Abastecimento de energia elétrica ficará crítico a partir da semana que vem

Na próxima semana, a previsão é a de que continue ocorrendo chuva fraca a moderada nas bacias dos rios Uruguai, Jacuí, Iguaçu, Paranapanema e no Tietê. A maior térmica a gás do RS, AES Uruguaiana, 500 MW, continua desligada, simplesmente porque o governo federal não tomou precaucações, acertando com antecedência o envio de gás via Baia Blanca, Argentina. 

O quadro de abastecimento de energia hidrelétrica voltou a ser crítico no país. 

. A situação assemelha-se à apresentada em janeiro de 2013, quando o setor chegou a enfrentar momentos pré-crise de racionamento no consumo, embora os níveis dos reservatórios não estejam em níveis tão baixos como no ano passado. Devido à ocorrência de chuvas abaixo do normal, o Operador Nacional do Sistema (ONS) voltou a ligar mais térmicas para atender a demanda de energia elétrica na próxima semana (entre os dias 11 a 17 de janeiro de 2014), elevando o montante de despacho por ordem de mérito de 10.464 MW médios para 11.756 MW médios.

. De acordo com o boletim do ONS, publicado nesta sexta-feira, 10, desde o dia 30 de dezembro de 2013, a atuação de áreas de instabilidade na região Sul do país e a passagem de uma frente fria vêm ocasionando chuva fraca nas bacias hidrográficas desta região.


3 comentários:

  1. País pobre, povo consumista sem ter bem com o que, é isso aí.

    ResponderExcluir
  2. Aqui no RS a chuva fio boa para a agricultura e para as hidroelétricas.

    ResponderExcluir
  3. A CEEE já está providenciando p/ distribuição gratuita, p/ quem ficar sem energia, um "Kit" incluindo um pacote de vela e abanador!
    Brincadeira!!!! Será descontado na conta de energia.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/