RBS diz que o governo Dilma manipulou as tarifas

Só agora a RBS parece constatar que o governo Dilma Roussef e o PT mentiram desbragadamente sobre o bom estado dos preços administrados, quando na verdade tudo era mantido artificialmente para iludir o eleitor e embretar o adversário. Leia o editorial de hoje da RBS sobre o caso, intitulado "Manipulação de Tarifas". O título é intencional e covardemente mantido impessoal pelo jornal Zero Hora, mas por trás do verbo está o sujeito oculto, governo do PT. Leia:

Preocupado com possíveis efeitos eleitorais, o governo federal demorou a se decidir pelo reajuste da gasolina, definido no final da última semana em 3%. É evidente que a campanha política contribuiu de forma decisiva para o adiamento deliberado, apesar da defasagem no preço, que não era corrigido há um ano. A consequência disso é a perda de credibilidade nas atitudes governamentais, que tiram proveito de circunstâncias políticas, na tentativa de interferir nas escolhas dos eleitores. Fez parte da mesma estratégia o tão propalado combate ao aumento dos juros, repetido durante os debates, para que, numa decisão inversa à retórica, o Banco Central optasse exatamente pela alta da taxa básica.

São contradições entre o discurso e a prática, com as quais o governo terá de conviver nos próximos meses, para que faça correções de rumo na política econômica. A margem de manobra, para a atualização dos preços administrados, é cada vez mais estreita. Além dos combustíveis, reajustados aquém do previsto para que a Petrobras recupere perdas acumuladas pelo congelamento dos preços, o governo se defronta com a questão das tarifas da energia elétrica. Também nessa área há um represamento de aumentos, igualmente provocado pelas manobras políticas governistas no ano da eleição. Somente de janeiro a outubro, a energia teve alta média, pelo IPCA, o índice oficial de inflação, de 14,55%.

A manipulação do período de reajuste fará com que os custos da luz para todos, do consumo doméstico à indústria e aos serviços, tenham mais impactos ainda este ano. Em alguns Estados, está prevista a liberação de reajustes represados de até 20%. O estrago de aumentos desse porte é muito maior nas camadas de baixa e média renda, cujas contas de energia têm peso relativo significativo no conjunto de despesas da família. São efeitos distribuídos por toda a economia, como a alta da gasolina, que irá contribuir com aumento de 0,11 ponto percentual na inflação do ano. Parece pouco, mas pode ser o suficiente para que o IPCA de 2014 ultrapasse o teto da meta, fixado em 6,5%.

8 comentários:

  1. este pessoal da RBS não vale nada. Joga qualquer jogo pelo poder. Lamberam as botas do tarso e o saco da Dilma e agora querem se fazer de isentos. Eu boicoto qualquer coisa deles, já cancelei até a propaganda que minha empresa fazia na radio Itapema. Dá para viver bem sem eles.

    ResponderExcluir
  2. Depois das eleições querem latir. Tudo onda. Isso só mostra o nível de peleguismo dessa gente.

    ResponderExcluir
  3. 4 anos dá tempo de esquecer tudo e seguir votando (e apoiando) os ladrões...

    ResponderExcluir
  4. Esse governo do PT, mente na maior cara de pau e o povo com mentalidade bovina, nada contra os ruminantes, acredita e vota nelles.

    ResponderExcluir
  5. Jura que eles não sabiam antes?
    Só fingiam desconhecer para não sofrerem perseguição petralha!
    Causa repulsa!

    ResponderExcluir
  6. As tarifas? Manipulam tudo (e todos que con seguem!!!)... Lembremos a época do nazismo, quando alguns conseguiram fugir da Alemanha porque se informaram com antecedência; porém, milhões acreditaram nas manipulações do PT da época, esperando a situação estabilizar-se: morreram nas atrocidades, milhares foram assassinados pelos psicoPaTas: Brasil do PT segue mesmo rumo, transfere renda e financia Cuba e demais ditaduras de onde onde há dezenas de milhares de infiltrados por aqui: https://www.facebook.com/video.php?v=403335213144349

    ResponderExcluir
  7. Anônimo das 09:25, parabéns !!!

    Fiz o mesmo que tu, não acredito em nada que venha da RBS, acho tudo um lixo, sem falar na orgia de programas-chuteira, coisa nojenta.

    Não é à toa que o RS se transformou num Maranhão de grife: graças à irrelevante e imprestável imprensa guasca e bombachuda !

    ResponderExcluir
  8. O slogan da Folha de S Paulo era: "De rabo preso com o leitor"

    ZH poderia adotar um slogan parecido: "ZH, com o rabo no meio das pernas "

    São uns baita cagões.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/