Operação Ourives apurou roubalheira de cinco funcionários no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre

O Ministério Público Estadual encaminhou denúncia à 9ª Vara Criminal do Fórum Central da Capital contra cinco pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema que teria lesado 137 associados do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. O grupo teria desviado R$ 1,4 milhão — apuração inicial era de R$ 5 milhões.

.O golpe se materializou entre janeiro de 2004 e junho de 2012, envolvendo o ex-funcionário da tesouraria do sindicato João Carlos Galbarino Amaral, 46 anos, e outros quatro amigos, que serviriam de "laranjas" (concordavam com depósitos das quantias desviadas em suas contas em bancos). Um deles, Erni Menezes Flores, 50 anos, tinha sido integrante do conselho fiscal do Sindbancários em anos anteriores. Eles foram denunciados por estelionato e formação de quadrilha.

. Os próprios dirigentes sindicais determinaram uma inspeção interna e depois contrataram uma auditoria externa que confirmou o golpe, resultando no afastamento de Amaral. A partir daí, a Polícia Civil foi acionada. Municiada com documentos fornecidos pelo sindicato, a Delegacia Fazendária (Defaz) deflagrou a Operação Ourives. 

11 comentários:

  1. Um dos maiores indicadores de atraso no Brasil é o imposto sindical obrigatório, criado na Era Vargas. O PT/PMDB que gostam tanto de desconstruir o passado, porque não acabam com essa aberração do impostos sindical obrigatório? E aproveitem também e acabem com o voto obrigatório, outra aberração!

    ResponderExcluir
  2. SINDICATOs, é UM covil de najas!


    SINDICATOS, escola da roubalheira institucionalizada;

    SINDICATOS, criadouro de PTRALHAS ladrões de trabalhadores.

    SINDICATOS, origem de dinheiro para campanhas politicas.

    FORA! SANGUESSUGAS.


    ResponderExcluir
  3. Políbio,

    Casualmente foi de Sindicato de bancários que saíram alguns dos envolvidos no Mensalão e nas falcatruas do PT!!

    Jentiboa!!

    JulioK


    ResponderExcluir
  4. NÃO DÁ NADA.
    O JUDICIÁRIO É PT-BOLIVARIANO.
    O STF É PT-BOLIVARIANO.
    NÃO DÁ NADA, É SÓ PARA FAZER DE CONTA QUE SÃO SÉRIOS. HA, HA, HA...

    ResponderExcluir
  5. Os Sindicatos deveriam sofrer auditorias constantes,são verdadeiras caixas pretas.Transparência não faz mal a ninguém,ou faz?

    ResponderExcluir
  6. Os sindicatos estão na sua grande maioria dominados pela esquerdália que, só estão fazendo o que sabem fazer, formação de quadrilha e roubar o dinheiro alheio, como no Senergisul (sindicato dos eletricitário do rio grande do sul), em que alguns dos seus diretores, já deveriam estar na cadeia.

    ResponderExcluir
  7. A maioria dos sindicatos, se forem auditados seriamente, terá comprovadas sérias irregularidades, pois são parte do mesmo esterco que pariu nossos últimos 13 anos de desgoverno.

    ResponderExcluir
  8. Como sindicatos tem CNPF podem ser enquadrados como QUADRILHA, não é mesmo Dra. Rosa Weber?

    ResponderExcluir
  9. Tbém faço parte de um sindicato (Sindicato dos Técnicos Científicos do RS) em que ocorreram desvios de verbas da antiga diretoria e até agora nada de punição aos larápios. A contribuição facultativa acabaria com essa fara dos sindicatos, mas para isso acontecer talvez tenhamos que passar por uma revolução.

    ResponderExcluir
  10. SANTO DEUS!
    COMO SE FURTA E ROUBA NESSE PAÍS ESCULHAMBADO PELAS ESQUERDAS!

    ResponderExcluir
  11. Recomento ler: "Chinelos da impunidade".Entrar no Google,matéria da Folha de São Paulo.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/