Números de outubro livram economia brasileira da recessão. Em 10 meses, PIB cresceu 2,3%.

 Após ter recuado 0,5% no terceiro trimestre deste ano, a atividade econômica iniciou o quarto trimestre em expansão. Foi o que mostrou o Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB mensal) que, descontado os efeitos sazonais, avançou 0,6% em outubro/13 na comparação com o mês imediatamente anterior (setembro/13). O indicador também registrou avanço de 1,8% sobre o mês de outubro de 2012. Com este resultado, o ano de 2013 acumulou crescimento da atividade econômica de 2,3% (período de janeiro a outubro de 2013).Veja tabela ao lado.

. De acordo com os economistas da Serasa Experian, a gradual recuperação da economia global (fim da recessão na Europa, crescimento mais acelerado nos EUA e China) e a retomada do processo de privatizações/concessões por parte do governo federal contribuíram positivamente para atividade econômica em outubro/13. Assim, o resultado de outubro afasta o risco de uma recessão técnica na economia brasileira (dois trimestres seguidos de crescimento negativo da atividade econômica).

. Pelo lado da oferta agregada, a alta de 0,6% da atividade econômica em outubro/13 foi impulsionada pela indústria (crescimento de 0,9% frente a setembro/13) e pelo setor de serviços, cuja expansão em outubro/13 foi de 0,4%. Por outro lado, houve recuo de 1,2% na atividade agropecuária em outubro/13 perante setembro/13, já descontados os fatores sazonais.

CLIQUE AQUI para examinar a série histórica do indicador.

Nota do editor
A economia brasileira começou o quarto trimestre com crescimento de 0,77% em outubro em relação a setembro, de acordo com o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/