Gustavo Grisa avisa que a política econômica está no limite do estrangulamento

Na entrevista concedida ao portal da revista Exame de hoje, o economista gaúcho Gustavo Grisa avisa que a piora nas contas públicas, o reaparecimento da inflação, a queda nos investimentos e no PIB, o recente rebaixamento da perspectiva da dívida do Brasil de estável para negativa pela agência de classificação de risco Standard & Poor´s, sem falar na carga tributária escorchante que afeta o desenvolvimento das empresas e do país, são apenas alguns dos sérios problemas que a economia brasileira vem enfrentando. 
Leia tudo:

Nesta entrevista, Gustavo Grisa, que é economista com MBA em Negócios Internacionais pela Thunderbird School (EUA), sócio da consultoria Agência Futuro e especialista do Instituto Millenium afirma que será necessário a partir de 2015 fazer um ajuste fiscal severo e explica por que: “Simplesmente por uma razão imperativa: as contas precisam fechar, e o crescimento da receita através da carga tributária está no limite do estrangulamento”.

Imil: Depois da crise de 2008/2009, tudo indica que houve uma onda de afrouxamento generalizado de restrições orçamentárias. Como o senhor analisa o cenário atual decorrente dessa situação?
Gustavo Grisa: O dispêndio público aumentou mais em função de uma gestão que não priorizou o seu controle do que da tentativa de contrapor à crise internacional. O afrouxamento foi generalizado, e não um processo seletivo de investimento e modernização institucional, como seria o indicado. O cenário atual é que teremos que realizar este ajuste nos próximos três anos, com menos opções de escolha.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

E-mail: gustavo.grisa@agenciafuturo.com.br

9 comentários:

  1. Se as revistas da Editora Abril e de outros grandes grupos editorais do centro do País já estão colocando esse tipo de comentário,é bom irmos nos preparando para os próximos anos. Isso eh verdade o dinehrio público é muito mal gasto, e esse é o problema maior!!

    ResponderExcluir
  2. POLIBIO ME EXPLICA PORQUE, SE TEMOS PROFISSIONAIS DE ECONOMIA DE PONTA QUE SÃO GAUCHOS,A ECONOMIA DO NOSSO ESTADO ANDA TÃO RUIM???

    ResponderExcluir
  3. Nada poderia estar mais correto, a irresponsabilidade fiscal do governo é notória, e agora as benesses acabaram, mais uma vez a população vai pagar o pato.

    ResponderExcluir
  4. O Anonimo das 16:23 deve saber que os petralhas, quando governam, escolhem os piores e mais incompetentes, mas que são capazes de criar contabilidades criativas. Quem terá sido o Secretário da Fazendo do Orrívio? É o mesmo que está lá no Governo Federal e dando as tintas para todas manobras de contabilidade criativa que estão fazendo. Ou o anônimo desconhece a contabilidade criativa que está sendo feita?
    Veja no Estado, nos dias de hoje, o Caixa Único está indo para o espaço; Os depósitos judiciais já foram raspados; com que finalidade?
    Depois vem um governante responsável e terá necessáriamente que botar ordem na casa. E botar ordem na casa com imensas dívidas para serem pagas, no caso só para esclarecer, o Caixa Único e os depositos judiciais que certamente terão que ser devolvidos. Ou o anônimo pensa que isto não terá que ser devolvido? Daí precisa um bom economista e um governante que o sustente pois as reclamações serão muitas pelo fechamento das torneiras de gastos, gastos estes que atingirão despesas superfluas, mas que certamente também atingirão despesas que não são superfluas. Daí será necessário fazer escolhas de onde cortar e de onde se pode evitar cortes, pois tem uma lei na economia que diz: "as nossas necessidades sempre são maiores do que as nossas possibilidades"; ou seja as necessidades terão que ser ajustadas as possibilidades. Não tem saída. Se o atual governante não endividasse tanto o Estado a gestão futura de um governante sério seria muito melhor, mas parece pedir muito para governantes petralhas.

    ResponderExcluir
  5. Como eu gostaria que o economista não tivesse razão! Mas sei que está muito certo. Lá vem bomba em cima da enrolação que foi esse Mantega de ministro!

    ResponderExcluir
  6. muito boa entrevista! falou e disse

    ResponderExcluir
  7. Respondendo tbm à pergunta do Petralha das 16:23, é pqe são raros os governos que colocam profissionais capacitados nos lugares certos, ainda mais os do PT q esses chamam qualquer um. Aí so pode quebrar mesmo,neh?

    Não adianta políbio podes colocar 20 entrevistas de gente que fala as coisas certas, eles ignoram tudo e só chamam pangaré pra trabalhar com eles. Os caras bons acabam apenas falando ao vento!

    ResponderExcluir
  8. ESSE ASUSNTO É MUJITO SÉRIO E A ENTREVISTA MUITO OPORTUNA. O NOSSO DINHEIRO PUBLICO É MTO MAL GASTO, É MUITO FUNCIONARIO, MUITA PROMESSA E POUCO RESULTADO. O Q A GENTE PODE FAZER PARA MELHORAR?

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao jornalista por ter abordado esse assunto antes dos outros veiculos. Grisa é respeitado nacionalmente, moderado e muito profissional. Não é profeta do apocalipse, de fazer politicagem ou terrorismo. Se falou isso tudo, é porque deve ter fundamento.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/