Paulo Sant'Ana volta a atacar e diz que o bom de Punta del Este é que ali não há uruguaio

Ainda de posse das suas mais ativas faculdades mentais, provocador e cínico, atualizado e zombador, o colunista do jornal Zero Hora, Paulo Sant'Ana, desculpou-se hoje por ter escrito no domingo que não existem negros em Punta del Este, descrito no seu texto como o paraíso "no inferno do Uruguai. 

. Paulo Sant'Ana escreveu que a vantagem de Punta del Este é que ali não é preciso conviver com os uruguaios. 

. Hoje ele pediu desculpas pela impertinência e avisou que não é racista. 

Punta del Este é um paraíso encravado no inferno do Uruguai.
Punta del Este foi erguida pelos argentinos para gozar as delícias da praia, a delicadeza do trânsito e, principalmente, a vantagem enorme de não conviver com os uruguaios. Há gente de todo o mundo em Punta, menos uruguaios. Por isso, os argentinos se refugiaram lá.
(...)
Finalmente, é incrível, mas não há sequer um negro em Punta del Este. A 150 quilômetros de Punta, em Montevidéu, há milhares de negros.
Mas em Punta nenhum empregado, nenhuma empregada doméstica negra, nem camareiras de hotel.
Foi feita em Punta uma segregação racial pacífica e não violenta.

Há mais negros na Dinamarca e na Noruega do que em Punta del Este.

Ou melhor, não há sequer um só negro ou uma só negra em Punta.

15 comentários:

  1. Santana parece ter esquecido de que tudo é impermanente, nós e nossas idéias. Esqueceu tambem que há o momento de calar especialmente quando tão pouco ainda há a dizer.

    ResponderExcluir
  2. PARA QUEM NÃO SABE INFORMO QUE OS ARGENTINOS DETESTAM NEGROS BRASILEIROS E POR INCRIVEL QUE PAREÇA SÃO EXTREMAMENTE RACISTA CONTRA OS JOGADORES ARGENTINOS DECEDENTES DE ÍNDIOS, AQUELES DE CABELOS MAIS NEGROS É COMO SE FOSSEM NEGROS AQUI.

    ResponderExcluir
  3. pediu desculpas?

    well, se o próprio autor do texto achou alguma culpa para fazer um pedido de desculpas, quem sou eu para contestar...

    paro por aqui...

    ResponderExcluir
  4. Sr Polibio Braga:

    Desejo ao senhor e aos seus um excelente ano de 2015
    A todos os comentaristas desta pagina,um grande 2015
    Vamos nos preparar para grandes emoções,2015 promete

    Saudações

    ResponderExcluir
  5. Há muito tempo tenho constatado que a história de Paulo Santana como colunista só perde com a continuidade do seu trabalho. Já deveria ter colocado o pijama e se
    aposentado há pelo menos cinco anos.

    ResponderExcluir
  6. FAÇANHA, o advogado do povo31 de dezembro de 2014 às 22:12

    Não levem o Santana muito ao pé da letra; ele tem seu lado afro, e está casado com mulher de cor, com a qual teve uma filha. Ele gosta de escrever o que lhe vem à cabeça, sem se preocupar muito com os fatos chatos...

    ResponderExcluir
  7. Acho que Paulo Santana se equivocou feio.Trabalhei no Uruguai e fui sempre muito bem tratada.Não há nada de inferno, podemos sair a noite sem violência e eles querem os brasileiros muito bem.Há excelente nível educacional e os funcionários do comercio falam português para tratarem bem o turista brasileiro.Fui professora do ICUB por alguns anos e só tive alegrias em ensinar nosso idioma para eles.os negros são respeitados com bom nível de educação e trabalham em todas as áreas.Será que Paulo está com com problemas ? (ICUB- Instituto Cultural Brasileiro)
    Matilde Terra


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens dona Matilde Terra vamos mandar o Santana ver a MURGA (carnaval URUGUAIO) talvaz ele vera muitos negros no folclere URUGUAYO.

      Excluir
  8. Hmmm... e equal o problema de gostar de lugar que nao tenha negros?

    ResponderExcluir
  9. O cérebro dele já está esfumaçado..

    ResponderExcluir
  10. Punta del Este é sim uma afronta para as redondezas pobres que a circundam. É mostra da ostentação e falta de preocupação com o alheio. Mansões fechadas durante todo o ano só para atender eventuais caprichos dos abonados, entre eles muitos brasileiros.

    ResponderExcluir
  11. Em primeiríssimo lugar ele deve dizer porque o Uruguai um inferno. Depois, deve ser declarado "persona non grata" no Uruguai. Terceiro, informar o ignorante Paulo que Punta está cheia de brasileiros, justamente a maioria de riograndenses, seus conterrâneos e que mais de 60% dos usuários, hoje, são justamente uruguaios que não gostariam de vê-lo lá, por uma questão de não ter tanta sujeira.

    ResponderExcluir
  12. Editor: ao contrário da maioria dos seus leitores, eu não acho que Paulo Sant'ana tenha sido racista ao mencionar a inexistência de negros em Punta. Foi apenas a constatação de um fato, facilmente contraditado com uma simples visita ao balneário. Se de fato ocorre esta ausência de negros, não será negando isto que os negros surgirão.
    Preconceituoso foi, ao meu ver, seu comentário de que "... a vantagem de Punta del Este é que ali não é preciso conviver com os uruguaios...". Espero, fervorosamente, que este tenha sido fruto de uma sutil ironia que meu intelecto não foi capaz de alcançar. Do contrário justificadamente concluirei que o veterano jornalista, ao contrário do que pensa o Editor, já não domina com perfeição suas faculdades mentais, ofendendo gratuitamente uma Nação habitada por um povo de rara educação de procedimentos, ao contrário de alguns de seus vizinhos, detestados pelos seus fronteiriços.

    ResponderExcluir
  13. Não devemos levar em conta o que esta besta, imbecil, ignorante, idiota, escreve.
    Trata-se de uma ameba, um protozoário unicelular, que nada contribui para a humanidade, pelo contrário, só trás o mal.
    Por isso, seu verme, vá fazer companhia para o capeta.
    Não foste da outra vez, mas agora vai.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/