Entrevista, Arno Augustin: "Não sei o que é contabilidade criativa"

A foto é de Celso Júnior, Época.



Para o secretário do Tesouro Nacional, não há nenhum problema nas contas públicas – e os investidores estrangeiros estão ávidos por colocar dinheiro no Brasil. Foi o que ele disse ao repórter José Fucs, conforme entrevista para a revista Época desta semana. O repórter é um profissional competente, mas em alguns momentos o secretário do Tesouro Nacional conseguiu emparedá-lo porque seu entrevistador não estava suficientemente preparado para cobranças inesperadas. Nesta entrevista, Augustin, um tecnoburocrata petista ordinariamente enrustido,  não deixou pergunta sem resposta. O editor recomenda a leitura, porque o material é muito esclarecedor

O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, de 53 anos, é o artífice da “contabilidade criativa” – a irônica expressão com que vários economistas e operadores de mercado designam os truques contábeis implementados pelo governo nos últimos anos, para afirmar que cumpre as metas fiscais. Augustin aproximou-se da presidente Dilma Rousseff no governo do petista Olívio Dutra no Rio Grande do Sul (1999-2002), quando ele era secretário da Fazenda, e ela secretária de Minas e Energia. Há seis anos à frente do Tesouro, o período mais duradouro no cargo na história, Augustin se tornou um dos assessores mais influentes do Palácio do Planalto. Nesta semana, ele deu entrevista a ÉPOCA.

ÉPOCA – Como o senhor analisa a situação fiscal do país?

Arno Augustin – O Brasil é um país de fundamentos muito sólidos.

Arno Augustin: "Não sei o que é contabilidade criativa"
Para o secretário do Tesouro Nacional, não há nenhum problema nas contas públicas – e os investidores estrangeiros estão ávidos por colocar dinheiro no Brasil

CLIQUE AQUI para ler tudo.

17 comentários:

  1. Talvez até o Arno Augustin tenha razão ao dizer que os investidores estão àvidos para investir no Brasil.
    Parece que isto é mesmo verdadeiro.
    O problema é que o governo petista é quem faz de tudo para espantar os investidores estrangeiros pois sofre de um nacionalismo estremado que não consegue conviver com o capital externo em harmonia. Tem medo que os estrangeiros tirem pedaços do Brasil. E aí coloca muitos embaraços e acha que o Estado pode suprir todas necessidades.

    ResponderExcluir
  2. AHH ELE NÃO SABE O QUE É, POIS EXPLICO:
    TRATA-SE DE NUMERO CONTABIL "PERFUMADO, BONITO", NÃO NECESSARIAMENTE VERDADEIRO.
    TÁ CLARO OU PRECISO DESENHAR.

    ResponderExcluir
  3. O Sr. Políbio poderia dizer o que é "um tecnoburocrata petista ordinariamente enrustido, não deixou pergunta sem resposta".

    Primeiro ele nunca escondeu que é filiado ao PT, então não é enrustido.

    Segundo era uma entrevista, então, numa entrevista, o entrevistado, tem que responder.

    Terceiro, no Houaiss, não tem o verbete "tecnoburocrata", então... não inventa.

    ResponderExcluir
  4. Tchê o Arno tá gordinho, os restaurantes de Brasília estão lhe fazendo bem, mas cabe um regime, assim como cabe um regime nos gastos públicos, que são demasiados e mal geridos.

    ResponderExcluir
  5. Ele falar que não sabe de nada?Outro de seu partido também dizia a mesma coisa,eu não sei de nada.Estão certos pois não sabem mesmo,país afundando e eles festejando.

    ResponderExcluir
  6. SE TOQUEM ORA PORRAS !!!!!

    O ELEMENTO FOI SECRETÁRIO DA FAZENDA DO PIOR E MAIS TRÁGICO "GOVERNO" DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL, QUE FOI OLÍVIO DUTRA.

    ESPERAVAM O QUE DELE???

    COMPETÊNCIA E SINCERIDADE??

    ResponderExcluir
  7. É o mesmo que "governo criativo". Cria factóides o tempo todo, inaugura pedra fundamental de obra, e por aí vai.

    ResponderExcluir
  8. A unica coisa que o Augustin deveria lembrar, ao editor e a toda a turma da TFP, é que o FHC e sua equipe de JENIOS, a epoca em que habitava o Planalto, QUEBRARAM O BRASIL TRES VEZES. Sendo que numa delas foram de PENICO na mao pedir dinheiro para o Bill Clinton. Pois nao tinham reservas suficientes pra pagar a conta de luz. Sem falar, calro, no dolar valendo QUATRO REAIS, juros bancarios semelhantes a AGIOTAGEM, SELIC a 40% ano, inflacao SEMPRE acima da meta, desemprego batendo 15%, etc, etc, etc. Vcs, da TFP, devem sentir saudades desta epoca ne?

    ResponderExcluir
  9. É mais um que "não sabe de nada", a exemplo do líder dessa verdadeira gangue !

    ResponderExcluir
  10. O que um petralha sabe fazer melhor é mentir.

    ResponderExcluir
  11. Não foi este senhor que deu uma booa mão, durante o desGoverno olívio, para o RS estar na pindaíba em que está?

    ResponderExcluir
  12. Não TROUXA das 20:15, quem quebrau o Estado foi o Brito, então PMDB ao privatizar tudo que queria, depois veio a Yeda, dos TUC Ânus com o defit zero, digo, nota ZERO e terminou de quebrar o resto.

    ResponderExcluir
  13. Olha o Sgarbi de novo com numeros do tempo do FHC elaborados pela equipe da STASI. Sgarbi pensa um pouco e não escreve essas besteiras. Aqui tu não consegue convencer ninguem com essa lengalenga pra petista analfabeto funcional. Sobre o Agustin, ele se daria bem num salão de beleza pois é um grande "maquiador" huahuahua

    ResponderExcluir
  14. Polibio, filtra o Sgarbi quando ele vier com esse texto repetitivo. Tudo tem limite. Ate cara de pau tem limite.

    ResponderExcluir
  15. Chamaram tanto pelos bovinos que apareceram.

    Só falta o Polibio colocar a canga neles.

    ResponderExcluir
  16. Políbio,

    Medíocre como a Dillma!!

    Aliás, nunca vi um Ministério com tanta gente medíocre como este. O resultado esta nos números!!

    Investidores ávidos?? fala sério, o Arno é só um rottweiler do PT!! Late o que mandam!!

    JulioK

    ResponderExcluir
  17. KKKKKKKKKKK, o rangel e o sgarbi não aguentam ficar de boca fechada, tem de falar asneiras... e o sgarbi anda apaixonado pelo FHC, não para de falar nele...
    sgarbi, vai lá, pede a mão do homem em casamento, agora pode...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/