Calçadas de Porto Alegre terão que atender padrões da ABNT

A segunda etapa da campanha "Minha Calçada: Eu curto, Eu cuido" foi lançada nesta quarta-feira pelo prefeito de Porto Alegre José Fortunati. A prefeitura apresentou uma cartilha que orienta os moradores a realizar a manutenção e a construção de calçadas públicas, conforme os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo Fortunati, o material traz exemplos de calçadas criativas ou que valorizam o verde, além de orientações sobre acessibilidade.

. O material pode ser acessado pelo site da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), no endereço www.portoalegre.rs.gov.br/smov, e também será impresso e distribuído às associações de moradores e comunidades. No documento, a população é orientada a realizar as melhorias em calçadas com defeito no mesmo padrão de material.

12 comentários:

  1. e quando vai sair uma resolução com alguma cartilha que também "oriente" os governos a seguirem normas de execução no saneamento básico?

    nas cidades de calçadas padronizadas, o esgoto corre a céu aberto em muitos lugares...

    ResponderExcluir
  2. Não entendi, achava que com a criação da SMURB ao início do ano, as atribuições de fiscalização haviam ficado com a nova pasta e não com a SMOV.

    Marcelo Costa

    ResponderExcluir
  3. existe "norma" da ABNT para a saúde pública? Gostaria também de uma norma para o exercício de cargo público...

    ResponderExcluir
  4. E desde quando, usando o bom senso, calçada é responsabilidade do dono do imóvel ???? Afinal, quem menos usa ela é o dono... Os outros quebram, esburacam e fica por isso mesmo.
    Só mesmo uma lei burra pra obrigar o dono do imóvel a cuidar da calçada...

    ResponderExcluir
  5. Que palhaça é esta? Na casa de número 70 da Rua General Cunha Louzada, bairro Glória, o DEP, para consertar um bueiro, tirou toda a calçada e até hoje está atirada às traças.

    ResponderExcluir
  6. E as rampas para deficientes que só servem para ciclistas andarem em cima do passeio? Na José do Patrocínio tem mais ciclista fora da ciclovia do9 que dentro. Falta de respeito absoluta!!! Quem fiscaliza?????? A mulher do prefeito????

    ResponderExcluir
  7. Lembram que nos anos 80 a prefeitura fiscalizava ar condicionado pingando no passeio público? E hoje? Pode correr água à céu aberto que não dá nada.

    ResponderExcluir
  8. Ótima iniciativa, porém falta a prefeitura fazer a sua parte e conservar mimimamente os equipamentos publicos. A cidade esta um horror. Péssima gestão !

    ResponderExcluir
  9. Vou CONTINUAR APENAS a analisar o padrão da rua na frente da minha calçada. Seguirei este padrão para mantê-la. Rua com padrão ABNT ou FIFA, calçada também. Se não estiver, calçada também não estará.

    ResponderExcluir
  10. FORTUNATI É PETRALHA ENRUSTIDO SEMPRE TIVE CERTEZA DISSO

    LOGO LOGO O DONO DO IMÓVEL TERÁ QUE OFERECER CAFEZINHO GRATIS PARA OS PASSANTES

    ResponderExcluir
  11. E as calcadas que são responsabilidade da prefeitura, como nas praças e em frente aos órgãos públicos? Também serão padronizadas?????

    ResponderExcluir
  12. Não adianta os moradores arrumarem calçadas conforme ABNT e estas servirem de estacionamento para carros e motos. Principalmente nas AVs da Capital.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/