Única vereadora que votou contra isenção de ISSQN para empresas de ônibus, diz que não foi exigido melhoria do transporte público em Porto Alegre

As empresas de transporte de passageiros de Porto Alegre querem mais vantagens para baixar os preços das passagens. Em linhas gerais, a pedida é geral para todo o País.

- Governo estadual – Tarso Genro está na obrigada de baixar o ICMS cobrado sobre os chassis e carroceria.
- Governo Dilma – Até quinta ou sexta, Dilma reduzirá os preços do óleo diesel e desonerará a Folha.

Um único vereador da Câmara de Porto Alegre votou contra a proposta do prefeito José Fortunati para isentar o ISSQN cobrado das  empresas de ônibus, visando reduzir as atuais tarifas de R$ 2,85 para R$ 2,80. A sessão da Câmara durou 10 anos e até a oposição votou pela isenção. O prefeito nem está em Porto Alegre para promulgar a lei, porque foi a Brasília acompanhar no Senado a votação do Regime Especial para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros.

. O editor conversou com a vereadora Lourdes Spenger, PMDB, que votou contra.

O que houve?
São R$ 15 milhões que a prefeitura perderá anualmente de arrecadação. Este dinheiro fará falta a setores sensíveis como educação e saúde.Mas é para reduzir a tarifa de ônibus.Estas coisas não podem ser feitas no afogadilho. Onde estão os cálculos da planilha de custos?
O que a senhora queria ?
Algum tipo de contrapartida por parte das empresas, porque faltam ônibus em horários de maior demanda, paradas não são respeitadas e a população fica amontoada como sardinha em lata nos ônibus da cidade. Não é só pelos R$ 0,05, porque a população perde muito melhor qualidade no transporte coletivo de Porto Alegre.

8 comentários:

  1. DÚVIDA: pode reduzir???

    ALÍQUOTA MÍNIMA

    A Emenda Constitucional 37/2002, em seu artigo 3º, incluiu o artigo 88 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, fixando a alíquota mínima do ISS em 2% (dois por cento), a partir da data da publicação da Emenda (13.06.2002).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns à vereadora! A alteração aprovada é demagogia pura, tira recursos da saúde, educação e da administração do município em troca de um benefício irrisório para o usuário! Economiza em torno de R$ 1,00 mensal do trabalhador.

    Fico apavorado que apenas ela tenha se dado conta disso, a medida é de uma burrice e demagogia sem igual. E a grande imprensa embarcou, assim como o prefeito Fortunati. Isso chama-se populismo barato,apenas isso.

    A população queria mais recursos para saúde e educação; o que se fez foi trocar receita importante do município por um ganho demagógico na passagem, que mal se sente no bolso. É muita burrice!!!

    ResponderExcluir
  3. O governo do Estado não tem que baixar ICMS só para o Transporte coletvo de Porto Alegre porque o imposto é dividido entre todos os municípios do Estado. Os demais municipios do Estado não podem subsidiar a passagem de onibus de porto alegre. Se fosse possível elborarar um Projeto de Lei, onde fossem possível, reduzir o ICMS só da parte que cabe a Porto Alegre, tudo bem.

    Mas antes de fazer isso, o Prefeito Fogaça, digo, Fortunati deve mandar abrir para o publico as plainilhas das empresas de onibus, segundo muitos, uma caixa preta. Com a devida audtoria do Tribunal de Contas do Estado.



    ResponderExcluir
  4. Vejam como funciona e depois querem que a gente engula, não certeza qual o prefeito que era, havia uma greve da prefeitura contra o João Dib ou Colares, o PT se infiltrou no Sindicato dos Municiparios, alto e em bom português gritavam que o prefeito era omisso ao não cobrar ISSQN das empresas de onibus hoje eles tem que retirar o imposto que obrigaram os outros a por. Quem tem memoria lembra.


    Eduardo Menezes

    ResponderExcluir

  5. A SESSAÇÃO PLENÁRIA DUROU 10 ANOS?

    MAS Q BAITA FURO TCHÊ.

    MAS Q É DEMAGOGIA POPULISTA NÃO TENHO DÚVIDA, E OS Q NÃO QUISERAM PERDEREM VOTOS SURFARAM NA ONDA.

    O Q TEM Q SER REVINDICADO É MAIS ÕNIBUS NAS HORAS DE PIQUE Q SÃO UMAS SARDINHAS EM LATA, POIS EU E FAMÍLIA PASSAMOS POR ISTO.

    ResponderExcluir
  6. Políbio,

    este é um modelo esgotado. Apenas reduzir ou excluir empresas de impostos para obter benefícios de tarifas. Esta empresas precisam fazer gestão, otimizar os recursos, reduzir custos, usar os miolos, a criatividade para inovar em processos. Para esse tipo de transporte que temos eles lucram demais. É uma grande bosta! abs. Carlos

    ResponderExcluir
  7. Se efetivamente fosse dada a isenção do ISSQN, a tarifa deveria ter baixado de 2,85, dividido por 1,025 seria igual a R$ 2,78. Ah. é difícil de acertar troco, então porque não fazem 18 dias a R$2,75 e 12 dias a R$2,80? É difícil? POde ser, mas ganhar no mole é fácil, não é? E os Vereadores que propuseram um dia de PASSE LIVRE, porque não tiram de seus POLPUDOS VENCIMENTOS E PAGAM ESTA BENESSE com o dinehiro do povo?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a vereadora Lourdes!!!
    Corajosa e decidida!!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/