Petrobrás admite aumento dos preços dos combustíveis para este ano

A agência Reuters informou esta tarde que a Petrobras avalia o momento em que deve aplicar metodologia de reajuste de preços de combustíveis "este ano ainda", segundo disse a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, em teleconferência para comentar o resultado do primeiro trimestre. Leia tudo:

. Segundo a executiva, todos os meses a direção apresenta ao Conselho de Administração dados de produção, capex, a evolução de preços e a "não paridade de diesel e gasolina" na comparação com os valores do mercado internacional.

. "Estamos avaliando o momento em que devemos fazer a aplicação da metodologia esse ano ainda", disse ela, comentando um dos fatores que tem impactado o resultado da estatal, devido ao controle de preços imposto pelo governo, sócio majoritário, na tentativa de conter a inflação no país.

Segundo Graça Foster, como ela prefere ser chamada, o câmbio ajudou a Petrobras a reduzir a disparidade na comparação com os valores externos.

CLIQUE AQUI para ler tudo no site da Reuters.

11 comentários:

  1. ...mas só depois das eleições!

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  2. duvideodó!

    em ano de eleição e com a governantA caindo pelas tabelas?

    sem chance alguma...

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  3. Tá, mas e o aumento da semana passada foi o quê? Agora os preços voltaram pros R$ 2,8x. Mas por alguns dias a comum bateu em R$ 3,00.

    Aquilo foi apenas o cartel sincronizando e testando a comunicação??

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  4. Políbio,

    Com relação ao cambio, há forte manipulação do BACEN para salvar a Petrobras.

    Em JAN 2014, a Petrobras lançou seu plano de negócios com o dolar a R$ 2,24.

    É só olhar a cotação e a quantidade de swaps que o BACEN joga no mercado.

    Para salvar a PETR, vão rebentar o resto da indústria exportador!!

    JulioK

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  5. Só depois das eleições para não assustar os eleitores?

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  6. Governo vai aumentar o teor de etanol na gasolina para 30%. Hoje essa garapa tem 25% e em cada 4 litros de gasolina, um litro é de álcool. Agora vai passar para 3 litros de gasolina, vai ter um litro de álcool.

    O litro da gasolina importada dos EUA (o petróleo brasileiro só serve para fazer oleo diesel e asfalto) está em R$ 3,50 e a petrossauro segurando preço para evitar inflação. Vai aumentar os combustíveis baseado na inflação 6,5% antes das eleições e depois vem aumento de 25%, aí estarão garantido as eleições e podem estrilar que estarão cagando e andando nos próximos 4 anos.


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  7. Maria "sem graça" Foster...

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  8. Podem subir o preço, agente compra menos, ou vão nos obrigar a comprar.

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  9. A comPeTência da cumpanherada PeTralha é impre$$ionante!
    Com estes quadrilheiro$ não há auditoria, tribunal de contas e Receita Federal que meta a mão.
    Já com os que trabalham, pagam e descontos imposto a fonte e procuram andar na linha, aí elles se apresentam com todas as leis possíveis e imagináveis para nos esfolar.

    Vem aumento de combustíveis aí. Para que servirá este AUMENTO? Para amenizar o prejuízo causado por esta turba de incomPeTentes como o do exemplo abaixo:

    Maria das Graças Foster, a PresidenTe da PeTrobras deixou enterrada uma máquina de
    R$ 58 milhões para evitar atrasos no gasoduto Caraguatuba-Taubaté, previsto para março de 2011.
    Conhecido como Gastau, o gasoduto era uma obra incluída no PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) para levar o gás natural extraído da bacia de Santos (campos de Mexilhão, Uruguá, Tambaú e no Pré-Sal) até Taubaté, transpondo a Serra do Mar por um túnel de 5 km de extensão com saída no município de Paraibuna.
    Obcecada pelo cumprimento de metas, Graça, como gosta de ser chamada, autorizou o abandono do equipamento, um perfurador de rochas para túneis.
    De origem italiana, ele entrou no país em regime de comodato para atender a Schahin, responsável pela construção do túnel.
    A Schahin pediu pelo menos 13 aditivos contratuais que não somente encareceram a obra como provocaram um atraso "aquém do esperado", segundo a Petrobras.
    O túnel e seus poços permitiriam a passagem do gasoduto que estaria interligado, já no planalto, ao sistema de distribuição da Petrobras.
    A estatal já tinha fechado contratos de fornecimento do combustível para as usinas termelétricas, que gerariam energia para o setor elétrico.
    Cálculos iniciais da equipe de Graça Foster previam que a retirada da tuneladora após o término da perfuração poderia atrasar o início do escoamento do gás em seis meses.
    Graça decidiu então autorizar um aditivo contratual permitindo a perfuração de 140 m de túnel, criando uma câmara onde a tuneladora de 130 m de comprimento seria abandonada.
    A decisão foi aprovada pela diretoria executiva da Petrobras no fim de 2010 e implementada no início de 2011.
    Mas, para isso, a Petrobras teve de comprar a máquina da italiana Ghella por R$ 58 milhões. Graça pediu um desconto e o negócio saiu por R$ 51 milhões, já contando impostos e outros encargos.
    Resultado: hoje a tuneladora está enterrada a 540 metros acima do nível do mar, o que permitiu que o gasoduto entrasse em operação em março de 2011, dentro do cronograma previsto.
    NADA DE MULTA
    A retirada da tuneladora provocaria atraso porque o túnel só tem uma entrada. Após o término da escavação, os funcionários precisariam desmontá-la e retirá-la voltando pelo túnel, uma jornada de até 40 dias.
    Já em junho de 2010, nove meses antes do início do escoamento da produção de gás, foi apresentada à diretoria a proposta de abandono.
    Em julho, a Schahin pediu o primeiro aditivo contratual com adiamento de cronograma. No total foram 13 aditivos e quase R$ 150 milhões a mais pagos à Schahin.
    De acordo com o contrato, a cada dia de atraso haveria um pagamento de multa diária equivalente a 0,1% do valor do contrato, cuja cifra inicial era de R$ 223 milhões. A Petrobras não cobrou as multa da Schahin.

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  10. Alberto/NH das 08:23h, não seria ainda mais adequado Maria "desgraça" Foster?

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  11. Ou pode ser também: Maria "queraça!" Foster, hehehe.

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