Prefeitura de Porto Alegre adia licitação para exploração de 388 linhas de ônibus

Ficou para este ano a licitação das 388 linhas de ônibus de empresas privadas que circulam em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati havia prometido publicar a concorrência até dezembro, o que não ocorreu. A EPTC defende o prefeito, alegando que aguarda definição do Tribunal de Contas do Estado sobre o modelo tarifário que será utilizado.

- Outras licitações da Prefeitura de Porto Alegre que ficaram para 2014:

- Novos táxis = Até março, a EPTC deve lançar licitação para 105 novos prefixos;
- Revitalização da Orla do Guaíba = A Prefeitura de Porto Alegre aguarda a conclusão da revisão do Tribunal de Contas do Estado para poder publicar a licitação;
- Ciclovia da Sertório = O projeto executivo dos 12 quilômetros da ciclovia da avenida Sertório já foi finalizado. O edital depende da EPTC.


5 comentários:

  1. ESSA DOS ONIBUS É BRONCA, CONSAGRA OU QUEIMA O PREFEITO.




    EDUARDO MENEZES

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  2. O Fortunati não licitará as concessões das linhas de ônibus em Porto Alegre.
    A ATP (Associações dos Transportadores de Passageiros)é tradicional financiadora de campanhas eleitorais de políticos em Porto Alegre.
    A proximidade do Prefeito com a ATP chega ser constrangedora, José Fortunati (PDT), nomeou como CC (cargo em comissão) na Procempa o filho do presidente da ATP.
    D 1994 até hoje, a tarifa de ônibus em Porto Alegre subiu 670,27%. Índice muito superior ao da inflação. O maior dos indicadores o IGP-M acumulou neste período 414,29% de alta.

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  3. O sistema de concessão de linhas de Porto Alegre é por permissão de serviços e nunca foi licitado antes.

    O valor foi distribuído entre os consórcios operacionais, que reúnem 13 das 14 empresas de ônibus da seguinte maneira:

    - STS – Sistema Transportador Sul: R$ 1,89 milhão. O STS reúne as empresas Belém Novo, Restinga Viação Teresópolis Carvalhada e Trevo. A licitação deve começar pelo lote do STS que possui 166 linhas na bacia Sul – 29,37% do sistema

    - Conorte – Consórcio Operacional Zona Norte: R$ 6,34 milhões. Formado pelas empresas Navegantes, Sopal e Nortran. Opera a bacia Norte com 112 linhas de ônibus – 25,41% do sistema.

    - Unibus – União da Bacia Urbana Sudeste – Leste: R$ 3,49 milhões. Opera 110 linhas – 23,15% do sistema e reúne seis empresas: Estoril, Gazômetro, Sentinela, Sudeste, Presidente Vargas e Alto Petrópolis.

    - Companhia Carris Porto Alegrense: empresa de capital misto que teve prejuízo de R$ 7,86 milhões em 2011. O objetivo não é licitar as 37 linhas da Carris – 22,07% do sistema, mas torná-la 100% pública. Ela opera linhas transversais que ligam as bacias operadas pelos Consórcios.

    Diante destes números de lucratividade do sistema, não será nada fácil licitar e alterar o mercado de prestação de serviços em Porto Alegre. Somente a Carris fechou as contas no vermelho.

    As empresas de ônibus, pela ATP – Associação dos Transportadores de Passageiros, prometem entrar com ações de indenizações pelos investimentos realizados no sistema caso a licitação ocorra.

    http://onibusbrasil.com/blog/2013/04/15/porto-alegre-promete-licitacao-para-este-ano/

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  4. Estes picaretas não colocaram no sistema nos dois últimos anos, um Ônibus com ar condicionado, só aumentaram os mesmos no comprimento, e diminuirão a distância entre os bancos, tiraram a pouca inclinação dos assentos(encosto), COLOCARAM BANCOS QUASE DUROS, e portanto mais passageiros por carro, e a EPTC, não vê nada, é tudo cego, cambada de incompetentes.

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  5. Se nao resolveram nem aqla vigarice que se transformou as licencas pr Taxis, como e que irao resolver as outorgas pra exploracao de transporte urbano? Vc acredita em Papai Noel, editor? Porque vc nao pergunta pro ÇABIO Capelari, a razao de manter licencas de Taxis em maos de poucos. Haja vista que a concessao, assim como as vistorias da EPTC, devem ser realizadas PELO TITULAR? E se o ÇABIO Capelari nao tiver qualquer ideia pra resolver este "problema", sugiro esta: UM CPF, UM RG, UMA LICENCA, UMA PLACA, UMA CNH. Entendeu ou quer que desenhe?

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