Antonio Longo, presidente da Agas - Nos supermercados, o cliente reclama diretamente com o gerente quando se incomoda

Antonio Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Agas

O consumidor gaúcho é tido como muito fiel ao seu supermercado. Isto é verdade?
O consumidor, todo ele, se sente dono do negócio, tanto que os supermercados não estão no ranking dos setores de maior reclamação do Procon.

Por que isto?
Porque ao contrário do que acontece numa loja ou num restaurante, o cliente do supermercado, quando está incomodado, pega o gerente pelo braço e reclama resolução na mesma hora.

Isto não atrapalha o negócio?
Jamais. Isso ajuda a crescer. As empresas que conseguem sucesso, são aquelas que ouvem o cliente. Hoje não há espaço para questionar o cliente.

Na rede da sua família é mais fácil?
A rede Apolo tem sede em Bento e possui oito super mercados. O grupo é familiar e tem 80 anos.  O que fazemos aqui é o que todos fazem, porque este tipo de cultura está encravado no nosso tipo de negócio.

Como multis como Walmart e Carrefour influenciaram os negócios dos gaúchos?
Um fabo na nuca. Não temos proteção do governo. A dor sempre ensina a gemer e por isto procuraremos inovações, inclusive a união em centrais de compras.

Site: www.agas.com.br

2 comentários:

  1. No Carrefour os gerentes se escondem e mandam dizer que é SP que mandou, perda de tempo total. Mais fácil resolver com a menina da caixa. Os gerentes são uns "cág...".

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  2. As redes gaúchas já adotam esse procedimento desde o plano cruzado do Sarney, quando sofreram um puxão de orelhas muito forte e de lá prá cá tem essa mentalidade de ouvir o cliente e resolver de imediato o problema.
    Na época acontecia muito de mercadorias com dois preços e eles foram obrigados a cobrar sempre o menor preço anunciado, como manda a Lei de Economia Popular.
    Problemas de pesos e medidas e datas de validade dos produtos daí em diante foram cada vez reduzindo mais.
    Essa busca de bom relacionamento com o cliente foi que trouxe credibilidade aos supermercados gaúchos.
    Claro que sempre tem algum que se desgarra, mas logo caí fora do mercado, pois confiança é tudo nesse negócio.
    Espero que continuem trilhando esse caminho.

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