Você pode ter o melhor plano de dados de internet que sua
operadora proporciona, mas tenha consciência de que nessa época da copa do
mundo haverá lentidão de tráfego de dados. No Brasil houve reforço de antenas 2G, 3G e 4G, porém com
o fluxo de pessoas fica praticamente impossível evitar o congestionamento das
linhas. Pense nos problemas como temos em épocas de Natal e Reveillon, agora
lembre que teremos milhares de pessoas a mais, causando uma sobrecarga no
sistema. O presidente-executivo do Sindtelebrasil, Eduardo Levy,
anunciou na Folha de São Paulo que os torcedores podem demorar mais do que
gostariam para publicar fotos nos estádios, ter uma diferença de quatro minutos
no tempo que gastaria normalmente. Reforço de Wi-fi? Apenas em metade das
arenas, sendo Brasília, Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, Manaus e Cuiabá.
Nos outros locais houve um impasse nas negociações que impediram a instalação
de antenas e um alívio para nossas operadoras.Para quem depende dos serviços de internet e de
telefonia, vale a orientação de adiantar o que for necessário, já que as pessoas
vão fotografar muito mais do que falar e, nesse caso, a fotografia consome
muito mais dados que o serviço de voz. Os moradores de Curitiba e São Paulo devem se preocupar
muito mais do que nos outros locais, já que são considerados os piores casos.
Em algumas áreas o sinal ficará inexistente. Outra situação é que com
tanto tráfego de dados e com horários de trabalho diferenciado por conta dos
jogos, muitas redes de empresas podem ficar instáveis.
Esse cenário se deve em muito à falta de infraestrutura
em telecomunicações motivada pela ausência de interesse do Poder Público em
estimular o seu crescimento. Da mesma forma a iniciativa privada tem sido
deficiente, não colocando à disposição serviços essenciais de qualidade e
eficazes, como é o caso da telefonia móvel e transferência de dados. No Brasil,
da arrecadação total do Governo Federal, muito pouco é destinado à
infraestrutura, ao contrário de países que visam o futuro a longo prazo.
Caso o consumidor venha a ter qualquer tipo de
irregularidade nos serviços prestados pelas empresas de telefonia, seja em
relação à transferência de dados ou ligações, o consumidor poderá apresentar
por escrito uma reclamação no site da Agência Nacional de Telecomunicações -
ANATEL (www.anatel.gov.br). Também é possível apresentar uma reclamação por
escrito ao PROCON de seu município que notificará a empresa para prestar
esclarecimentos. Também recomenda-se, em casos mais graves, que o consumidor
busque o auxílio de um advogado ou defensor público para analisar a
possibilidade de ingressar com uma ação judicial.
- Dr. Luciano Duarte Peres é especialista em direito
financeiro e presidente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Bancário.
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