Fortunati botou Tarso numa saia justa.
- O Reitup, aprovado ontem no Senado, terá pelo menos duas exigências saneadoras: 1) Exigirá que as empresas que se inscreverem no programa abram a caixa preta das planilhas de custos, coisa que em Porto Alegre a ATP jamais se dispôs a fazer e a prefeitura jamais exigiu. 2) As prefeituras e governos, terão que licitar os serviços, o que também nunca ocorreu em Porto Alegre, simplesmente porque ATP e prefeitura jamais quiseram.
As passagens de ônibus e de lotações cairão para R$ 2,80 e R$ 4,20 respectivamente, amanhã, em Porto Alegre. O prefeito José Fortunati assinará esta manhã a lei aprovada pela Câmara de Vereadores.
. Fortunati confia em mais redução, por duas razões diferentes:
1) Ele quer que o governador Tarso Genro elimine a cobrança do ICMS sobre os preços do diesel, carrocerias e chassis de ônibus, o que reduziria os custos das empresas de ônibus, facilitando a redução das tarifas de ônibus. Tarso mandou avisar que não fará isto.
2) O governo federal, por força do Regime Especial de Incentivos para o Transporte Público Coletivo e Metropolitano de Passageiros, Reitup, aprovado ontem no Congresso, concederá incentivos fiscais às empresas da área, com o mesmo objetivo de diminuir seus custos e facilitar redução dos preços das passagens.
- O vereador Valter Nagelstein, PMDB, avisou nesta quarta-feira que apresentará projeto prevendo abertura total das planilhas de custos para o cálculo dos preços das passagens em Porto Alegre.
Pois é Sr. Políbio, o senhor como defensor do mercado e do capitalismo, deve apoiar o pleito do Fofucho e da ATP... Pois devemos manter os licros dos empresários.
ResponderExcluirRetirar impostos é uma medida que vai beneficiar, em última análise, somente os empresários, pois esse dinheiro não será investido em outras áreas carentes.
O Guerreiro agradece.
ATP pelo jeito, é o quito poder da república.
ResponderExcluirDepois da mídia.
Acho que tem que rebaixá-los para o sexto poder, e colocar o facebook em quinto.
:)
Eles mandam.
... será porquê hein ?
By Tcheq
Não acredito que o governo Fogaça, Fortunati, com a base aliada de 11 partidos (+ que o governo federal e governo estadual), inclído Wambert de Lorenzo, candidato do PSDB que se dizia ser o único candidato de oposição e que se eleito, terminaria com a EPTC, um governo que proporcionalmente tem mias CCs que o governo federal e estadual juntos, não tem força para abrir a tal caixa preta dos transportes?
ResponderExcluirO governador Tarso enrolador Genro disse na campanha eleitoral que faria licitação para concessão das linhas intermunicipais, insinuando que os governos anteriores não as faziam por interesses não confessaveis (R$), passados mais de 30 meses não cumpriu (mais uma) de suas promessas. Disse o mesmo das rodoviarias. Sua palavra não vale nada mesmo.
ResponderExcluirPrezado Polibio e leitores:
ResponderExcluirFico surpreso como se falam bobagens e todos as acatam como verdades.
Quando dizem que as empresas não abrem as planilhas de custos, além de bobagem é uma tremenda inverdade.
A planilha que é utilizada para o cálculo tarifário de Porto Alegre é baseada na planilha Geipot (disponível para ser baixada pela internet), com pequenas alterações e adaptações. Esta planilha foi criada pelo Ministério dos Transportes há muitos anos atrás, e serve de base para os cálculos tarifários dos serviços de transportes de passageiros, tanto urbanos como metropolitanos e de longo curso. Portanto, as "planilhas" são abertas!
Mensalmente, as empresas entregam ao órgão gestor (Prefeitura) cópia de seus balancetes, onde constam receitas e despesas. Novamente, há transparência nas informações!
O que é que querem mais?
Se os empresários são "ricos", é porque realizam a gestão de suas empresas, controlando custos, conseguindo otimizar a utilização de recursos. Isto, no Brasil, parece ter virado crime!
Comparem os custos das empresas privadas com o da Carris. Periodicamente a Prefeitura de Porto Alegre precisa "injetar" recursos na Carris, sendo este ano uma média de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais)por mês.
Desafio quem saiba ou demonstre qual das empresas privadas recebe qualquer valor compensatório da Prefeitura para cobrir suas ineficiências e mordomias dadas aos trabalhadores.
Que é preciso realizar a licitação das linhas, concordo plenamente, mas tenhamos honestidade no trato das questões e vamos procurar saber como são as coisas antes de simplesmente criticar.
Flavio