1.500 pessoas em casa.
. O editor foi atrás dos resultados das três pesquisas,
inclusive da primeira, engavetada, e pode agora divulgar todos os resultados.
Acompanhe os números de 30 de junho, 18 de agosto e 12 de setembro:
Ana Amélia, PP: 43%/ 42,4%/ 39,4%
Tarso, PT: 29,9%/ 31%/27,7%
Sartori, PMDB: 7%/ 5,9%/ 11,8%
Vieira da Cunha, PDT: 3,4%/ 4,1%/ 3,9%
. Roberto Robaiana sempre oscilou dentro de pontuação
igual a 1% e os outros candidatos não pontuaram.
O número de indecisos saltou de7,4% da primeira pesquisa
para 7,3% e 9,5%, enquanto qwue brancos
e nulos caíram de 8,8% para 7% e depois 6,1%.