O secretário de Gestão de Porto Alegre, Urbano Schmitt,
confirmou, nesta quarta-feira, que o edital para o começo dos trabalhos
referentes ao Metrô da Capital deve ser lançado até o fim do primeiro semestre
de 2015. A previsão é de que, no próximo mês, sejam conhecidas as Propostas de
Manifestação de Interesse para que, no ano que vem, a vencedora do certame seja
apresentada. Serão cinco anos para a finalização das obras, a partir de 2016, e
mais 25 anos para a exploração do serviço.
Schmitt garante que a carta-consulta da prefeitura já foi
aprovada pelos Ministérios das Cidades e do Planejamento. A publicação da
portaria de seleção, para destinar R$ 1,77 bilhão do orçamento geral da União,
a fundo perdido (sem necessidade de devolução) para o projeto, é prevista para
a semana que vem. Já o governo do Estado vai ter direito a uma linha de crédito
no valor de R$ 1,08 bilhão. A Prefeitura, por sua vez, ganha crédito de R$ 690
milhões. A iniciativa privada - já que a licitação vai se basear em uma
Parceria Público Privada (PPP) - deve repassar o restante, assegurou Schmitt.
. Todos os valores são referentes à chamada Fase 1 do metrô
de Porto Alegre. Serão aproximadamente 12 quilômetros de rota, dez estações e
21 composições. No começo de 2014, o consórcio Invepar-Odebrechet apresentou
proposta de manifestação de interesse, mas o valor de R$ 9,5 bilhões foi
considerado elevado. A partir disso, a chamada Fase 2 foi excluída do projeto
inicial.
. Cinco empresas manifestaram interesse em projetar a linha
de Metrô. O vencedor da concorrência vai pagar o projeto, construir a obra e
assumir a manutenção do Metrô, por 25 anos.
. Serão 10,3 km de traçado na Fase 1, em dez estações entre
o Centro e a Assis Brasil, prevendo já a urbanização de toda a área envolvida e
com tarifa igual à dos ônibus da cidade. Dezessete minutos devem ligar o
Mercado Público ao Terminal Triângulo, na zona Norte da Capital. Por dia, 325
mil pessoas podem ser transportadas pelo modal.
E para onde vai o pessoal do PDT?
ResponderExcluirisso vai looooooooooonge...
ResponderExcluirpelo meio do caminho possivelmente virão aditivos no preço da obra, processos judiciais, paralisações por conta de algum rombo descoberto pelo TCE ou pelo TCU, escândalos, enfim, o pacote completo de sempre que acompanha praticamente toda obra publica nessepaiz...
muitos morrerão e não verão sequer o "buraco do tatu"....
As ratazanas das construtoras e politicos devem estar lambendo os beicoes com as proprinas e superfaturamentos que vao rolar... RS eh um estado fortemente petralha, a petrobras fechou a torneira as boquinhas tem que ser alimentadas por outros buracos.
ResponderExcluirO Prefeito deveria ao menos terminar suas vinte obras inacabadas, para depois se lançar na aventura do metro.E, se não tiver a Av. Grecia pronta até a Av.do Forte e aberta a seguir mais uns trezenetos metros até Av. Dom Ponce de Leon e terminar as
ResponderExcluirtrês passagens de nível na Carlos Gomes/Dom Pedro, seria mais uma grande irresponsabilidade deste Prefeito pouco hábil na Gestão Pública,tocar esta obra, pois POA vai parar de vez.
ESTES CARAS SÃO UNS FDP TODOS, NÃO CONSEGUEM NEM TAPAR OS BURACOS DA CIDADE, NÃO TEM BAIRRO QUE NÃO ESTEJA ESBURACADO POR OBRAS INACABADAS E AINDA QUEREM COMEÇAR O QUE TODOS SABEMOS QUE NÃO TERMINARÁ.
ResponderExcluirEnquanto não sai o Metrô de Porto Alegre os Porto Alegrenses estão convidados a passearem no Metrô de São Paulo que o Governo Federal não coloca um tostão a fundo perdido,só como empréstimo do BNDES e olhe lá.
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