Governo fecha primeiro déficit primário desde 2011. "Isto é chocante", avisou o ex-presidente do BC, Gustavo Franco.

O Brasil registrou em agosto seu primeiro déficit primário para o mês desde o início da série histórica, em 2001. O déficit de 432 milhões de reais acumulado em agosto significa que o governo não conseguiu economizar recursos para engordar o montante necessário para pagar os juros da dívida em 2013, segundo informou na noite desta segunda o site www.veja.com.br Leia mais:

. Segundo o Banco Central, que divulgou a nota, o déficit foi causado pelos maiores gastos com a Previdência. Contudo, pesou também a queda da arrecadação de impostos.

. O resultado foi bem pior que o esperado por analistas, cuja mediana apontava para saldo positivo de 1,85 bilhão de reais. Em julho, o país havia registrado superávit primário de 2,287 bilhões de reais. Em 12 meses até agosto, a economia feita para pagamento de juros foi equivalente a 1,82% do Produto Interno Bruto (PIB), longe da meta do governo para o ano, de 2,3%. No acumulado dos primeiros oito meses, o esforço fiscal está em 1,72% do PIB.

. Curiosamente, nesta segunda-feira, o BC e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, emitiram declarações afirmando que o cumprimento da meta de superávit não é necessário para reduzir o endividamento público.

CLIQUE AQUI para examinar análise do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco, para quem o resultado é simplesmente "chocante". 

19 comentários:

  1. É o PT fazendo sua especialidade, ou seja,gastar mais do que ganha.Por gastar mal e sem prioridades.

    ResponderExcluir
  2. E´ só uma marolinha, chamem o Lulão para explicar com uma boa conversa fiada ...

    ResponderExcluir
  3. Mantega tem a firmeza técnica típica das esquerdas, se der deu, se não der não deu, o que será pode não ser eo que nunca poderia ser talvez será! Banana's enrolation!

    ResponderExcluir
  4. Vc viu no JN, agora a pouco, editor. A TUCANALHA, em S Paulo, esta sendo acusada "apenas" de Quadrilha, Lavagem de Grana, Evasao de Divisas, Corrupcao Ativa e Passiva, etc. E gente muito bao, ne? Mas ja sei, pra vc e para o Azevedinho este dinheiro veio de Marte. E os asnos que simpatizam com as ideias e opinioezinhas de vcs, acreditam que este hoemens bons, poliglotas, finos, pos graduados, etc., vivem assim porque sao mais bonitos e qualificados. O Matarazo, por exemplo, nem sabe do que esta sendo acusado. E a SIEMENS E A ALSTON perseguindo estes homens probos e ingenuos. E os jornaleiros, como ja concluimos, tambem nao sabiam de nada.

    ResponderExcluir
  5. Ja que o Gustavinho e tao qualificado, pergunte a ele, pois vc e simpatizante do especialista, porque que a SELIC, na epoca em que ele coordenava o BC, era de 30% ao ano. E depois pergunte tambem, porque ele fez aquel desvalorizacao do real, haja vista que ele e competente ne?

    ResponderExcluir
  6. Polibio meu caro. Informe aos asnos que simpatizam com o Jarbas Vasconcelos que a QUENGA dele vai posar NUA na Palyboy. E uma tal de Meyriele, que agora deve ter uns 20 anos. Na epoca que ela comecou a namorar o ANCIAO, tempo em que ele queria ser vice do CERRA, el tinha 17 anos. Estes homens decentes da oposicao, editor, sao uns exemplos para todos ne? Um patrocina aborto, outro bebe ate cair no Leblon e o Jarbas tem uma QUENGA que vai posar NUA.

    ResponderExcluir
  7. O PT com toda sua malandragem explicará para o povo que a situação atual de déficit é mais uma grande conquista dos governos petistas para o bem do povo brasileiro.

    ResponderExcluir
  8. .....e com o menor nível de desemprego dos últimos 20 anos.

    ResponderExcluir
  9. E a credibilidade vai cada vez mais pro saco.
    Parecem amadores.

    ResponderExcluir
  10. eh muita mamada!!!!

    entupiram o estado de mamadores!!!

    muito bolsa-familia pra sustentar!!!

    gente que nao produz um unico parafuso e nao entra no calculo do desemprego!

    por isso eles apresentam esse numero magrinho de desemprego no país...

    excluem os milhões que vivem de bolsa, como se empregados estivessem...

    coloquem essa gente de volta nos cálculos e veremos a verdadeira realidade do país...

    a taxa de desemprego explodirá de um dia para o outro...

    ResponderExcluir
  11. A previdência é sempre a geni da história e sempre a primeira desculpa furada que incomPeTentes se apegam.
    Os quadrilheiro$ PeTralha$ estão preparando o terreno para dar mais uma ferrada nos aposentados e pensionistas da previdência social. Quem viver, verá.

    ResponderExcluir
  12. O Lulla e a Dilma devem comemorar este grande feito quando andam pelo Brasil ´prestando contas dos 10 anos do PT no poder.
    Para o povão vão dizer: mais uma grande conquista para a população, nunca antes na história deste Pais um governo cuidou tão bem dos recursos públicos, e o pior é que a turma vai no papo deles.

    ResponderExcluir
  13. Mas me digam os grandes analistas econômicos e políticos que dão seus pitacos furados aqui:

    Esse Gustavo Franco, ex-presidente do BC do FHC, um neoliberal adepto do estado mínimo, o que vocês acham que ele iria dizer?

    Mas o editor, que não faz jornalismo e sim militância, tenta engambelar os trouxas.

    ResponderExcluir
  14. E aí Sgarbi ??? Cadê a competência do teu partideco de ladrões ?

    ResponderExcluir
  15. E AI SGARBI, COMO ESTA A QUENGA DO TEU PATRÃO LULA, A ROSEMERI NORONHA ???

    ELA É TÃO FEIA E HORRÍVEL QUE NUNCA POSARIA NUA...

    E COMO ESTA O "MENINO DO MEP"??

    ResponderExcluir
  16. Calma Carlos Sgarbi, até a eleição de 2014 muitos boatos surgirão.O PT está com um frisson danado para pegar o Governo de São Paulo,é a única forma de tentar botar as contas federais em ordem.São Paulo passou 11 anos na penúria de verbas federais e de uma hora para outra eles estão dizendo que irão investir em São Paulo.Acredite se quiser.

    ResponderExcluir
  17. Carlos Sgarbi,acalma seu coração,para que tanto ódio?Vc não está com medinho de perder uma boquinha a partir de 2014 não é?Ou está?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/