Conheça o programa (software) que identifica os IPs do Palácio de Dilma usados para difamar adversários e caluniar jornalistas

Ao lado, Dilma com o blogueiro alegre de Dilma Bolada.



O programa que identifica o IP, o Protocolo de Internet,uma espécie de DNA do computador usado, chama-se  @brwikiedits. Ele divulga no Twitter quando um verbete na Wikipédia é alterado por um computador do governo. A inforemação é do jornal O Globo de hoje. 

. Isto significa que um governo não precisa de 90 dias para saber de que computador do Palácio do Planalto e quem o usou para difamar jornalistas e políticos.

. O @brwikieditrs não está sozinho na empreitada. O @parliamentedits, por exemplo, presta serviço semelhante, entregando as vezes em que um computador do Parlamento inglês faz alguma modificação. O mesmo faz o @congressedits, mas com o Congresso americano.

. Foi este que serviu de inspiração para o desenvolvedor Pedro Felipe Melo Menezes, de 18 anos, que criou a versão brasileira do serviço no início de agosto. Morador de Natal, ele explica que buscou o registro dos provedores do governo e, a partir daí, encontrou os IPs. Sempre que há uma alteração, é seu robô que publica no Twitter.

— O programa em si já existia, e seu código de programação é livre. Só precisei adaptar com os IPs brasileiros. Sou da área de TI, mas gosto muito de acompanhar a política — conta o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

. Segundo Menezes, todos os órgãos federais já são monitorados pela ferramenta.

. O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que já foi aberta investigação para apurar a responsabilidade pela alteração do conteúdo, realizada por meio de um dos IPs administrados pelo Serpro.

13 comentários:

  1. Polibio:
    Novamente sabe no que vai dar isso ?
    N
    A
    D
    A
    NADA

    ResponderExcluir
  2. Já pensaram se fosse a CIA a fazer alterações falsas no perfil da Dilmá? Os petralhas já teriam transformado isto numa loucura.
    Como não é a CIA estão calados e mudos.
    Falta muita vergonha na cara nesse pessoal.

    ResponderExcluir
  3. E fossem os americanos heim?Que coisa mais baixa.

    ResponderExcluir
  4. so esse desgoverno lerdo e pateta precisa de 90 dias para apurar o que softwares comuns fazem em minutos...

    talvez segundos...

    a TI do Planalto é da idade da pedra, movida a lenha...

    igual a mentalidade dos que ocupam esse desgoverno petista medíocre e patético...

    ResponderExcluir
  5. vamos la, petezada, entreguem a cabeça do sujeito!

    quero ver foto estampada nos jornais...

    esses vermes vermelhos nao aprendem nunca....

    ResponderExcluir
  6. Mirian Leitão pode ter sido alvo de acerto interno na Globo:

    Luis Nassif

    Vamos juntar algumas pecas de quebra-cabeça.

    Peça 1 – a denúncia em si.

    O Globo transforma em denúncia o uso de um computador da rede wi-fi do Planalto para alterar o perfil de dois jornalistas na Wikipedia.

    A rede possui certamente mais de dois milhares de usuários internos do Palácio, incluindo a Sala de Imprensa. É um mero problema corporativo ao qual não está imune nenhuma grande corporação. É essa a razão de, em muitas empresas, o servidor bloquear acesso às redes sociais.

    Trata-se, portanto, de uma questão funcional menor que, dentro do padrão atual do jornalismo brasileiro, é tratado como escândalo.

    Até aí explica-se: coma falta de filtros jornalísticos até bocejo de padre vira escândalo.

    Peça 2 – a divulgação do conteúdo apócrifo no perfil de Mirian Leitão.

    Aí o quadro fica um pouco mais complicado.

    Qual a razão do jornal dar o destaque que deu às acusações a Mirian – envolvendo, inclusive, episódios menores ocorridos por ocasião da Operação Satiagraha? Não tem lógica. Transformou uma caso restrito de trollagem na Wikipedia, que até então passara despercebido, em tema nacional, expondo sua própria colunista de uma maneira aparentemente incompreensível.

    Incompreensível, talvez, para quem não acompanha profissionalmente os meandros do jornalismo.

    Peça 3 – o papel de Mirian no sistema Globo.

    Em temas econômicos, Mirian permanece representante do establishment financeiro.

    Mas, nos últimos anos, cresceu jornalisticamente, e ganhou luz própria em temas muito além dos financeiros.

    A dimensão pública que conquistou deu-lhe uma autonomia relativa de opinião em relação a parte da pauta, assim como para poucos outros jornalistas, como Jânio de Freitas.

    Abraçou bandeiras legitimadoras indo clara e corajosamente na contramão dos que passaram a definir a linha editorial do grupo, como na questão das políticas de cotas para negros, na denúncia dos crimes da ditadura. Sua posição certamente pesou na mudança da linha editorial do jornal, especialmente em relação aos crimes da ditadura.

    Teve inclusive a coragem de investir contra colunistas agressivos da nova direita.

    Talvez por aí se entenda melhor a represália de que foi alvo.

    Tempos atrás, a Folha abriu espaço em sua página de opinião para que um neocon agredisse dois repórteres que ousaram criticar o discurso anti-cotas de Demóstenes Torres no STF (Supremo Tribunal Federal). Na sequência, foi a vez de Jânio de Freitas sofrer ataques dentro do próprio jornal.

    A briga interna de O Globo não chegou a esse ponto. Mas a divulgação desnecessária da trollagem mostra que, por lá, a vingança se come a frio. Não foi represália das Organizações Globo, mas de grupos internos.

    Jogou Mirian aos leões da Internet que, por alguns dias, terão carne fresca para se refestelar.

    PS - Pessoal, para que não prosperem teorias conspiratórias: o episódio, se ocorreu, foi motivado por disputas internas, não como política da empresa contra sua colunista.

    ResponderExcluir
  7. Petista usando informática é como um elefante numa loja de cristais! Investigar os criminosos é fácil, a questão é que os outros elefantes estão obstruindo as passagens!

    ResponderExcluir
  8. Tem q fazer o impeachment da DILMA, onde já se viu essa coisa.

    ResponderExcluir
  9. Silêncio no mundo os Petralhas
    sumiram, sumiram. Estão fingindo
    que um dia tiveram pelo menos um pingo de vergonha.O mal da falta
    de vergonha passa logo, é puro
    fingimento.

    ResponderExcluir
  10. Petralhas canalhas ! Vamos varre-los do RS e do Brasil seus calhordas aproveitadores

    ResponderExcluir
  11. Nessas alturas, desconfio até do Palácio Piratini!

    ResponderExcluir
  12. É muito amadorismo destes petralhas medíocres que infestaram o palácio do planalto!

    ResponderExcluir
  13. Isso é uma máfia... só piorar a cada dia que passa.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/