O IPCA-15 de março, divulgado pelo IBGE, apontou uma inflação de 0,73%.

“A inflação de 0,73% apurada pelo IPCA chama a atenção sobretudo pela alta dos preços dos alimentos, o que resultou em uma variação acumulada em 2014 de 2,11%”, de acordo com o que informou esta tarde ao editor o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian. É dele a análise a seguyir:

- O comportamento dos preços constitui um desafio para a política monetária do Banco Central do Brasil, já que o IPCA-15 mostrou uma aceleração nesses preços causada tanto por choques de oferta quanto de demanda.  Como a política monetária impacta a demanda e não tem efeito sobre os choques de oferta, o professor salienta que “aumentou a possibilidade de a inflação de 2014 encerrar o ano com um valor bem próximo do teto da meta, que é de 6,5%. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/