Cidades históricas e culturais, inclusive do RS, passam a ser promovidas no exterior

As cidades históricas e culturais brasileiras terão, pela primeira vez, o apoio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na promoção de suas atrações no exterior. A estreia está marcada para setembro, em Paris, na Top Resa, a principal feira de turismo da França. Serão beneficiados 12 municípios que detém o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco: São Miguel das Missões (RS), Salvador (BA), Brasília (DF), Cidade de Goiás (GO), Olinda (PE), São Luís (MA), Diamantina (MG), Ouro Preto (MG), Congonhas (MG), São Raimundo Nonato (PI), São Cristóvão (SE) e Rio de Janeiro (RJ). 

. O anúncio foi comemorado pelo superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, que também é coordenador da área de Turismo da CNM. “É a primeira vez na história que as cidades históricas e culturais estão na lista de prioridades da Embratur e do Ministério do Turismo”, destacou. Dalma Andrade informou que as 12 cidades ganharam a produção de um material específico de divulgação, que inclui vídeo institucional, livro e imagens para divulgação no exterior.

. A França foi escolhida para a estreia do projeto de divulgação das cidades históricas brasileiras por ser um capital de repercussão mundial e por ocupar o 8º lugar no ranking de países que mais enviam turistas ao Brasil. 

Ações aprovadas

Os participantes do evento também aprovaram os primeiros projetos que serão desenvolvidos a partir de agora para incentivar o turismo em outras 180 cidades históricas e culturais do país. O primeiro deles é a produção de um livro em vários idiomas sobre as 12 cidades que são Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e uma exposição desses municípios nos países onde a Embratur têm escritório, como Itália, França, Espanha e Inglaterra. Na segunda fase deste projeto, que agora entra na fase de captação de recursos, será feito um livro nos mesmos moldes com as 180 cidades que são Patrimônio Nacional. Ainda foi deferido a realização de um aplicativo para smartphone chamado de “Museu sem Paredes”, que cria uma interação dos turistas com os sítios históricos brasileiros. Por fim, foi aprovada a realização do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura no Rio Grande do Sul, com promoção da Famurs e da CNM, com apoio da Associação Brasileira das Cidades Históricas Turísticas e a Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/