Saiba por que na pesquisa estimulada, a que vale, Tarso, Ana Amélia e Sartori estão empatados. Datafolha e mídia mudaram a leitura no último dia.

Datafolha e os demais grandes institutos só divulgaram votos válidos, coisa que até aqui não tinham feito. A comparação correta, portanto, é com os votos estimulados, lista completa, como vinha ocorrendo, embora votos válidos sejam números relevantíssimos.

. É o modo usal de medir a evolução das intenções de voto.

. Na estimulada, Tarso tem 31%, Ana e Sartori estão empatados com 25%. Como a margem de erro é 3% para cima e para baixo, pode-se dizer, como dizem todos os jornais, revistas, rádios, TVs, políticos, analistas: a disputa está empatada. Basta reduzir 3% de Tarso e aumentar 3% de Ana e Sartori para chegar a este resultado. É para isto que os institutos apontam margem de erro.

. Isto significa que as eleições de hoje para governador sairá no detalhe de uma foto, como acontece no turge.

. Muitos leitores, eleitores, analistas e consultores de marketing político não destacam como devem, o verdadeiro empate técnico existente entre Ana Amélia, Sartori e Tarso Genro, considerando-se a pesquisa de ontem do Datafolha.

. É incorreto trabalhar apenas com os votos válidos para chegar a alguma conclusão, até porque se desconsideram os votos dos eleitores em trânsito, dos demais candidatos, brancos e nulos e indecisos, um formidável número que chegou ontem a 17,5%, praticamente 1/5 do eleitorado gaúcho. Veja:

Vieira da Cunha, PDT: 2%
Robaina, PSOL: 1%
Outros candidatos juntos: 0,5%
Brancos e nulos: 3%
Indecisos: 11%
TOTAL - 17,5%.

. Outro dado: existem  muitos eleitores em trânsito. Não dá para fazer previsões. O Rio Grande do Sul pode surpreender muita gente. Um dia antes do pleito,

. O jogo não está jogado. Há um mês e meio, o peemedebista tinha apenas 7% dos votos, contra 39% da pepista e 30% do petista. Sartori subiu em velocidade geométrica, mas na última amostragem nãomostrou - nem poderia - o mesmo ímpeto, batendo no seu teto. A disputa está empatada no segundo turno: 51% a 49% para Tarso contra Ana Amélia e 50% a 50% no caso de disputarem os candidatos do PT e do PMDB.

10 comentários:

  1. As pesquisas estão sendo usadas para que sejam tirados os votos da Ana Amélia, isto é induzir os eleitores anti-petralhas e os indecisos a migrarem para o Sartori e dividir a oposição, ou até mesmo votarem em branco ou anular como maneira de protesto!
    É Ana Amélia aqui -Nº 11
    É Aécio lá- N º 45
    Não votem em petralha ou candidato que apoia o PT, nós precisamos acabar com essa roubalheira e incompetência!

    ResponderExcluir
  2. o PDT esta pagando o preco por se tornar subsudiario do PT, vergonha

    ResponderExcluir
  3. e esse alceu collares e um dos pricipais responsaveis, vendeu sua biografia por um carguinho na itaipu, ridiculo, que vergonha

    ResponderExcluir
  4. Sartori está no segundo turno. Tarso e Ana amelia disputam o segundo lugar.

    ResponderExcluir





  5. Frases filosóficas do metarmofose Ambulante – o noço Guia









    Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

    Por Carlos I. S. Azambuja




    - "Não é mérito, mas, pela primeira vez na história da República, a República tem um presidente e um vice-presidente que não têm diploma universitário. Possivelmente, se nós tivéssemos, poderíamos fazer muito mais" (Primeira Leitura 13/09/2003 e Radiobrás)



    - "Estou vendo aqui companheiros portadores de deficiência física. Estou vendo o Arnaldo Godoy sentado, tentando me olhar, mas ele não pode me olhar porque ele é cego. Estou aqui à tua esquerda, viu, Arnaldo! Agora, você está olhando pra mim..." (Site da Radiobras, 27/06/2003)



    - "Há males que vêm para bem". Ao agradecer ao presidente da Rússia pelo apoio que seu país estava dando às investigações do acidente de Alcântara, quando morreram 19 técnicos (Citação reproduzida por vários jornais)



    - "Tem lei que pega e tem lei que não pega. Essa do Primeiro Emprego não pegou" (www.estadao.com.br/ext/politica/palavra.htm)



    - "Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta” (falando no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2004; Radiobrás da data e vários jornais)



    “Um brinde à felicidade do presidente Al Assad". O presidente sírio não se levantou nem ergueu a taça porque os muçulmanos não ingerem bebidas alcoólicas (Tribuna da Imprensa, 4 de dezembro de 2003)

    - "Daqui a dois ou três anos possivelmente não estaremos aqui, talvez sejam outros. E nem será o Tony Blair que estará convidando, será outra pessoa". Em reunião de Chefes de Estado em Londres, onde o regime é parlamentarista e o mandato do primeiro-ministro não tem prazo para acabar (O Globo, 15/07/2003 e jornais do mundo inteiro)



    - "Um país que constrói um monumento daquela magnitude tem tudo para ser mais desenvolvido do que é atualmente”. Na Índia, referindo-se ao Taj Mahal, em 29 de janeiro de 2004 (Citado por Miriam Leitão, em O Globo de 01/05/2004)



    - "O governo tenta fazer o simples, porque o difícil é difícil”, na 1ª Conferência Nacional do Esporte, em 17 de junho de 2004 (Folha de São Paulo, 18/07/2004)

    - "O Atlântico é apenas um rio caudaloso, de praias de areias brancas, que une os dois países”. Falando no Gabão sobre a aproximação entre o Brasil e aquele país (O Estado de São Paulo, 27 de julho de 2004)



    - "O continente sul-americano e o continente árabe (???) não podem mais, no século XXI, ficar à espera de serem descobertos”. Falando na Síria, em 04 de abril de 2004 (Diário de Notícias, 04 de abril de 2004)

    - "O Brasil só não faz fronteira com Chile, Equador e Bolívia”. Falando a empresários, em Nova Iorque, no dia 23/06/2004, sem saber que temos 3 mil quilômetros de fronteira com a Bolívia (Revista Veja, 30 de junho de 2004))

    - "Eu fui agora ao Gabão aprender como é que um presidente consegue ficar 37 anos no Poder e ainda se candidatar à reeleição". Em conversa com o presidente da Costa Rica, Abel Pacheco, 17/08/2004 (Folha On Line, 22 de agosto de 2004)


    - “Não tem outro jeito. Se você conhecer uma pessoa muito idosa esquerdista é porque ela está com problema. Mas se você conhecer uma pessoa muito nova de direita, também está com problema“ (Lula, jornal Zero Hora, 12 de dezembro de 2006).




    Considerando a reação negativa dos velhos kamaradas, no dia seguinte Lula disse ter falado por “brincadeira”.._,_.___




    Vou parar por aqui...por falta de espaço.





    Carlos I. S. Azambuja é Historiador.



    Postado por Jorge Serrão às 00:01:00 Nenhum comentário:

    Enviar por e-mail

    BlogThis!

    Compartilhar no Twitter

    Compartilhar no Facebook

    Compartilhar no Orkut

    Compartilhar com o Pinterest



    ResponderExcluir
  6. editor coitado acredita no Papai Noel , coelhinho da páscoa,saci perere,boitatá

    ResponderExcluir
  7. No Japão o Aécio esta ganhando de lavada...Urnas já computadas.

    ResponderExcluir
  8. Tendo em vista as pe$qui$aa$ dos in$tituto$ de pe$qui$a$ estarem ajustando as contas de chegada, podemos supor que pode dar inclusive Ana Amélia e Sartori em um segundo turno.

    ResponderExcluir
  9. TIRIRICA PLAGIADO acredita numa LULA e numa MULA!

    ResponderExcluir
  10. É mais fácil ligar para pai de santo do que levar fé em pesquisas, cadê o PROCON?
    E os professores de estatística
    não tem nada a dizer? Digam e
    mostrem que estatística é ciência,
    e não o que está sendo feito,
    charlatanice pura.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/