Governo finalmente admite que acendeu sinal amarelo na área de energia

O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann,citou nesta quarta-feira, o relatório da última reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), realizada na semana passada, que alterou de "baixíssima" para "baixa" a probabilidade de risco de para o abastecimento de energia, e admitiu que a mudança no termo ocorreu devido a um mês de fevereiro ruim em chuvas.

— Mas a não ser que ocorra uma seca pior do que se planejou, o sistema será atendido adequadamente — ressaltou.

. Márcio  Zimmermann, disse que o governo acendeu o"sinal amarelo" a respeito do nível dos reservatórios.

. O secretário executivo tentou minimizar as avaliações de que a grande necessidade atual de despacho de usinas térmicas no país seja uma crise. Em apresentação na Câmara dos Deputados, ele disse que o uso dessa eletricidade mais cara no Brasil ainda está muito abaixo do verificado em outros países.

A geração térmica muitas vezes é colocada como problema de crise, mas 68% da energia do mundo é térmica. No Brasil, quando se estão gerando muitas térmicas isso é só 20% da nossa energia — afirmou, em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

. Ele informou que, dos quase 16 mil megawatts (MW) médios de térmicas disponíveis no país, cerca de 10 mil MW são usinas a gás natural. O secretário voltou a dizer que o Brasil está hoje em equilíbrio estrutural, dentro do planejamento cujo critério de risco tolera um déficit de 5%. Ou seja, segundo ele, não há risco de racionamento.

Mas hoje temos sobra de 6 mil MW médios, e muitos projetos de usinas à frente — completou.

Ainda assim, Zimmermann relatou que em janeiro e fevereiro a pior seca do Nordeste coincidiu com secas de Sudeste e Sul. De acordo com ele, ainda que em março as chuvas não estejam sendo fortes, as primeiras precipitações já começaram a ajudar o Sudeste, onde estão os principais reservatórios do país.

4 comentários:

  1. Renato Aragão recebeu alta.

    ResponderExcluir
  2. que bando de antas. Quando li a nota estou certo que a classificação segue a cartilha PT.
    de ruim para pior segue:
    BAIXÍSSIMO,
    BAIXO,
    quase baixo,
    perto de baixo,
    baixando,
    ainda ta baixo,
    SÓ NÃO ADMITEM QUE DEVERIAM TER FEITO ALGUMA COISA... É IGUAL QUANDO A CAGANEIRA VEM, QUANDO VAI VER, JÁ SE BORROU.
    Nunca ANTAS deche paich fizeram tanta incomPeTencia.

    ResponderExcluir
  3. Tu vais ver quando o sinal vermelho atingir o rabo do povo brasileiro!
    O paíz Cuba-brazil vai de mal a pior.

    ResponderExcluir
  4. E as térmicas gaúchas a base carvão criando aranhas e moscas. Tem que faltar energia para lembrarem do carvão. A Europa está desativando as usinas nucleares e investindo em carvão, até a "green" Alemanha está construindo térmicas a carvão, além da Inglaterra e França. Aqui um bando de ecochatos e ecoxiitas faz alarde contra o carvão, que hoje é a energia mais barata nos outros países, mas aqui é visto como crime ambiental.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/