Ex-ministros do Supremo contestam mentiras de Renan para criar 'CPI combo'.

A grosseira falsificação e a canalha mentira aplicada pelo senador Renan Calheiros, tudo para favorecer a organização comandada pela troika Lula-PT-Dilma, são desmascaradas conforme documentos ao lado. Clique para aumentar e ler melhor. 



Senador cita jurista Paulo Brossard, nos anos 1990 para estender os temas da comissão, mas este reage: ‘Eu nunca disse isso’

Os jornalistas Andreza Matais e Ricardo Brito, jornal "O Estado de S. Paulo", informam hoje que o Senado mudou o sentido de uma decisão do Supremo Tribunal Federal para justificar a criação de uma "CPI combo" da Petrobrás. Ao defender sua posição favorável à investigação, na CPI, de vários fatos desconexos, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que um habeas corpus concedido pelo Supremo na década de 90 "pacificou" o entendimento da Corte máxima de que "novos fatos determinados podem ser incorporados ao rol inicial" dos pedidos de CPIs. Leia tudo:

A comparação da frase de Renan com o texto original - do então ministro Paulo Brossard - revela, contudo, que a frase citada por Renan foi editada e seu contexto alterado. Em entrevista ao Estado, Brossard disse nesta quarta-feira, 9, que a Corte entendeu que não se pode incluir novos fatos no pedido inicial da CPI. Tal acréscimo, se houvesse fatos ligados, só poderia ocorrer no curso de uma investigação. Segundo o ex-ministro, se no decorrer das investigações forem descobertos novos fatos sem qualquer conexão com o objeto inicial da CPI, novas comissões de inquérito deverão ser instauradas. A decisão do Supremo foi unânime.

- Não, eu nunca disse isso", reagiu Brossard. "Uma das ideias centrais da CPI é justamente que a investigação deve recair sobre um fato certo. Não pode ser sobre dois, três, quatro temas. De forma alguma! Vai terminar a legislatura, o século e não vai dar tempo de investigar nada. Significa não fazer investigação nenhuma. Me lembro perfeitamente que eu disse que nada impedia que, descoberto um fato novo congênere à investigação, seria irracional fechar os olhos. Mas tem que ser algo intrínseco ao escopo da CPI.

. Para o ex-ministro e ex-presidente do STF, Carlos Veloso, que participou daquele julgamento, a decisão deixa claro que não é possível acrescentar novos fatos ao pedido inicial de criação da CPI. Ele classificou como "fraude" a atuação da base aliada no caso da comissão destinada a investigar a Petrobrás. "Não poderia aditar o requerimento porque haveria uma fraude ao direito da minoria".

. Seu entendimento, também, é que não há "caminho" para se ampliar o escopo da CPI, conforme proposta dos governistas. "(O pedido de CPI) preencheu os requisitos? Então tem direito para ser instalada", definiu, acrescentando que caberia aos governistas requerer outra CPI. "Tenham coragem de requerer a sua CPI e não se aboletar ao pedido alheio para fraudá-lo", criticou.

- Temas. A CPI da Petrobrás aprovada na CCJ do Senado destina-se a investigar contratos da petroleira, o porto de Suape, em Pernambuco e, ainda, contratos dos governos do Distrito Federal e de São Paulo com a Siemens para a construção de metrô. O plenário decidirá sobre o caso na terça-feira. O Supremo volta a se debruçar sobre o assunto provocado pela oposição, que tenta garantir o direito de instalar uma CPI dedicada apenas a investigar a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobrás. A relatora será a ministra Rosa Weber. 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre as mentiras de Renan, que se colocou a serviço das piores causas do governo e do PT. 

11 comentários:

  1. O que se pode esperar do CANGACEIRO DE ALAGOAS, senão FRAUDES E MAIS FRAUDES. Ele também se beneficia com a turma do PT. Está tudo contaminado, e este pessoal só vai deixar o serviço público pelo qual foram eleitos na base do fuzil.

    ResponderExcluir
  2. Ta e ninguém vai pleitear uma PUNIÇÃO a Renan,afinal o presidente do congresso FALSIFICOU UM DOCUMENTO OFICIAL, serve para ser CASSADO

    ResponderExcluir
  3. Nada de novo no front da canalhice governista...

    ResponderExcluir
  4. Bem, um país em que um vigarista é presidente do Senado, dá para esperar o quê ?

    ResponderExcluir
  5. Brasil, país da chinelagem.

    ResponderExcluir
  6. Entregaram a Presidência para um CANGACEIRO, esperar coisa boa, é utopia. Tem que mandar uma "volante" para acabar com ele e demais cangaceiros que estão no Congresso.

    ResponderExcluir
  7. Num Pais aonde um vagabundo, o Aecio PÓ..., que nunca trabalhou na vida, hoje um caboclo BILIONARIO nas Minas Gerais, e candidato a Presidente, qual e a surpresa?

    ResponderExcluir
  8. Esse canalha do Renan foi colocado lá, justamente para isso!

    ResponderExcluir
  9. Bom uma país em que uma guerrilheira e comerciante falida de loja 1,99 é Presidente da República, dá prá dizer o quê?

    ResponderExcluir
  10. Esse é da mesma corja dos cafajestes petralhas, portanto não é de admirar sua posição. Há muito que o congresso virou um antro de corruptos, legitimo prostíbulo de safados.

    Alagoas é pródiga em produzir políticos safados, como Collor e Renan Calheiros!!!





    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/