Tasso Jereissati: “Os políticos estão viciados em politicagem”

Depois de três anos de reclusão, o ex-governador e ex-senador cearense Tasso Jereissati, ex-presidente do PSDB e uma das principais lideranças nacionais do partido, decidiu romper o silêncio. Na semana passada, ele recebeu a revista ÉPOCA no seu escritório em Fortaleza, num edifício comercial junto ao Shopping Iguatemi, de sua propriedade. O empresário de 64 anos falou sobre política e as perspectivas eleitorais de Aécio Neves.

Veja abaixo alguns trechos da entrevista:

ÉPOCA – Em 2010, quando perdeu a reeleição para o Senado, o senhor disse que seria sua última disputa. Recentemente, o senador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência em 2014, afirmou que gostaria de vê-lo como candidato ao Senado ou ao governo do Estado, para puxar votos no Ceará. Sua hibernação política acabou?
Tasso Jeireissati – Com certeza, um pedido do Aécio vale muito. Tenho muita vontade de ajudá-lo e de ver uma grande mudança acontecer no país. Em política – aliás, na vida de forma geral –, aprendi uma coisa: é muito arriscado dizer que dessa água não beberei. Agora, a probabilidade de isso acontecer é muito pequena. Prefiro que surjam novos nomes. Estou convencido de que boa parte dessa geração de políticos está vencida. A política do jeito como é feita hoje no Brasil está vencida. 

ÉPOCA – De certa forma, não foi isso que Lula fez quando indicou Dilma Rousseff, que nunca participara de uma eleição?
Jereissati – Só que ela não usou isso para melhorar sua administração, uma das mais equivocadas que o país já teve. Num primeiro momento, parecia que Dilma faria uma ruptura, ao menos em relação à política tradicional. No primeiro ano de governo, demitiu um ministro corrupto por mês. Só que ela fez uma espécie de carrossel. Demitiu e foi readmitindo todo mundo de volta. Acabou desempenhando o pior dos papéis, porque não tem a habilidade política do Lula. Fazer política com alguém completamente inábil é um desastre.

ÉPOCA – Em que medida Aécio é diferente desses políticos que o senhor critica?
Jereissati – O Aécio tem algumas características importantes para o futuro. Primeiro, é um homem de posições firmes, apesar de sua visão conciliadora. Nisso, ele lembra muito o Tancredo Neves, seu avô. Outra coisa que Aécio tem é indispensável no Brasil de hoje para quem quer ser presidente da República: é um senso de administração pública que dá a pessoas competentes a responsabilidade pela gestão das políticas públicas, arrasadas pelo aparelhamento e pela politicagem. Isso é fundamental para mudar o Brasil.

15 comentários:

  1. So um sujeito sem a minima nocao pra reproduzir declaracoes do Cel Tasso. Para aqueles que nao sabem aonde fica o Ceara, as afirmacoes do Cel Tasso, com a bencao do editor, parecem imparciais e cheias de etica. Ja aqueles que conhecem o Ceara e como este e outros escroquis SE ADONARAM do estado e de seus recursos, declaracoes como estas so confirmam a parcialidade e a falta de transparencia nas hostes da imprensa tapuia.

    ResponderExcluir
  2. Tasso Jereissate mudou o Estado do Ceará para melhor.Pena que tenha se afastado da política,ele tem razão em seus comentários é o que o povão está sentindo.

    ResponderExcluir
  3. ou seja, se aécio never não é politico tradicional, digo, profissional então ele nunca foi vereador, deputado estadual, deputado federal, governador e senador?

    ResponderExcluir
  4. Políbio, o sgarbi, não toma jeito mesmo, o Ceará, era um atraso, mas a partir do Tasso, tomou rumo, agora me diga sgarbi, esse Rio Grande nas mão dos petralhas está virando uma periferia do Sul, assim diz um grande amigo meu, que se mandou do Rio Grande para o Mato Grosso.

    ResponderExcluir
  5. Anonimo das 10:30. O Tasso mudou, na vedade, foi o tamanho do seu patrimonio. Mas como vc se informa assistindo o J Nacional e lendo jornaleiros "imparciais", e logico que vc acredita em papai noel ne?

    ResponderExcluir
  6. Pois é seu Sgarbi, carente de rivotril, no seio do bando dos quadrilheiro$ PeTralha$ também está acontecendo um milagre de multiplicação de PaTrimônios.
    Tasso Jereissati sempre foi empresário antes de político.
    Já os PeTralha$ começam militando e carregando aquela bandeira horrorosa em troca de sanduíche, refris e alguns minguás, ávidos por uma boquinha CC. Com o passar dos anos e após muita subserviência aos caciques da "organizacione" acabam conseguindo um mandato e após milagrosamente viram milionários donos de latifúndios, donos de alguma ONG ou de alguma prestadora de serviços para entes públicos.

    ResponderExcluir
  7. Como pode um cara como o Sgarbi vir aqui e contar um monte de mentiras? O sgarbi vai lá no festival de Nova Brescia que tu ganhas. Só perdes se o Lula for concorrrer.

    ResponderExcluir
  8. 9Dedos então é o Papai Noel, dos mentirosos, canalhas e bandidos em geral!

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKK, o sgarbi NUNCA esteve no Ceará antes e depois do Tasso... Eu estive e posso dizer que o que o sgarbi fala é pura B.O.S.T.A. Aliás, como tudo que ele escreve, como todos os erros de português de analfabeto funcional dele.

    ResponderExcluir
  10. CARLOS SGARBI você demonstra em seus comentários sobre o tasso que não conhece o Ceará e todos os beneficios que sua gestão trouxe ao Estado. Se engordou seu patrimônio ele já era rico antes e tem seus meritos como empresário. Você deve ler o jornalismo independente da CONVERSA FIADA e ai se acho o mais informado. Explica como a cumpanheirada sendo apenas político conseguiu se tornar milionário? Ex-metalurgico que não trabalha se torna milionário é suspeito né não?? Voce acredita em Papai Noel, Coelhinho da PAscoa e MULA SEM CABEÇA né?

    ResponderExcluir
  11. Em termos de desenvolvimento, Espírito Santo e Ceará já passaram o RS há muito tempo; aquela história de "termos o melhor nível de vida do país" acabou faz tempo!

    ResponderExcluir
  12. Espirito Santo, Ceará e Pernambuco vão bem graças aos investimentos federais do governo lula/dilma anonimo das 11:00. Tira os investimentos federais e esses estados não conseguem pagar o fucionalismo público.

    ResponderExcluir
  13. Investimentos federais no Ceará ????????????? Viajou bonito, trouxa das 11:48, deve ser cúmplice do sgarbi...

    ResponderExcluir
  14. Só para que o Sgarbi conheça um pouco do Governo do Tasso,em 8 anos ele levou do Açude o Castanhão até Fortleza água,canal de 100Kms só com o Governo Estadual.O Governo Federal do PT em 12 anos não consegue por água do São Francisco nem em 1 metro de canal.Qual obra vai ser inaugurada primeiro os 6 Kms de Metrô de Salvador, Governo do PT da Bahia que foi reeleito ou o Canal da Transposição dos Governos Lula/Dilma?Se fosse na Inglaterra estaria na casa de aposta.

    ResponderExcluir
  15. Agora eu que falei que o Carlos Sgarbi só ler o blog do ansioso blogueiro do conversa Fiada e não conhece nada do Ceará e ele nem voltou mais aqui para discutir. rsrs Então sobre o Anonimo que falou sobre investimentos federais rsrs quanta ignorância, mas vou concordar que teve investimentos federais tipo a Transposição do Rio São Francisco já está em operação? NÃOOOOOOOOO. A Refinaria? Essa nem tem previsão e talvez nunca saia. Certo se os Investimentos Federais mudaram o Ceará ainda bem que pessoas como o Tasso fizeram o Porto do Pecem, o metro de fortaleza que é para a Copa ainda não saiu de fato e as obras do DNIT que são Federais nem precisa dizer muito sobre isso. O mal de gente que não vive, ou não viveu e muito menos tem o mínimo de inteligencia para saber o que é a informaçao dita na campanha eleitoral e o que é realmente coisas feitas de fato está faltando dentre os que defendem o Governo. Se o Brasil do programa eleitoral existisse viveriamos em um país dos sonhos, mas mudam os petistas e eles levam os aneis(dinheiro)

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/