No artigo que escreve nesta terça-feira no jornal Zero Hora, RBS, o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos analisa a total impossibilidade que tem o governo estadual de investir no metrô de Porto Alegre. Eis o que ele denuncia:
- A Lei de Responsabilidade Fiscal, em boa hora, estipulou
duas condições para que os entes públicos pudessem tomar novos empréstimos: o
limite de endividamento e o superávit primário.Quanto à primeira condição, a margem de endividamento que
existia em 2010 foi esgotada com os novos empréstimos e a que será formada pela
renegociação da dívida (R$ 800 milhões) não será suficiente para compensar o
crescimento da dívida decorrente dos déficits fiscais no exercício corrente e
nos próximos cinco anos. O saque de R$ 4,5 bilhões de depósitos judiciais em
abril passado deixa evidente a situação deficitária. A outra condição é o superávit primário, que é a poupança
para pagar a dívida, condição indispensável a quem toma um empréstimo, sob pena
de não poder honrá-lo.
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Ora, o Estado, a partir do próximo ano, terá superávit
primário mínimo e até déficits no período governamental seguinte.
A aprovação de mais endividamento só será possível com a
adoção de “contabilidade criativa”, o que, aliás, não será novidade para a
Secretaria do Tesouro Nacional, à qual cabe aprovar a matéria. Mas isso tem
consequências.
Assim sendo, sem dinheiro e com margens esgotadas, como
ficarão os demais investimentos do Estado?
Ou será o metrô o canto da sereia?
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da análise.
Dixcordo!!! Isso está mais para canto do Monstro do Lago Ness!
ResponderExcluirOutro investimento de papel que virou FUMAÇA:
ResponderExcluirwww.baguete.com.br/noticias/11/10/2013/mixou-a-mega-fabrica-da-foxconn-no-brasil
Somente a Rosane de Oliveira acredita no metro. É claro que um dia teremos metro em POA mas nao sera esse ai que a Dilma prometeu novamente.
ResponderExcluirPT bom para criticar,ruim para administrar.Isso é fato.Juscelino fez uma cidade,Brasília, em 5 anos levando materiais por avião,não havia estrada.O PT em 12,com toda tecnologia atual, não consegue inaugurar um palmo do Canal da Transposição do Rio São Francisco e deixando o povo nordestino à míngua.
ResponderExcluirEstão todos enganados, a Velhinha de Taubaté, a socialista francesa, acredita que o metro estara pronto no prazo previsto.
ResponderExcluirLeitura para os envolvidos no "novo" projeto do metrô POA:
ResponderExcluir"O exercício da cidadania requer indivíduos que participem cotidianamente da vida de sua cidade. Organizados para alcançar o desenvolvimento da comunidade onde vivem, devem exigir inicialmente comportamento ético dos ocupantes dos poderes constituídos e eficiência na gestão dos serviços públicos. Uma das obrigações mais importantes do cidadão é não aceitar ser vítima da corrupção."
http://www.amarribo.org.br/assets/cartilha_pt.pdf
O benefício da linha 1 do metro a mobilidade de Porto Alegre e' inequívoco. Não há como ir contra um investimento desses que, ainda mais, tem grande contrapartida federal.
ResponderExcluirPassado o oba-oba dos anúncios, agora é' hora de fazer acontecer. Só Dilma já anunciou o metro duas vezes, e isto enche o saco. Parece Lula com suas múltiplas inaugurações da duplicação da BR 101. Está sim e' a discussão que faz sentido! Cobrar trabalho e a conclusão célere!
Foi só a Dilma falar em metrô aqui na capital e já estão providenciando uma SECRETARIA para fazer a licitação, se estes caras tivessem esta velocidade para trabalho onde estaria o Brasil.
ResponderExcluirEsta SECRETARIA vai virar emprego para CCs do MINICIPIO,ESTADO e UNIÃO.
Eduardo Menezes