Secretário Schmitt detalha próximos passos para construção do metrô de Porto Alegre

O secretário de Gestão de Porto Alegre, Urbano Schmitt, confirmou, nesta quarta-feira, que o edital para o começo dos trabalhos referentes ao Metrô da Capital deve ser lançado até o fim do primeiro semestre de 2015. A previsão é de que, no próximo mês, sejam conhecidas as Propostas de Manifestação de Interesse para que, no ano que vem, a vencedora do certame seja apresentada. Serão cinco anos para a finalização das obras, a partir de 2016, e mais 25 anos para a exploração do serviço.
Schmitt garante que a carta-consulta da prefeitura já foi aprovada pelos Ministérios das Cidades e do Planejamento. A publicação da portaria de seleção, para destinar R$ 1,77 bilhão do orçamento geral da União, a fundo perdido (sem necessidade de devolução) para o projeto, é prevista para a semana que vem. Já o governo do Estado vai ter direito a uma linha de crédito no valor de R$ 1,08 bilhão. A Prefeitura, por sua vez, ganha crédito de R$ 690 milhões. A iniciativa privada - já que a licitação vai se basear em uma Parceria Público Privada (PPP) - deve repassar o restante, assegurou Schmitt.

. Todos os valores são referentes à chamada Fase 1 do metrô de Porto Alegre. Serão aproximadamente 12 quilômetros de rota, dez estações e 21 composições. No começo de 2014, o consórcio Invepar-Odebrechet apresentou proposta de manifestação de interesse, mas o valor de R$ 9,5 bilhões foi considerado elevado. A partir disso, a chamada Fase 2 foi excluída do projeto inicial.

. Cinco empresas manifestaram interesse em projetar a linha de Metrô. O vencedor da concorrência vai pagar o projeto, construir a obra e assumir a manutenção do Metrô, por 25 anos.


. Serão 10,3 km de traçado na Fase 1, em dez estações entre o Centro e a Assis Brasil, prevendo já a urbanização de toda a área envolvida e com tarifa igual à dos ônibus da cidade. Dezessete minutos devem ligar o Mercado Público ao Terminal Triângulo, na zona Norte da Capital. Por dia, 325 mil pessoas podem ser transportadas pelo modal. 

6 comentários:

  1. E para onde vai o pessoal do PDT?

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  2. isso vai looooooooooonge...

    pelo meio do caminho possivelmente virão aditivos no preço da obra, processos judiciais, paralisações por conta de algum rombo descoberto pelo TCE ou pelo TCU, escândalos, enfim, o pacote completo de sempre que acompanha praticamente toda obra publica nessepaiz...

    muitos morrerão e não verão sequer o "buraco do tatu"....

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  3. As ratazanas das construtoras e politicos devem estar lambendo os beicoes com as proprinas e superfaturamentos que vao rolar... RS eh um estado fortemente petralha, a petrobras fechou a torneira as boquinhas tem que ser alimentadas por outros buracos.

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  4. O Prefeito deveria ao menos terminar suas vinte obras inacabadas, para depois se lançar na aventura do metro.E, se não tiver a Av. Grecia pronta até a Av.do Forte e aberta a seguir mais uns trezenetos metros até Av. Dom Ponce de Leon e terminar as
    três passagens de nível na Carlos Gomes/Dom Pedro, seria mais uma grande irresponsabilidade deste Prefeito pouco hábil na Gestão Pública,tocar esta obra, pois POA vai parar de vez.

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  5. ESTES CARAS SÃO UNS FDP TODOS, NÃO CONSEGUEM NEM TAPAR OS BURACOS DA CIDADE, NÃO TEM BAIRRO QUE NÃO ESTEJA ESBURACADO POR OBRAS INACABADAS E AINDA QUEREM COMEÇAR O QUE TODOS SABEMOS QUE NÃO TERMINARÁ.

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  6. Enquanto não sai o Metrô de Porto Alegre os Porto Alegrenses estão convidados a passearem no Metrô de São Paulo que o Governo Federal não coloca um tostão a fundo perdido,só como empréstimo do BNDES e olhe lá.

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