Opinião - omissão do governo e da justiça do RS levaram á farra do ópio no Presídio Central

A ilustração é do jornal Zero Hora.
CLIQUE AQUI para examinar os videos obtidos pelo Diário Gaúcho. 


Em editorial principal do seu jornal, a RBS descreve que o mais chocante do vídeo que mostra apenados realizando uma festa para cheirar cocaína no interior do Presídio Central de Porto Alegre é a constatação de que as drogas _ assim como os celulares e até mesmo armas continuam tendo trânsito livre na maior casa prisional do Estado.

. A RBS equivoca-se.

. O mais grave é a falha total da política de segurança pública do atual governo do PT e dos governos anteriores de todos os Partidos, sobretudo em relação ao degradante sistema carcerário do RS, um dos piores do mundo, objeto até de reprimendas da OEA. 

. As autoridades do Governo e do Judiciário não cansam de informar que gangues apoderaram-se da administração do Presídio Central e que elas nada podem fazer - e não fazem. 

. Há muito tempo que este é um caso de calamidade pública no RS e deve ser resolvido com medidas rápidas, profundas, heróicas, eficazes e decididas. O tumor mais amplo só será resolvido com mudanças radicais no Código Penal, Código de Processo Penal e Lei de Execuções Penais,  entre elas a redução da maioridade penal, a pena de morte, o fim da progressão de penas e a exigência do trabalho forçado.

. Leia o editorial da RBS, que é oportuno, mas ainda é muito escapista.

As cenas de presos fazendo fila para consumir carreiras de pó contrastam com as campanhas pela desativação da penitenciária, reconhecida como a pior do país por causa da superlotação e das condições precárias da casa, cuja demolição tem sido prometida por sucessivos governos.
É inquestionável que sentenciados sob a guarda do Estado merecem tratamento digno, ainda que parcela expressiva da população, especialmente as vítimas da criminalidade, defenda a exposição ao sacrifício como pena adicional. O que não se pode entender, nem admitir, é permissividade do consumo livre de drogas no interior das celas, como se vê no vídeo divulgado ontem _ provavelmente gravado por um dos participantes da reunião festiva.

O mínimo que se pode concluir do inusitado vídeo é que houve falha grave na revista e no controle de entrada de objetos para o uso dos presos. Infelizmente, como lembra o juiz da Vara de Execuções Criminais da Capital, Sidinei Brzuska, o ingresso de entorpecentes não é incomum. 

6 comentários:

  1. Polibio

    Feliz ano novo e muita saude para ti. Teu blog é o mais facil de se ler e se atualizar. Claro que depende de que gosta de ler teus comentarios. Todos os dias eu leio o que tu escreves de uma maneira facil e assuntos corridos. Assim nao precisamos ficar procurando as mensagens. Novamente abraço e saude para ti continuares escrevendo coisas que difilmente saberiamos sem tua profissão de jornalista.

    ResponderExcluir
  2. Políbio,

    Omissão ou cumplicidade??

    Tarsinho, versão 2015, é droga!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  3. Um Feliz 2015, Sr. Políbio! Como diz o anônimo das 10:18, seu blog nos deixa atualizados e nos fornece notícias que dificilmente encontramos nos demais meios de comunicação. Muita saúde e paz!

    ResponderExcluir
  4. Polibio !

    Feliz 2015 !
    Obrigada pelo teu incansável trabalho em busca da verdade e divulgação da mesma.

    Deus te abençoe.
    Um grande abraço,

    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Feliz 2015 para você e sua familia,grande Polibio Braga.

    ResponderExcluir
  6. Se o Tarso afirma que ficou muito amigo dos palestinos que razão ele e seus subordinados não seriam amigos de facções e gangues nos presídios??????

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/