Entenda a crise argentina

Em artigo na edição de hoje, o jornal O Estado de S. Paulo tenta explicar o estágio astual da crise argentina. Vale a pena ler tudo.

CLIQUE AQUI para ler reportagem de hoje do Valor: "Indústria suspende fornecimento e comércio remarca preços".

Tendo garantido, há oito meses, que um dos princípios de sua política econômica era "cuidar do valor da moeda" e, por isso, aconselhava os que pretendiam se enriquecer à custa da desvalorização do peso a "esperar outro governo", a presidente argentina, Cristina Kirchner, nada teve a declarar nos últimos dias. Seu governo não terminou, mas o peso se desvalorizou vertiginosamente. A queda na quinta-feira foi a maior desde 2002, quando a Argentina estava mergulhada numa grave crise financeira e política. Só em janeiro, a desvalorização é de mais de 20%. Uma discreta intervenção do Banco Central no mercado oficial de câmbio evitou que a cotação do dólar ficasse acima de 8 pesos.

Numa variação que vem sendo interpretada como a medida da desconfiança com relação à política econômica do governo argentino, a desvalorização do peso no mercado paralelo já era muito forte e acabou chegando ao mercado oficial, diante da reação quase complacente do Banco Central à alta do dólar nos últimos dias.

Como a economia, o governo está em crise e sem apoio popular. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

  1. Como assim "sem apoio popular"? Ela foi recentemente reeleita com mais de 2/3 dos votos válidos!!! Os eleitores conservadores não somaram nem 10%. O povo argentino, em sua esmagadora maioria, NÃO TEM DO QUE RECLAMAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É fácil entender,afastaram-se do mundo civilizado para entrar no túnel do tempo e viverem em 1917 época do Stalinismo Hoje com o nova nomenclatura,ou seja,Bolivarianismo.

    ResponderExcluir
  3. Não há necessidade de fazer caricatura. É a caricatura de sí mesma.

    ResponderExcluir
  4. VOU COMEÇAR A COMPRAR DÓLAR, ME ARREPENDO PORQUE NÃO COMPREI QUANDO ESTA A $2,15.



    EDUARDO MENEZES

    ResponderExcluir
  5. A Argentina é o Brasil amanhã.

    ResponderExcluir
  6. MAL DE FOTO E DE GOVERNANÇA

    POLIBIO NÃO PRECISAVA CASTIGAR "LA PETRALHA" COM A FOTO DE SEXTA FEIRA 13,CRUUUUUZES...

    OS ARGENTINOS SÃO OUTROS QUE MERECEM O GOVERNO QUE TEM,BOLIVARIANO,E EXTERMINADOR DO PROGRESSO,DAS LIBERDADES E DO LIVRE EMPREENDEDORISMO

    SE DILMA CONTINUAR O BRASIL VAI NA MESMA RETA

    O GOVERNO QUE PEDIRAM E ESCOLHERAM

    ResponderExcluir
  7. Pena do argentinos, governados por uma paralouca como o Brasil com a louca Dilma, filhote de outro paralouco LULÃO, o grande chefe ladrão.

    ResponderExcluir
  8. Argentina vai de mal a pior.

    ResponderExcluir
  9. Tomara que "los hermanos" consigam sair dessa sinuca. Normalmente, querendo ou não, sempre "respinga" alguma coisa prá nós aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  10. Pois que a Argentina quebre de uma vez, para parar de incomodar.
    Assim como nòs eles também não sabem Votar.

    ResponderExcluir
  11. "CADA UM COM O SEU CADA QUAL"

    PRINCIPIO DA AÇÃO E REAÇÃO

    CARRAPIXO NÃO DÁ ROSA

    VOTAM EM DEMAGOGOS E DEMAGOGAS, PARA TER ALGUMA VANTAGEM PESSOAL, AÍ DÁ NISSO, SEMPRE DEU,TÁ DANDO, SEMPRE VAI DAR.

    DEMAGOGIA E CARISMA, A FÓRMULA DE DESASTRE CERTO!

    OS DEMAGOGOS E "CARISMÁTICOS"ENGANAM UM TEMPO E QUANDO OS ENGANADOS SE DÃO CONTA, JÁ "COMPRARAM O PACOTE",O "BILHETE PREMIADO", E OS PIZZOLATOS DA VIDA,JÁ ESTÃO LONGE, APROVEITANDO DO BUTIN, E DAQUI A POUCO MAIS PETRALHAS O SEGUIRÃO.

    JAPÃO,CORÉIA DO SUL,INVESTIRAM NA EDUCAÇÃO DO POVO,ESCOLAS UNIVERSIDADES,PROFESSORADO A CHINA SEGUE O MESMO CAMINHO, E O BRASIL?

    ORA, NÓS "ESPERTOS" E EVOLUÍDOS BRASILEIROS,QUE TEMOS UMA PRESIDENTA QUE PUXA A ORELHA DA ALEMANHA E A ENSINA COMO FAZER AS COISAS, CONSTRUIMOS MEGAESTADIOS DE FUTEBOL,ARENAS QUE BREVE NÃO SERVIRÃO PARA NADA, MAS JÁ SERVIRAM!

    SIM ,JÁ SERVIRAM PARA ENCHER OS ESPERTOS GOVERNANTES DE DINHEIRO QUE FALTA NA EDUCAÇÃO,SAÚDE,ESTRADAS...

    LULA SE DEU O LUXO DE BOTAR UMA "GOVERNANTA" PARA PODER GOZAR OS CAPITAIS E RIR DA NOSSA CARA.

    AÇÃO E REAÇÃO, O POVO TEM O QUE MERECE,TEM O QUE MERECE, CADA UM COM O SEU CADA QUAL.

    PS.:PERGUNTEM AO JORGE GERDAU PORQUE ELE NÃO FAZ UMA ELEIÇÃO DEMOCRATICA PARA ESCOLHER OS DIRETORES E EXECUTIVOS DAS SUAS EMPRESAS.COM CERTEZA SERIAM ELEITOS MENTIROSOS DEMAGOGOS QUE EM UM ANO,DEMOLIRIAM O IMPERIO QUE A FAMILIA CONSTRUIU AO LONGO DE DÉCADAS,OS ELEITORES TERIAM DE VOLTA O RESULTADO DA AÇÃO ERRADA: PERDERIAM SEUS EMPREGOS PELA FALÊNCIA DA EMPRESA.

    PRESENCIEI VARIAS VEZES ISTO,AO LONGO DA VIDA,QUANDO A COMPETÊNCIA FOI SUBSTITUIDA PELA DEMAGOGIA.
    QUANDO OS ENGANADOS SE DÃO CONTA A VACA FOI PARA O BREJO E O ESPERTO ESTÁ LONGE E RINDO DOS TROUXAS.

    OBSERVEI QUE UMA GERAÇÃO QUE FOI ENGANADA NÃO CONSEGUE PASSAR PARA A OUTRA, ESTA INFORMAÇÃO ,NÃO ACONTECE ESTA "EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE"

    OS "NEODEMAGOGOS" CONTINUAM SENDO ELEITOS E ENGANANDO.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/